INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia Maria da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso , Thiago da Silva Gusmão, Santos, Damares Borges dos, Andrade, Elisabete Agrela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A11
Resumo: É crescente a prevalência de transtornos mentais na população universitária, principalmente, depressão, ansiedade e estresse. Partindo do princípio de que a vulnerabilidade em saúde mental pode refletir na aprendizagem dos alunos, o presente estudo buscou compreender como os sintomas de depressão interferem na capacidade de compreensão leitora de estudantes universitários. Trata-se de estudo transversal quantitativo, composto por uma amostra de 96 discentes do 1º e 5º ano do Curso de Psicologia. Foram utilizados: Inventário de Depressão de Beck, Teste de Cloze e questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e inferencial. Houve correlação inversa entre a intensidade dos sintomas de depressão com as habilidades em leitura nos concluintes (r= -0,3), entre os ingressantes uma correlação direta não significante (r= 0,1). Conclui-se que existe influência dos sintomas de depressão sobre as dificuldades na compreensão leitora, o que mostra a necessidade de atenção à saúde mental de estudantes, especialmente no período final do curso de Psicologia. Entre estudantes de Psicologia, esta situação pode trazer influências para sua futura atuação profissional.
id FPM-1_42e675996c4c1bf8c46b2b2a3e51eca5
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/668
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIAINFLUENCE OF DEPRESSION ON READING COMPETENCE IN PSYCHOLOGY STUDENTSINFLUENCIA DE LA DEPRESIÓN EN LA COMPETENCIA LECTORA EN ESTUDIANTES DE PSICOLOGÍADepresiónSalud del EstudianteSalud MentalDepressionStudent HealthMental HealthDepressãoSaúde do EstudanteSaúde MentalÉ crescente a prevalência de transtornos mentais na população universitária, principalmente, depressão, ansiedade e estresse. Partindo do princípio de que a vulnerabilidade em saúde mental pode refletir na aprendizagem dos alunos, o presente estudo buscou compreender como os sintomas de depressão interferem na capacidade de compreensão leitora de estudantes universitários. Trata-se de estudo transversal quantitativo, composto por uma amostra de 96 discentes do 1º e 5º ano do Curso de Psicologia. Foram utilizados: Inventário de Depressão de Beck, Teste de Cloze e questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e inferencial. Houve correlação inversa entre a intensidade dos sintomas de depressão com as habilidades em leitura nos concluintes (r= -0,3), entre os ingressantes uma correlação direta não significante (r= 0,1). Conclui-se que existe influência dos sintomas de depressão sobre as dificuldades na compreensão leitora, o que mostra a necessidade de atenção à saúde mental de estudantes, especialmente no período final do curso de Psicologia. Entre estudantes de Psicologia, esta situação pode trazer influências para sua futura atuação profissional.The prevalence of mental disorders in the university population is increasing, mainly depression, anxiety and stress. Assuming that vulnerability in mental health can reflect on students' learning, the present study sought to understand how depression symptoms interfere with the reading comprehension ability of university students. This is a quantitative cross-sectional study, composed of a sample of 96 students from the 1st and 5th year of the Psychology Course. Beck Depression Inventory, Cloze Test and sociodemographic questionnaire were used. The data were treated using descriptive and inferential statistical analysis. There was an inverse correlation between the intensity of the symptoms of depression and reading skills in the graduates (r = -0.3), among the freshmen a direct non-significant correlation (r = 0.1). It is concluded that there is an influence of the symptoms of depression on the difficulties in reading comprehension, which shows the need for attention to the mental health of students, especially in the final period of the Psychology course. Among psychology students, this situation can influence their future professional performance.La prevalencia de los trastornos mentales en la población universitaria está aumentando, principalmente depresión, ansiedad y estrés. Basado en el principio de que la vulnerabilidad en la salud mental puede reflejarse en el aprendizaje de los estudiantes, el presente estudio buscó comprender cómo los síntomas de depresión interfieren en la capacidad de comprensión lectora de los estudiantes universitarios. Este es un estudio cuantitativo de corte transversal, compuesto por una muestra de 96 estudiantes del primer y quinto año del curso de psicología. Se utilizaron el Inventario de Depresión de Beck, la Prueba Cloze y el cuestionario sociodemográfico. Los datos fueron tratados mediante análisis estadístico descriptivo e inferencial. Hubo una correlación inversa entre la intensidad de los síntomas de depresión y las habilidades de lectura en los graduados (r = -0.3), entre los estudiantes de primer año una correlación directa no significativa (r = 0.1). Se concluye que existe una influencia de los síntomas de la depresión en las dificultades en la comprensión lectora, lo que demuestra la necesidad de prestar atención a la salud mental de los estudiantes, especialmente en el período final del curso de Psicología. Entre los estudiantes de Psicología, esta situación puede influir en su futuro desempeño professional.Faculdade Patos de Minas2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A1110.22289/2446-922X.V6N2A11Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 No. 2 (2020); 148-161Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 148-161Psicologia e Saúde em debate; v. 6 n. 2 (2020); 148-1612446-922X10.22289/2446-922X.V6N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A11/441Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patrícia Maria da Silva Cardoso , Thiago da Silva Gusmão Santos, Damares Borges dos Andrade, Elisabete Agrela de 2023-08-01T03:31:33Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/668Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:33Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
INFLUENCE OF DEPRESSION ON READING COMPETENCE IN PSYCHOLOGY STUDENTS
INFLUENCIA DE LA DEPRESIÓN EN LA COMPETENCIA LECTORA EN ESTUDIANTES DE PSICOLOGÍA
title INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
spellingShingle INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
Costa, Patrícia Maria da Silva
Depresión
Salud del Estudiante
Salud Mental
Depression
Student Health
Mental Health
Depressão
Saúde do Estudante
Saúde Mental
title_short INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_full INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_fullStr INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_sort INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
author Costa, Patrícia Maria da Silva
author_facet Costa, Patrícia Maria da Silva
Cardoso , Thiago da Silva Gusmão
Santos, Damares Borges dos
Andrade, Elisabete Agrela de
author_role author
author2 Cardoso , Thiago da Silva Gusmão
Santos, Damares Borges dos
Andrade, Elisabete Agrela de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patrícia Maria da Silva
Cardoso , Thiago da Silva Gusmão
Santos, Damares Borges dos
Andrade, Elisabete Agrela de
dc.subject.por.fl_str_mv Depresión
Salud del Estudiante
Salud Mental
Depression
Student Health
Mental Health
Depressão
Saúde do Estudante
Saúde Mental
topic Depresión
Salud del Estudiante
Salud Mental
Depression
Student Health
Mental Health
Depressão
Saúde do Estudante
Saúde Mental
description É crescente a prevalência de transtornos mentais na população universitária, principalmente, depressão, ansiedade e estresse. Partindo do princípio de que a vulnerabilidade em saúde mental pode refletir na aprendizagem dos alunos, o presente estudo buscou compreender como os sintomas de depressão interferem na capacidade de compreensão leitora de estudantes universitários. Trata-se de estudo transversal quantitativo, composto por uma amostra de 96 discentes do 1º e 5º ano do Curso de Psicologia. Foram utilizados: Inventário de Depressão de Beck, Teste de Cloze e questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e inferencial. Houve correlação inversa entre a intensidade dos sintomas de depressão com as habilidades em leitura nos concluintes (r= -0,3), entre os ingressantes uma correlação direta não significante (r= 0,1). Conclui-se que existe influência dos sintomas de depressão sobre as dificuldades na compreensão leitora, o que mostra a necessidade de atenção à saúde mental de estudantes, especialmente no período final do curso de Psicologia. Entre estudantes de Psicologia, esta situação pode trazer influências para sua futura atuação profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A11
10.22289/2446-922X.V6N2A11
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A11
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V6N2A11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A11/441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 No. 2 (2020); 148-161
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 148-161
Psicologia e Saúde em debate; v. 6 n. 2 (2020); 148-161
2446-922X
10.22289/2446-922X.V6N2
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042464948748288