DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/218 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A adaptação ao ambiente é uma das características fundamentais do ser humano em sociedade. Um dos métodos exponenciais que podem facilitar esse processo adaptativo são os desenvolvimentos tecnológicos em diversas áreas da vida. Contudo, o grande avanço tecnológico permite também o acesso às tecnologias contemporâneas de maneira ampla e irrestrita, tornando possível uma maior interação e necessidade do indivíduo em estar conectado. O ‘estar conectado’ é continuamente corroborado por estratégias criadas, especialmente pelas mídias diversas, pela própria sociedade, que entende como necessário e urgente a utilização contínua da tecnologia na inserção e socialização do indivíduo. Um dos reflexos desse uso contínuo e, por vezes descontrolado, é o desenvolvimento da dependência da tecnologia, o que gera prejuízos no funcionamento de diversas áreas da vida do usuário. Adolescentes, da geração Z, adquiriram uma relação natural com o meio tecnológico, devido à grande inserção das novas tecnologias utilizadas no cotidiano. A grande maioria, criou vínculos e conceitos de que os bens tecnológicos são insubstituíveis e necessários, uma vez que, essa geração consegue fazer o uso de aparelhos eletrônicos sem dificuldades, por diferentes formas e com intuitos variados. Diante disso, eles são constantemente expostos a esse novo fenômeno, tentando cada vez mais acompanhar as mudanças e sendo afetados com os efeitos dessa exposição. Grande parte deles utilizam algum aparato tecnológico como sendo a principal e indispensável atividade de lazer. OBJETIVO: A velocidade de transformação das relações e interações sociais, baseados em artefatos tecnológicos, tem gerado novos padrões de comportamentos. Frente a esses novos comportamentos, a proposta deste trabalho, é investigar para qual finalidade a tecnologia está sendo utilizada e quais os mecanismos podem influenciar no comportamento do adolescente em idade escolar. METODOLOGIA: A presente pesquisa foi realizada por meio de uma revisão seletiva da literatura, de natureza qualitativa e descritiva, de artigos, teses e livros que fossem publicados, prioritariamente, em língua portuguesa, no período de 2007 a 2017. Abordando a temática da influência tecnológica sobre o comportamento de adolescentes em idade escolar. RESULTADO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: A internet exerce um papel influente no cotidiano dos adolescentes, em especial, no que se refere a Geração Z, que é composta por indivíduos que dão grande importância ao mundo virtual. Percebe-se que é necessário ofertar possibilidades, através da utilização da tecnologia, por parte dos mediadores, para que busquem orientar seus alunos acerca dos pontos negativos e positivos que o meio tecnológico disponibiliza. A fim de minimizar as dependências e problemas causados por ela, agregando seus recursos ao aprendizado. Promovendo aprendizado e comportamentos que vão oferecer maiores benefícios e menos risco à dependência. No entanto, explorar as oportunidades oferecidas pela tecnologia, desenvolvendo novas práticas de ensino e aceitando-a como uma ferramenta facilitadora, torna-se um desafio, porém, proporciona mudanças no intuito de melhorar o ensino e orientar os adolescentes. |
id |
FPM-1_43bfab52fef1de2fbac664c863390a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/218 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLARAdolescenteDependência tecnológicaEducaçãoGeração ZINTRODUÇÃO: A adaptação ao ambiente é uma das características fundamentais do ser humano em sociedade. Um dos métodos exponenciais que podem facilitar esse processo adaptativo são os desenvolvimentos tecnológicos em diversas áreas da vida. Contudo, o grande avanço tecnológico permite também o acesso às tecnologias contemporâneas de maneira ampla e irrestrita, tornando possível uma maior interação e necessidade do indivíduo em estar conectado. O ‘estar conectado’ é continuamente corroborado por estratégias criadas, especialmente pelas mídias diversas, pela própria sociedade, que entende como necessário e urgente a utilização contínua da tecnologia na inserção e socialização do indivíduo. Um dos reflexos desse uso contínuo e, por vezes descontrolado, é o desenvolvimento da dependência da tecnologia, o que gera prejuízos no funcionamento de diversas áreas da vida do usuário. Adolescentes, da geração Z, adquiriram uma relação natural com o meio tecnológico, devido à grande inserção das novas tecnologias utilizadas no cotidiano. A grande maioria, criou vínculos e conceitos de que os bens tecnológicos são insubstituíveis e necessários, uma vez que, essa geração consegue fazer o uso de aparelhos eletrônicos sem dificuldades, por diferentes formas e com intuitos variados. Diante disso, eles são constantemente expostos a esse novo fenômeno, tentando cada vez mais acompanhar as mudanças e sendo afetados com os efeitos dessa exposição. Grande parte deles utilizam algum aparato tecnológico como sendo a principal e indispensável atividade de lazer. OBJETIVO: A velocidade de transformação das relações e interações sociais, baseados em artefatos tecnológicos, tem gerado novos padrões de comportamentos. Frente a esses novos comportamentos, a proposta deste trabalho, é investigar para qual finalidade a tecnologia está sendo utilizada e quais os mecanismos podem influenciar no comportamento do adolescente em idade escolar. METODOLOGIA: A presente pesquisa foi realizada por meio de uma revisão seletiva da literatura, de natureza qualitativa e descritiva, de artigos, teses e livros que fossem publicados, prioritariamente, em língua portuguesa, no período de 2007 a 2017. Abordando a temática da influência tecnológica sobre o comportamento de adolescentes em idade escolar. RESULTADO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: A internet exerce um papel influente no cotidiano dos adolescentes, em especial, no que se refere a Geração Z, que é composta por indivíduos que dão grande importância ao mundo virtual. Percebe-se que é necessário ofertar possibilidades, através da utilização da tecnologia, por parte dos mediadores, para que busquem orientar seus alunos acerca dos pontos negativos e positivos que o meio tecnológico disponibiliza. A fim de minimizar as dependências e problemas causados por ela, agregando seus recursos ao aprendizado. Promovendo aprendizado e comportamentos que vão oferecer maiores benefícios e menos risco à dependência. No entanto, explorar as oportunidades oferecidas pela tecnologia, desenvolvendo novas práticas de ensino e aceitando-a como uma ferramenta facilitadora, torna-se um desafio, porém, proporciona mudanças no intuito de melhorar o ensino e orientar os adolescentes.Faculdade Patos de Minas2017-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/21810.22289/V3S1A14Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 No. Supl. 1 (2017); 30-31Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 Núm. Supl. 1 (2017); 30-31Psicologia e Saúde em debate; v. 3 n. Supl. 1 (2017); 30-312446-922X10.22289/V3S1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/218/95Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Letícia RodriguesSene, Arthur Siqueira2023-08-01T03:31:13Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/218Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:13Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR |
title |
DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR |
spellingShingle |
DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR Braga, Letícia Rodrigues Adolescente Dependência tecnológica Educação Geração Z |
title_short |
DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR |
title_full |
DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR |
title_fullStr |
DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR |
title_sort |
DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR |
author |
Braga, Letícia Rodrigues |
author_facet |
Braga, Letícia Rodrigues Sene, Arthur Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Sene, Arthur Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Letícia Rodrigues Sene, Arthur Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Dependência tecnológica Educação Geração Z |
topic |
Adolescente Dependência tecnológica Educação Geração Z |
description |
INTRODUÇÃO: A adaptação ao ambiente é uma das características fundamentais do ser humano em sociedade. Um dos métodos exponenciais que podem facilitar esse processo adaptativo são os desenvolvimentos tecnológicos em diversas áreas da vida. Contudo, o grande avanço tecnológico permite também o acesso às tecnologias contemporâneas de maneira ampla e irrestrita, tornando possível uma maior interação e necessidade do indivíduo em estar conectado. O ‘estar conectado’ é continuamente corroborado por estratégias criadas, especialmente pelas mídias diversas, pela própria sociedade, que entende como necessário e urgente a utilização contínua da tecnologia na inserção e socialização do indivíduo. Um dos reflexos desse uso contínuo e, por vezes descontrolado, é o desenvolvimento da dependência da tecnologia, o que gera prejuízos no funcionamento de diversas áreas da vida do usuário. Adolescentes, da geração Z, adquiriram uma relação natural com o meio tecnológico, devido à grande inserção das novas tecnologias utilizadas no cotidiano. A grande maioria, criou vínculos e conceitos de que os bens tecnológicos são insubstituíveis e necessários, uma vez que, essa geração consegue fazer o uso de aparelhos eletrônicos sem dificuldades, por diferentes formas e com intuitos variados. Diante disso, eles são constantemente expostos a esse novo fenômeno, tentando cada vez mais acompanhar as mudanças e sendo afetados com os efeitos dessa exposição. Grande parte deles utilizam algum aparato tecnológico como sendo a principal e indispensável atividade de lazer. OBJETIVO: A velocidade de transformação das relações e interações sociais, baseados em artefatos tecnológicos, tem gerado novos padrões de comportamentos. Frente a esses novos comportamentos, a proposta deste trabalho, é investigar para qual finalidade a tecnologia está sendo utilizada e quais os mecanismos podem influenciar no comportamento do adolescente em idade escolar. METODOLOGIA: A presente pesquisa foi realizada por meio de uma revisão seletiva da literatura, de natureza qualitativa e descritiva, de artigos, teses e livros que fossem publicados, prioritariamente, em língua portuguesa, no período de 2007 a 2017. Abordando a temática da influência tecnológica sobre o comportamento de adolescentes em idade escolar. RESULTADO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: A internet exerce um papel influente no cotidiano dos adolescentes, em especial, no que se refere a Geração Z, que é composta por indivíduos que dão grande importância ao mundo virtual. Percebe-se que é necessário ofertar possibilidades, através da utilização da tecnologia, por parte dos mediadores, para que busquem orientar seus alunos acerca dos pontos negativos e positivos que o meio tecnológico disponibiliza. A fim de minimizar as dependências e problemas causados por ela, agregando seus recursos ao aprendizado. Promovendo aprendizado e comportamentos que vão oferecer maiores benefícios e menos risco à dependência. No entanto, explorar as oportunidades oferecidas pela tecnologia, desenvolvendo novas práticas de ensino e aceitando-a como uma ferramenta facilitadora, torna-se um desafio, porém, proporciona mudanças no intuito de melhorar o ensino e orientar os adolescentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/218 10.22289/V3S1A14 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/218 |
identifier_str_mv |
10.22289/V3S1A14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/218/95 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 No. Supl. 1 (2017); 30-31 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 Núm. Supl. 1 (2017); 30-31 Psicologia e Saúde em debate; v. 3 n. Supl. 1 (2017); 30-31 2446-922X 10.22289/V3S1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042463193432064 |