NOTAS SOBRE ÉTICA E PSICOLOGIA DO TRÂNSITO: articulações ético-profissional no processo de avaliação psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Assunção, Adrian
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Araújo Tomé, Ana Carolina, Carneiro Bandeira de Carvalho, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/749
Resumo: A ética é descrita como o conjunto de padrões comportamentais, concepções, valores e quaisquer outros aspectos que determinem as ações do indivíduo e/ou grupo social. No tocante à psicologia, tais padrões são regulamentados pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), enquanto ferramenta que rege os princípios normativos e os comportamentos esperados aos profissionais da área. Logo, é estipulado também acerca das variadas áreas de atuação da psicologia, dentre elas a avaliação psicológica (AP) dentro do contexto de trânsito, sendo o papel do psicólogo indispensável ao processo de promoção da saúde, segurança e prevenção de acidentes, embora, na prática, atue tão somente com execução de psicotécnico. Assim, o presente estudo objetiva explanar articulações ético-profissional no processo de AP em contexto do trânsito. Ademais, utilizou-se como método a abordagem qualitativa, com objetivo descritivo, cujo recurso é a revisão narrativa de literatura, compreendendo o período de 2005 a 2020. No entanto, é possível inferir que tais fatores se encontram estritamente relacionados, tornando-se imprescindível sua articulação para execução de uma práxis psicológica efetiva e comprometida com o social.
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spelling NOTAS SOBRE ÉTICA E PSICOLOGIA DO TRÂNSITO: articulações ético-profissional no processo de avaliação psicológicaNOTES ON ETHICS AND PSYCHOLOGY OF TRANSIT: ethical-professional articulations in the psychological assessment processNOTAS DE ÉTICA Y PSICOLOGÍA DEL TRÁNSITO: articulaciones ético-profesionales en el proceso de evaluación psicológicaEvaluación psicológicaÉtica profesional en psicologíaPsicología del tráficoPsicología del tráficoProfessional Ethics in PsychologyTraffic PsychologyAvaliação PsicológicaÉtica Profissional em PsicologiaPsicologia do TrânsitoA ética é descrita como o conjunto de padrões comportamentais, concepções, valores e quaisquer outros aspectos que determinem as ações do indivíduo e/ou grupo social. No tocante à psicologia, tais padrões são regulamentados pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), enquanto ferramenta que rege os princípios normativos e os comportamentos esperados aos profissionais da área. Logo, é estipulado também acerca das variadas áreas de atuação da psicologia, dentre elas a avaliação psicológica (AP) dentro do contexto de trânsito, sendo o papel do psicólogo indispensável ao processo de promoção da saúde, segurança e prevenção de acidentes, embora, na prática, atue tão somente com execução de psicotécnico. Assim, o presente estudo objetiva explanar articulações ético-profissional no processo de AP em contexto do trânsito. Ademais, utilizou-se como método a abordagem qualitativa, com objetivo descritivo, cujo recurso é a revisão narrativa de literatura, compreendendo o período de 2005 a 2020. No entanto, é possível inferir que tais fatores se encontram estritamente relacionados, tornando-se imprescindível sua articulação para execução de uma práxis psicológica efetiva e comprometida com o social.Ethics is described as the set of behavioral patterns, conceptions, values ??and any other aspects that determine the actions of the individual and / or social group. In refer to psychology, these standards are regulated by the Psychologist's Professional Code of Ethics (CEPP), as a tool that governs the normative principles and behaviors expected of professionals in the field. Therefore, it is also stipulated about the various areas of activity of psychology, among them psychological assessment (PA) within the context of traffic, the role of the psychologist being indispensable to the process of health promotion, safety and accident prevention, although, in practice, act only with psychotechnical execution. Thus, the present study aims to explain ethical-professional articulations in the PA process in the context of traffic. Furthermore, the qualitative approach was used as a method, with a descriptive objective, whose resource is the narrative review of literature, covering the period from 2005 to 2020. However, it is possible to infer that such factors are closely related, making their articulation essential for the execution of an effective and committed social praxis.La ética se describe como el conjunto de patrones de comportamiento, concepciones, valores y cualesquiera otros aspectos que determinen las acciones del individuo y / o grupo social. Con respecto a la psicología, estos estándares están regulados por el Código de Ética Profesional del Psicólogo (CEPP), como una herramienta que rige los principios normativos y comportamientos esperados de los profesionales en la materia. Por lo tanto, también se estipula sobre las distintas áreas de actividad de la psicología, entre ellas la evaluación psicológica (AF) en el contexto de la circulación, siendo indispensable el papel del psicólogo en el proceso de promoción de la salud, seguridad y prevención de accidentes, aunque, en práctica, actuar sólo con ejecución psicotécnica. Así, el presente estudio tiene como objetivo explicar las articulaciones ético-profesionales en el proceso de AP en el contexto del tráfico. Además, se utilizó como método el enfoque cualitativo, con un objetivo descriptivo, cuyo recurso es la revisión narrativa de la literatura, que abarca el período de 2005 a 2020. Sin embargo, es posible inferir que dichos factores están estrechamente relacionados, por lo que su articulación es fundamental para la ejecución de una praxis social efectiva y comprometida.Faculdade Patos de Minas2021-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/74910.22289/2446-922X.V7N1A22Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 315-326Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 315-326Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 315-3262446-922X10.22289/2446-922X.V7N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/749/485Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra Assunção, Adriande Araújo Tomé, Ana Carolina Carneiro Bandeira de Carvalho, Vanessa2023-08-01T03:31:38Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/749Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:38Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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