A MORTE E O MORRER: a reação dos profissionais enfermeiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/810 |
Resumo: | Este trabalho parte do pressuposto que a morte é um fenômeno significativo para os que ficam, especialmente o profissional enfermeiro que se dedicou a dar assistência e prestar cuidados ao sujeito que morreu. É inevitável ao profissional enfermeiro – enquanto ser humano – não criar vínculo com seu paciente, especialmente se possui o dever de prestar assistência e cuidados a ele, pois para o cuidado com outrem se faz necessária a empatia. O estudo teve o objetivo de verificar qual a reação dos profissionais enfermeiros diante do processo de morrer e de morte de seus pacientes, compreender a concepção de morte dos enfermeiros e descrever os sentimentos despertados pelo fenômeno morte. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de caso múltiplo, qualitativo, de caráter exploratório. Participaram deste estudo dezesseis enfermeiros com pelo menos seis meses de atuação em unidades de terapia intensiva e unidades de emergência. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e um instrumento de avaliação da ansiedade. Destaca-se que foram adotados todos os procedimentos éticos. O estudo demonstrou o uso da negação e racionalização como defesas psíquicas. Ficou evidenciada a angústia na comunicação da morte do paciente e a necessidade do apoio do serviço de psicologia. Sugeriu-se melhorias na graduação dos cursos de enfermagem e criação de espaços terapêuticos. |
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A MORTE E O MORRER: a reação dos profissionais enfermeirosDEATH AND THE DYING PROCESS: the reaction of nursing professionalsLA MUERTE Y EL MORIR: la reacción de los profesionales enfermerosTanatologiaMorteEnfermeirosThanatologyDeathNursesTanatologiaMuerteEnfermerosEste trabalho parte do pressuposto que a morte é um fenômeno significativo para os que ficam, especialmente o profissional enfermeiro que se dedicou a dar assistência e prestar cuidados ao sujeito que morreu. É inevitável ao profissional enfermeiro – enquanto ser humano – não criar vínculo com seu paciente, especialmente se possui o dever de prestar assistência e cuidados a ele, pois para o cuidado com outrem se faz necessária a empatia. O estudo teve o objetivo de verificar qual a reação dos profissionais enfermeiros diante do processo de morrer e de morte de seus pacientes, compreender a concepção de morte dos enfermeiros e descrever os sentimentos despertados pelo fenômeno morte. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de caso múltiplo, qualitativo, de caráter exploratório. Participaram deste estudo dezesseis enfermeiros com pelo menos seis meses de atuação em unidades de terapia intensiva e unidades de emergência. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e um instrumento de avaliação da ansiedade. Destaca-se que foram adotados todos os procedimentos éticos. O estudo demonstrou o uso da negação e racionalização como defesas psíquicas. Ficou evidenciada a angústia na comunicação da morte do paciente e a necessidade do apoio do serviço de psicologia. Sugeriu-se melhorias na graduação dos cursos de enfermagem e criação de espaços terapêuticos.The present study assumes that death is a significant phenomenon for those who stay, especially the nursing professional who has devoted itself to provide assistance and care for the individual who has died. It is unavoidable for the nurse- whilst a human being – not to create bonds with patients, especially if it has the duty to provide assistance and care, the care for others requires empathy. The study intended to verify what reaction the nurses would display facing the process of death and death itself of their own patients, to understand the meaning of death for the nurses and describe the feelings provoked by the phenomenon of death. In relation to the methodological aspects, it is a qualitative, of exploratory characteristics and multiple case study. Seventeen nurses have participated in the study with a six-month minimum of intensive care and emergency units experience. For data collecting it has been used a semi-structured interview and an anxiety evaluation instrument. All ethical procedures were adopted. The study has demonstrated the use of denial and rationalization as psychological defenses. It was evident the anguish in the communication of the patient’s death and the necessity of psychological services support. It was suggested improvements in the nursing schools and the creation of therapeutic environments.Este trabajo parte de la suposición que la muerte es un fenómeno significativo para los que se quedan, especialmente el profesional enfermero que se dedicó a dar asistencia y prestar cuidados al sujeto que murió. Es inevitable al profesional enfermero – mientras ser humano – no criar vínculo con su paciente, especialmente si posee el deber de prestar asistencia y cuidados a él, pues para el cuidado con los demás se hace necesaria la empatía. El estudio tuvo el objetivo de verificar cual la reacción de los profesionales enfermeros frente al proceso de morir y de la muerte de sus pacientes, comprehender la concepción de muerte de los enfermeros y describir los sentimientos despertados por el fenómeno muerte. Con relación a los aspectos metodológicos, se trata de un estudio de caso múltiplo, cualitativo, de carácter exploratorio. Participaron de este estudio dieciséis enfermeros con por lo menos seis meses de actuación en unidades de terapia intensiva y unidades de emergencia. Para colecta de datos fue utilizada una entrevista semiestructurada y un instrumento de evaluación de la ansiedad. Se destaca que fueron adoptados todos los procedimientos éticos. El estudio demostró el uso de la negación y racionalización como defensas psíquicas. Quedó evidenciada la angustia en la comunicación de la muerte del paciente y la necesidad del apoyo del servicio de psicología. Fueron sugeridas mejorías en la graduación de los cursos de enfermería y creación de espacios terapéuticos.Faculdade Patos de Minas2022-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/81010.22289/2446-922X.V8N1A6Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 No. 1 (2022); 74-96Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 74-96Psicologia e Saúde em debate; v. 8 n. 1 (2022); 74-962446-922X10.22289/2446-922X.V8N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/810/518Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlaus, KarineBaggio, Lissandra2023-08-01T03:31:41Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/810Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:41Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
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