INFLUÊNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA MUDANÇA DE PERCEPÇÃO E ATITUDE FACE AO COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM CONTEXTO DE OBESIDADE INFANTIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/813 |
Resumo: | A dinâmica de mudança do comportamento alimentar está dependente das mudanças operadas na percepção e atitudes dos sujeitos sob a ação de uma multiplicidade de fatores, decorrentes da intervenção psicológica e psicoterapêutica apropriada. Objetivo: Estudar as mudanças operadas na funcionalidade psicológica de crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade sob ação da intervenção psicológica. Tipologia da investigação: Estudo quantitativo de tipo quasi-experimental e abordagem comparativa entre dois momentos: antes e depois da intervenção psicológica. Participantes: 20 crianças e adolescentes de ambos os sexos com diagnóstico de sobrepeso/obesidade. Instrumentos metodológicos: Entrevista clínico-psicológica; questionário sociodemográfico; questionário do comportamento alimentar (QCA); inventário de distúrbios alimentares (EDI). Resultados: As crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade, depois de submetidos a ações de intervenção psicológica, relativamente ao comportamento alimentar apresentam valores significativamente mais expressivos nas atitudes orientadas à restrição alimentar e menos expressivos nas atitudes orientadas à ingestão alimentar externa e emocional. Na tríade de escalas dos distúrbios alimentares os valores são mais expressivos na de preocupação (obsessão) pelo emagrecimento e na de insatisfação corporal e menos expressivos nas atitudes orientadas ao comportamento bulímico. Nas características psicológicas individuais: sentimento de ineficácia, perfeccionismo, desconfiança interpessoal, consciência interoceptiva, medo da maturidade, ascetismo, impulsividade e insegurança social, não existem diferenças estatisticamente significativas; variabilidade diminuta. Conclusão: A intervenção psicológica nas crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade operou mudanças ao nível das ideias, percepção e atitudes, relativamente ao comportamento alimentar. Mudanças operadas nas dimensões relativas ao comportamento dos sujeitos face ao processo de controlo e gestão da ingestão alimentar, não sendo detectadas nas características individuais inerentes à funcionalidade psíquica. As mudanças ao nível da percepção e das atitudes denotam ser de natureza reativa, situacional e circunstancial por não se vislumbrar alteração efetiva do padrão problemático. |
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INFLUÊNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA MUDANÇA DE PERCEPÇÃO E ATITUDE FACE AO COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM CONTEXTO DE OBESIDADE INFANTILINFLUENCE OF PSYCHOLOGICAL INTERVENTION ON THE CHANGE OF PERCEPTION AND ATTITUDE TOWARDS EATING BEHAVIOR IN THE CONTEXT OF CHILD OBESITYINFLUENCIA DE LA INTERVENCIÓN PSICOLÓGICA EN EL CAMBIO DE PERCEPCIÓN Y ACTITUD HACIA EL COMPORTAMIENTO ALIMENTICIO EN EL CONTEXTO DE OBESIDAD INFANTILIntervención PsicológicaCambio de ActitudesComportamiento AlimentarioPsychological InterventionChanging AttitudesEating BehaviorIntervenção PsicológicaMudança de AtitudesComportamento AlimentarA dinâmica de mudança do comportamento alimentar está dependente das mudanças operadas na percepção e atitudes dos sujeitos sob a ação de uma multiplicidade de fatores, decorrentes da intervenção psicológica e psicoterapêutica apropriada. Objetivo: Estudar as mudanças operadas na funcionalidade psicológica de crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade sob ação da intervenção psicológica. Tipologia da investigação: Estudo quantitativo de tipo quasi-experimental e abordagem comparativa entre dois momentos: antes e depois da intervenção psicológica. Participantes: 20 crianças e adolescentes de ambos os sexos com diagnóstico de sobrepeso/obesidade. Instrumentos metodológicos: Entrevista clínico-psicológica; questionário sociodemográfico; questionário do comportamento alimentar (QCA); inventário de distúrbios alimentares (EDI). Resultados: As crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade, depois de submetidos a ações de intervenção psicológica, relativamente ao comportamento alimentar apresentam valores significativamente mais expressivos nas atitudes orientadas à restrição alimentar e menos expressivos nas atitudes orientadas à ingestão alimentar externa e emocional. Na tríade de escalas dos distúrbios alimentares os valores são mais expressivos na de preocupação (obsessão) pelo emagrecimento e na de insatisfação corporal e menos expressivos nas atitudes orientadas ao comportamento bulímico. Nas características psicológicas individuais: sentimento de ineficácia, perfeccionismo, desconfiança interpessoal, consciência interoceptiva, medo da maturidade, ascetismo, impulsividade e insegurança social, não existem diferenças estatisticamente significativas; variabilidade diminuta. Conclusão: A intervenção psicológica nas crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade operou mudanças ao nível das ideias, percepção e atitudes, relativamente ao comportamento alimentar. Mudanças operadas nas dimensões relativas ao comportamento dos sujeitos face ao processo de controlo e gestão da ingestão alimentar, não sendo detectadas nas características individuais inerentes à funcionalidade psíquica. As mudanças ao nível da percepção e das atitudes denotam ser de natureza reativa, situacional e circunstancial por não se vislumbrar alteração efetiva do padrão problemático.The dynamics of change in eating behavior are dependent on changes in the perception and attitudes of the subjects under the action of a multiplicity of factors, resulting from the appropriate psychological and psychotherapeutic intervention. Objective: To study the changes made in the psychological functionality of children and adolescents with overweight/obesity under the action of psychological intervention. Research typology: Quantitative quasi-experimental study and comparative approach between two moments: before and after the psychological intervention. Participants: 20 children and adolescents of both sexes diagnosed with overweight/obesity. Methodological instruments: Clinical-psychological interview; sociodemographic questionnaire; eating behavior questionnaire (EBQ); eating disorder inventory (EDI). Results: Overweight/obese children and adolescents, after undergoing psychological intervention actions, about eating behavior present significantly more expressive values ??in attitudes oriented towards food restriction and less expressive in attitudes oriented towards external and emotional food intake. In the triad of scales of eating disorders, the values ??are more expressive in terms of concern (obsession) with weight loss and body dissatisfaction and less expressive in attitudes oriented towards bulimic behavior. In the individual psychological characteristics: the feeling of ineffectiveness, perfectionism, interpersonal distrust, interoceptive awareness, fear of maturity, asceticism, impulsiveness, and social insecurity, there are no statistically significant differences; minute variability. Conclusion: The psychological intervention in children and adolescents with overweight/obesity brought about changes in terms of ideas, perception, and attitudes, regarding eating behavior. Changes made in the dimensions related to the subjects' behavior regarding the process of control and management of food intake, not being detected in the individual characteristics inherent to the psychic functionality. Changes in perception and attitudes show that they are reactive, situational, and circumstantial, as there is no glimpse of an effective change in the problematic pattern.La dinámica del cambio de la conducta alimentaria depende de cambios en la percepción y las actitudes de los sujetos bajo la acción de una multiplicidad de factores, resultantes de una adecuada intervención psicológica y psicoterapéutica. Objetivo: Estudiar los cambios en la funcionalidad psicológica de niños y adolescentes con sobrepeso/obesidad bajo la influencia de la intervención psicológica. Tipología de investigación: estudio cuantitativo cuasiexperimental y abordaje comparativo entre dos momentos: antes y después de la intervención psicológica. Participantes: 20 niños y adolescentes de ambos sexos diagnosticados de sobrepeso/obesidad. Instrumentos metodológicos: Entrevista clínico-psicológica; cuestionario sociodemográfico; cuestionario de conducta alimentaria (QCA); Inventario de trastornos alimentarios (EDI). Resultados: Los niños y adolescentes con sobrepeso/obesidad, luego de someterse a acciones de intervención psicológica, en relación a la conducta alimentaria muestran valores significativamente más expresivos en las actitudes orientadas a la restricción alimentaria y menos expresivos en las actitudes orientadas a la ingesta alimentaria externa y emocional. En la tríada de las escalas de trastornos alimentarios, los valores son más expresivos en la preocupación (obsesión) por la pérdida de peso y en la insatisfacción corporal, y menos expresivos en las actitudes orientadas a la conducta bulímica. En las características psicológicas individuales: sentimientos de ineficacia, perfeccionismo, desconfianza interpersonal, conciencia interoceptiva, miedo a la madurez, ascetismo, impulsividad e inseguridad social, no existen diferencias estadísticamente significativas; variabilidad diminuto. Conclusión: La intervención psicológica en niños y adolescentes con sobrepeso / obesidad provocó cambios en las ideas, percepción y actitudes sobre la conducta alimentaria. Cambios realizados en las dimensiones relacionadas con la conducta de los sujetos en relación al proceso de control y manejo de la ingesta alimentaria, no detectándose en las características individuales inherentes a la funcionalidad psíquica. Los cambios a nivel de percepción y actitudes denotan que son de naturaleza reactiva, situacional y circunstancial, ya que no hay un cambio real en el patrón problemático.Faculdade Patos de Minas2022-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/81310.22289/2446-922X.V8N1A12Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 No. 1 (2022); 197-220Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 197-220Psicologia e Saúde em debate; v. 8 n. 1 (2022); 197-2202446-922X10.22289/2446-922X.V8N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/813/524Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Pereira, Fernando2023-08-01T03:31:41Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/813Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:41Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
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