SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19: entrevista aos professores das escolas primárias da cidade de Nampula-Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sunde, Rosário Martinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/824
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa transversal com recurso a entrevista semiestruturada cujo objetivo foi de avaliar os impactos da pandemia na saúde mental dos professores das escolas primárias da cidade de Nampula, em Moçambique. Todos os participantes foram contactados com antecedência (com ajuda de um colaborador) e apresentados o termo de consentimento livre e esclarecido. As entrevistas foram gravadas, transcritas e processadas sob a análise de conteúdo de Saldaña (2013). Os resultados indicam que a pandemia da Covid-19 afetou grandemente a saúde mental dos professores e de toda comunidade escolar. Os entrevistados relataram experiências de ansiedade e medo entre alunos, professores e outros utentes no retorno das aulas presenciais durante a pandemia. No entanto, apesar de muitos profissionais de psicologia (psicologia escolar, psicologia educacional, psicologia social e das organizações, psicologia clínica e áreas afins) que muitas universidades moçambicanas têm formado anualmente as escolas não usufruem seus serviços sendo que muitos deles são alocados como professores em diferentes classes e às vezes, fora do seu raio de atuação. Pela complexidade dos problemas emocionais e afetivos que tem se registrado nas escolas sugere-se assim que o sistema de ensino junto às escolas implemente serviços de apoio psicológico para a promoção do bem-estar e da saúde mental da comunidade escolar e da população em geral.
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spelling SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19: entrevista aos professores das escolas primárias da cidade de Nampula-MoçambiqueMENTAL HEALTH OF TEACHERS IN TIMES OF THE COVID-19 PANDEMIC: interview with primary school teachers in the city of Nampula-MozambiqueSALUD MENTAL DEL PROFESORADO EN TIEMPOS DE LA PANDEMIA DEL COVID-19: entrevista a profesores de primaria de la ciudad de Nampula-MozambiqueSaúde mentalProfessoresPandemia da Covid-19Escolas PrimáriasMoçambiqueMental healthTeachersCovid-19 PandemicPrimary SchoolsMozambiqueSalud mentalMaestrosPandemia de COVID-19Escuelas PrimariasMozambiqueEsta é uma pesquisa qualitativa transversal com recurso a entrevista semiestruturada cujo objetivo foi de avaliar os impactos da pandemia na saúde mental dos professores das escolas primárias da cidade de Nampula, em Moçambique. Todos os participantes foram contactados com antecedência (com ajuda de um colaborador) e apresentados o termo de consentimento livre e esclarecido. As entrevistas foram gravadas, transcritas e processadas sob a análise de conteúdo de Saldaña (2013). Os resultados indicam que a pandemia da Covid-19 afetou grandemente a saúde mental dos professores e de toda comunidade escolar. Os entrevistados relataram experiências de ansiedade e medo entre alunos, professores e outros utentes no retorno das aulas presenciais durante a pandemia. No entanto, apesar de muitos profissionais de psicologia (psicologia escolar, psicologia educacional, psicologia social e das organizações, psicologia clínica e áreas afins) que muitas universidades moçambicanas têm formado anualmente as escolas não usufruem seus serviços sendo que muitos deles são alocados como professores em diferentes classes e às vezes, fora do seu raio de atuação. Pela complexidade dos problemas emocionais e afetivos que tem se registrado nas escolas sugere-se assim que o sistema de ensino junto às escolas implemente serviços de apoio psicológico para a promoção do bem-estar e da saúde mental da comunidade escolar e da população em geral.This is a cross-sectional qualitative research using a semi-structured interview whose objective was to assess the impacts of the pandemic on the mental health of primary school teachers in the city of Nampula, Mozambique. All participants were contacted in advance (with the help of a collaborator) and presented with the free and informed consent form. The interviews were recorded, transcribed and processed under the content analysis of Saldaña (2013). The results indicate that the Covid-19 pandemic has greatly affected the mental health of teachers and the entire school community. Respondents reported experiences of anxiety and fear among students, teachers and other users when returning to face-to-face classes during the pandemic. However, despite the fact that many psychology professionals (school psychology, educational psychology, social and organizational psychology, clinical psychology and related areas) that many Mozambican universities have trained annually, schools do not enjoy their services and many of them are allocated as professors in different classes and sometimes, outside its scope of action. Due to the complexity of the emotional and affective problems that have been registered in schools, it is suggested that the education system together with schools implement psychological support services to promote the well-being and mental health of the school community and the population in general.Se trata de una investigación cualitativa de corte transversal a través de una entrevista semiestructurada cuyo objetivo fue evaluar los impactos de la pandemia en la salud mental de los docentes de la escuela primaria en la ciudad de Nampula, Mozambique. Todos los participantes fueron contactados previamente (con la ayuda de un colaborador) y se les presentó el formulario de consentimiento libre e informado. Las entrevistas fueron grabadas, transcritas y procesadas bajo el análisis de contenido de Saldaña (2013). Los resultados indican que la pandemia del Covid-19 ha afectado mucho la salud mental de los docentes y de toda la comunidad escolar. Los encuestados reportaron experiencias de ansiedad y miedo entre estudiantes, docentes y otros usuarios al regresar a las clases presenciales durante la pandemia. Sin embargo, a pesar de que muchos profesionales de la psicología (psicología escolar, psicología educativa, psicología social y organizacional, psicología clínica y áreas afines) que muchas universidades mozambiqueñas han capacitado anualmente, las escuelas no disfrutan de sus servicios y muchos de ellos son asignados como profesores en clases diferentes y, en ocasiones, fuera de su ámbito de actuación. Debido a la complejidad de los problemas emocionales y afectivos que se han registrado en las escuelas, se sugiere que el sistema educativo en conjunto con las escuelas implementen servicios de apoyo psicológico para promover el bienestar y la salud mental de la comunidad escolar y la población en general.Faculdade Patos de Minas2022-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/82410.22289/2446-922X.V8N1A14Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 No. 1 (2022); 238-250Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 238-250Psicologia e Saúde em debate; v. 8 n. 1 (2022); 238-2502446-922X10.22289/2446-922X.V8N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/824/526Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSunde, Rosário Martinho2023-08-01T03:31:42Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/824Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:42Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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