A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78 |
Resumo: | O Estágio Básico II teve como premissa a observação numa Instituição para levantar as dificuldades e problemas apresentados, e após este conhecimento, desenvolver em supervisão um projeto de intervenção para proporcionar melhorias na mesma. O local para a realização do estágio foi uma escola pública localizada no centro da cidade Patos de Minas e que atende alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Durante a observação, percebeu-se uma agitação por parte dos alunos em sala de aula, com respostas agressivas para com as professoras e a ausência de uma interação entre os próprios alunos, onde muitos nem sabem o nome de seus colegas. Existe uma falta de interesse em apresentar um bom comportamento em sala de aula, pois existe o medo de serem rejeitados pela sociedade ao aderirem comportamentos que não venham de si mesmo. Houve relatos de que estão em sala de aula porque receberam ordem judicial e só frequentam a escola para não serem presos. Em conversa com a supervisora foi informado o uso constante de drogas e tráfico em sala de aula, pátios e quadra de esportes, comportamentos rebeldes, o que provoca problemas e dificuldades aos funcionários que vivenciam uma falta de respeito por parte dos alunos, interferindo de forma direta em todo o funcionamento da instituição. Porém, existem professores que demonstram a dedicação e a satisfação pelo seu trabalho, como também os alunos reconhecem e expressam à sua maneira. Esta demonstração de afeto ocorreu quando a professora levou um bolo de chocolate e o distribuiu para a turma. Após a observação, concluiu-se que o ponto emergencial é a dificuldade de comunicação, provocando conflitos nas relações interpessoais |
id |
FPM-1_c7f87af27f26061b917c37b2cb34c91e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/78 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básicoálcoolalunosdrogaseducaçãoinstituição públicaprofessoresO Estágio Básico II teve como premissa a observação numa Instituição para levantar as dificuldades e problemas apresentados, e após este conhecimento, desenvolver em supervisão um projeto de intervenção para proporcionar melhorias na mesma. O local para a realização do estágio foi uma escola pública localizada no centro da cidade Patos de Minas e que atende alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Durante a observação, percebeu-se uma agitação por parte dos alunos em sala de aula, com respostas agressivas para com as professoras e a ausência de uma interação entre os próprios alunos, onde muitos nem sabem o nome de seus colegas. Existe uma falta de interesse em apresentar um bom comportamento em sala de aula, pois existe o medo de serem rejeitados pela sociedade ao aderirem comportamentos que não venham de si mesmo. Houve relatos de que estão em sala de aula porque receberam ordem judicial e só frequentam a escola para não serem presos. Em conversa com a supervisora foi informado o uso constante de drogas e tráfico em sala de aula, pátios e quadra de esportes, comportamentos rebeldes, o que provoca problemas e dificuldades aos funcionários que vivenciam uma falta de respeito por parte dos alunos, interferindo de forma direta em todo o funcionamento da instituição. Porém, existem professores que demonstram a dedicação e a satisfação pelo seu trabalho, como também os alunos reconhecem e expressam à sua maneira. Esta demonstração de afeto ocorreu quando a professora levou um bolo de chocolate e o distribuiu para a turma. Após a observação, concluiu-se que o ponto emergencial é a dificuldade de comunicação, provocando conflitos nas relações interpessoaisFaculdade Patos de Minas2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Supl. 1 (2016); 60-61Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Supl. 1 (2016); 60-61Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Supl. 1 (2016); 60-612446-922X10.22289/issn.2446-922X.V2SP1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78/63Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana,, DaraOliveira, MaríliaPinto, RitaOliveira, Juliana2023-08-01T03:31:09Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/78Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:09Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title |
A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
spellingShingle |
A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico Viana,, Dara álcool alunos drogas educação instituição pública professores |
title_short |
A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title_full |
A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title_fullStr |
A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title_full_unstemmed |
A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title_sort |
A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
author |
Viana,, Dara |
author_facet |
Viana,, Dara Oliveira, Marília Pinto, Rita Oliveira, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marília Pinto, Rita Oliveira, Juliana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana,, Dara Oliveira, Marília Pinto, Rita Oliveira, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
álcool alunos drogas educação instituição pública professores |
topic |
álcool alunos drogas educação instituição pública professores |
description |
O Estágio Básico II teve como premissa a observação numa Instituição para levantar as dificuldades e problemas apresentados, e após este conhecimento, desenvolver em supervisão um projeto de intervenção para proporcionar melhorias na mesma. O local para a realização do estágio foi uma escola pública localizada no centro da cidade Patos de Minas e que atende alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Durante a observação, percebeu-se uma agitação por parte dos alunos em sala de aula, com respostas agressivas para com as professoras e a ausência de uma interação entre os próprios alunos, onde muitos nem sabem o nome de seus colegas. Existe uma falta de interesse em apresentar um bom comportamento em sala de aula, pois existe o medo de serem rejeitados pela sociedade ao aderirem comportamentos que não venham de si mesmo. Houve relatos de que estão em sala de aula porque receberam ordem judicial e só frequentam a escola para não serem presos. Em conversa com a supervisora foi informado o uso constante de drogas e tráfico em sala de aula, pátios e quadra de esportes, comportamentos rebeldes, o que provoca problemas e dificuldades aos funcionários que vivenciam uma falta de respeito por parte dos alunos, interferindo de forma direta em todo o funcionamento da instituição. Porém, existem professores que demonstram a dedicação e a satisfação pelo seu trabalho, como também os alunos reconhecem e expressam à sua maneira. Esta demonstração de afeto ocorreu quando a professora levou um bolo de chocolate e o distribuiu para a turma. Após a observação, concluiu-se que o ponto emergencial é a dificuldade de comunicação, provocando conflitos nas relações interpessoais |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Supl. 1 (2016); 60-61 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Supl. 1 (2016); 60-61 Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Supl. 1 (2016); 60-61 2446-922X 10.22289/issn.2446-922X.V2SP1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042462759321600 |