A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana,, Dara
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Marília, Pinto, Rita, Oliveira, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78
Resumo: O Estágio Básico II teve como premissa a observação numa Instituição para levantar as dificuldades e problemas apresentados, e após este conhecimento, desenvolver em supervisão um projeto de intervenção para proporcionar melhorias na mesma. O local para a realização do estágio foi uma escola pública localizada no centro da cidade Patos de Minas e que atende alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Durante a observação, percebeu-se uma agitação por parte dos alunos em sala de aula, com respostas agressivas para com as professoras e a ausência de uma interação entre os próprios alunos, onde muitos nem sabem o nome de seus colegas. Existe uma falta de interesse em apresentar um bom comportamento em sala de aula, pois existe o medo de serem rejeitados pela sociedade ao aderirem comportamentos que não venham de si mesmo. Houve relatos de que estão em sala de aula porque receberam ordem judicial e só frequentam a escola para não serem presos. Em conversa com a supervisora foi informado o uso constante de drogas e tráfico em sala de aula, pátios e quadra de esportes, comportamentos rebeldes, o que provoca problemas e dificuldades aos funcionários que vivenciam uma falta de respeito por parte dos alunos, interferindo de forma direta em todo o funcionamento da instituição. Porém, existem professores que demonstram a dedicação e a satisfação pelo seu trabalho, como também os alunos reconhecem e expressam à sua maneira. Esta demonstração de afeto ocorreu quando a professora levou um bolo de chocolate e o distribuiu para a turma. Após a observação, concluiu-se que o ponto emergencial é a dificuldade de comunicação, provocando conflitos nas relações interpessoais
id FPM-1_c7f87af27f26061b917c37b2cb34c91e
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/78
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básicoálcoolalunosdrogaseducaçãoinstituição públicaprofessoresO Estágio Básico II teve como premissa a observação numa Instituição para levantar as dificuldades e problemas apresentados, e após este conhecimento, desenvolver em supervisão um projeto de intervenção para proporcionar melhorias na mesma. O local para a realização do estágio foi uma escola pública localizada no centro da cidade Patos de Minas e que atende alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Durante a observação, percebeu-se uma agitação por parte dos alunos em sala de aula, com respostas agressivas para com as professoras e a ausência de uma interação entre os próprios alunos, onde muitos nem sabem o nome de seus colegas. Existe uma falta de interesse em apresentar um bom comportamento em sala de aula, pois existe o medo de serem rejeitados pela sociedade ao aderirem comportamentos que não venham de si mesmo. Houve relatos de que estão em sala de aula porque receberam ordem judicial e só frequentam a escola para não serem presos. Em conversa com a supervisora foi informado o uso constante de drogas e tráfico em sala de aula, pátios e quadra de esportes, comportamentos rebeldes, o que provoca problemas e dificuldades aos funcionários que vivenciam uma falta de respeito por parte dos alunos, interferindo de forma direta em todo o funcionamento da instituição. Porém, existem professores que demonstram a dedicação e a satisfação pelo seu trabalho, como também os alunos reconhecem e expressam à sua maneira. Esta demonstração de afeto ocorreu quando a professora levou um bolo de chocolate e o distribuiu para a turma. Após a observação, concluiu-se que o ponto emergencial é a dificuldade de comunicação, provocando conflitos nas relações interpessoaisFaculdade Patos de Minas2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Supl. 1 (2016); 60-61Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Supl. 1 (2016); 60-61Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Supl. 1 (2016); 60-612446-922X10.22289/issn.2446-922X.V2SP1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78/63Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana,, DaraOliveira, MaríliaPinto, RitaOliveira, Juliana2023-08-01T03:31:09Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/78Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:09Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
spellingShingle A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
Viana,, Dara
álcool
alunos
drogas
educação
instituição pública
professores
title_short A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title_full A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title_fullStr A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title_full_unstemmed A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title_sort A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AOS CONFLITO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
author Viana,, Dara
author_facet Viana,, Dara
Oliveira, Marília
Pinto, Rita
Oliveira, Juliana
author_role author
author2 Oliveira, Marília
Pinto, Rita
Oliveira, Juliana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana,, Dara
Oliveira, Marília
Pinto, Rita
Oliveira, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv álcool
alunos
drogas
educação
instituição pública
professores
topic álcool
alunos
drogas
educação
instituição pública
professores
description O Estágio Básico II teve como premissa a observação numa Instituição para levantar as dificuldades e problemas apresentados, e após este conhecimento, desenvolver em supervisão um projeto de intervenção para proporcionar melhorias na mesma. O local para a realização do estágio foi uma escola pública localizada no centro da cidade Patos de Minas e que atende alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Durante a observação, percebeu-se uma agitação por parte dos alunos em sala de aula, com respostas agressivas para com as professoras e a ausência de uma interação entre os próprios alunos, onde muitos nem sabem o nome de seus colegas. Existe uma falta de interesse em apresentar um bom comportamento em sala de aula, pois existe o medo de serem rejeitados pela sociedade ao aderirem comportamentos que não venham de si mesmo. Houve relatos de que estão em sala de aula porque receberam ordem judicial e só frequentam a escola para não serem presos. Em conversa com a supervisora foi informado o uso constante de drogas e tráfico em sala de aula, pátios e quadra de esportes, comportamentos rebeldes, o que provoca problemas e dificuldades aos funcionários que vivenciam uma falta de respeito por parte dos alunos, interferindo de forma direta em todo o funcionamento da instituição. Porém, existem professores que demonstram a dedicação e a satisfação pelo seu trabalho, como também os alunos reconhecem e expressam à sua maneira. Esta demonstração de afeto ocorreu quando a professora levou um bolo de chocolate e o distribuiu para a turma. Após a observação, concluiu-se que o ponto emergencial é a dificuldade de comunicação, provocando conflitos nas relações interpessoais
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/78/63
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Supl. 1 (2016); 60-61
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Supl. 1 (2016); 60-61
Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Supl. 1 (2016); 60-61
2446-922X
10.22289/issn.2446-922X.V2SP1
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042462759321600