A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Laydiane Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lemgruber, Karla Priscilla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/40
Resumo: O seguinte trabalho tem por objetivo discorrer sob o enfoque psicanalítico alguns aspectos psíquicos que envolvem a complexa fase da vida intitulada adolescência, enfatizando os processos de luto pelos quais pais e filhos têm de passar. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de levantamento bibliográfico através de bases de dados como Scielo e Pepsic, além de consulta em obras clássicas de Psicanálise citando teóricos como Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Aberastury e Knobel, dentre outros. O estudo mostrou que o pensar adolescente é repleto de características peculiares e distintas que justificam suas atitudes muitas vezes tidas como problemáticas. A maior parte dessas características está ligada ao processo de desprendimento necessário que o jovem tem de realizar em relação as figuras paternas. São os pais quem são os responsáveis por fornecerem continente, base e sustentação para que seus filhos adolescentes atravessem esse conturbado período de mudanças. Atitudes que constroem tal base devem iniciar-se logo nos primeiros anos de criação desses filhos, através da boa comunicação, diálogo, e uma certa dose de liberdade; e requer que esse cuidado se prolongue por toda a vida, exigindo que os pais permitam-se conhecer-se, repensar suas vivencias passadas enquanto adolescentes, e assumir verdades que nem sempre lhes agradam, para que venham – assim – situarem-se no momento presente e ressignificarem seus lugares enquanto pais e sujeitos.
id FPM-1_cd4d99bd9a1e13e6cad0bb2ea7d4a4a2
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/40
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus paisAdolescerFiguras paternasPsicanáliseO seguinte trabalho tem por objetivo discorrer sob o enfoque psicanalítico alguns aspectos psíquicos que envolvem a complexa fase da vida intitulada adolescência, enfatizando os processos de luto pelos quais pais e filhos têm de passar. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de levantamento bibliográfico através de bases de dados como Scielo e Pepsic, além de consulta em obras clássicas de Psicanálise citando teóricos como Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Aberastury e Knobel, dentre outros. O estudo mostrou que o pensar adolescente é repleto de características peculiares e distintas que justificam suas atitudes muitas vezes tidas como problemáticas. A maior parte dessas características está ligada ao processo de desprendimento necessário que o jovem tem de realizar em relação as figuras paternas. São os pais quem são os responsáveis por fornecerem continente, base e sustentação para que seus filhos adolescentes atravessem esse conturbado período de mudanças. Atitudes que constroem tal base devem iniciar-se logo nos primeiros anos de criação desses filhos, através da boa comunicação, diálogo, e uma certa dose de liberdade; e requer que esse cuidado se prolongue por toda a vida, exigindo que os pais permitam-se conhecer-se, repensar suas vivencias passadas enquanto adolescentes, e assumir verdades que nem sempre lhes agradam, para que venham – assim – situarem-se no momento presente e ressignificarem seus lugares enquanto pais e sujeitos.Faculdade Patos de Minas2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/4010.22289/2446-922X.V2N2A8Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. 2 (2017); 124-145Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. 2 (2017); 124-145Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. 2 (2017); 124-1452446-922X10.22289/issn.2446-922X.V2N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/40/28Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Laydiane PereiraLemgruber, Karla Priscilla2023-08-01T03:31:08Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/40Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:08Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus pais
title A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus pais
spellingShingle A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus pais
Matos, Laydiane Pereira
Adolescer
Figuras paternas
Psicanálise
title_short A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus pais
title_full A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus pais
title_fullStr A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus pais
title_full_unstemmed A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus pais
title_sort A ADOLESCÊNCIA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA: sobre o luto adolescente e de seus pais
author Matos, Laydiane Pereira
author_facet Matos, Laydiane Pereira
Lemgruber, Karla Priscilla
author_role author
author2 Lemgruber, Karla Priscilla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Laydiane Pereira
Lemgruber, Karla Priscilla
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescer
Figuras paternas
Psicanálise
topic Adolescer
Figuras paternas
Psicanálise
description O seguinte trabalho tem por objetivo discorrer sob o enfoque psicanalítico alguns aspectos psíquicos que envolvem a complexa fase da vida intitulada adolescência, enfatizando os processos de luto pelos quais pais e filhos têm de passar. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de levantamento bibliográfico através de bases de dados como Scielo e Pepsic, além de consulta em obras clássicas de Psicanálise citando teóricos como Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Aberastury e Knobel, dentre outros. O estudo mostrou que o pensar adolescente é repleto de características peculiares e distintas que justificam suas atitudes muitas vezes tidas como problemáticas. A maior parte dessas características está ligada ao processo de desprendimento necessário que o jovem tem de realizar em relação as figuras paternas. São os pais quem são os responsáveis por fornecerem continente, base e sustentação para que seus filhos adolescentes atravessem esse conturbado período de mudanças. Atitudes que constroem tal base devem iniciar-se logo nos primeiros anos de criação desses filhos, através da boa comunicação, diálogo, e uma certa dose de liberdade; e requer que esse cuidado se prolongue por toda a vida, exigindo que os pais permitam-se conhecer-se, repensar suas vivencias passadas enquanto adolescentes, e assumir verdades que nem sempre lhes agradam, para que venham – assim – situarem-se no momento presente e ressignificarem seus lugares enquanto pais e sujeitos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/40
10.22289/2446-922X.V2N2A8
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/40
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V2N2A8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/40/28
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. 2 (2017); 124-145
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. 2 (2017); 124-145
Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. 2 (2017); 124-145
2446-922X
10.22289/issn.2446-922X.V2N2
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042462704795648