RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MERLINO, Lúcia Elena Pietrângelo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7453
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão sobre relações interpessoais entre pares de adolescentes, trazendo contribuições teóricas que tambem nortearam algumas observações que foram feitas desses jovens. O período da adolescência é bastante marcado na vida das pessoas, é uma fase onde as relações entre pares assumem um papel cada vez mais importante. É também o momento onde o adolescente afasta-se da família para uma boa parte de seu envolvimento social. Harry Stack Sullivan, considera que a personalidade consiste principalmente no comportamento interpessoal. Ele enfatiza que o indivíduo não pode existir à margem de suas relações com outras pessoas. Em sua teoria quanto ao desenvolvimento das relações entre pares durante a adolescência, ressalta que a pré-adolescência caracteriza-se pela necessidade de intimidade, especialmente a intimidade de um tipo isofílico. Numa época em que as mudanças corporais e as primeiras pulsões sexuais desafiam a estabilidade da identidade do indivíduo e da imagem que tem de si mesmo, os jovens adolescentes ajudam-se mutuamente a enfrentar essas mudanças através da permuta íntima de experiências. Afirma ainda que um certo numero de semelhanças fornece a base para o estabelecimento de amizades, como a idade e o sexo. Viver no mesmo bairro ou no mesmo edifício de apartamentos também fornecem uma base significativa para as amizades. A observação e a análise do comportamento de adolescentes que possuem entre si uma relação isofilica revelou que realmente acontece na relação diária desses adolescentes o que Sullivan relata em sua teoria.
id UNICESU -1_33526827660e9a30040c1f64d25904ad
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7453
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIARelaçãoAdolescestesComportamentoEste trabalho apresenta uma discussão sobre relações interpessoais entre pares de adolescentes, trazendo contribuições teóricas que tambem nortearam algumas observações que foram feitas desses jovens. O período da adolescência é bastante marcado na vida das pessoas, é uma fase onde as relações entre pares assumem um papel cada vez mais importante. É também o momento onde o adolescente afasta-se da família para uma boa parte de seu envolvimento social. Harry Stack Sullivan, considera que a personalidade consiste principalmente no comportamento interpessoal. Ele enfatiza que o indivíduo não pode existir à margem de suas relações com outras pessoas. Em sua teoria quanto ao desenvolvimento das relações entre pares durante a adolescência, ressalta que a pré-adolescência caracteriza-se pela necessidade de intimidade, especialmente a intimidade de um tipo isofílico. Numa época em que as mudanças corporais e as primeiras pulsões sexuais desafiam a estabilidade da identidade do indivíduo e da imagem que tem de si mesmo, os jovens adolescentes ajudam-se mutuamente a enfrentar essas mudanças através da permuta íntima de experiências. Afirma ainda que um certo numero de semelhanças fornece a base para o estabelecimento de amizades, como a idade e o sexo. Viver no mesmo bairro ou no mesmo edifício de apartamentos também fornecem uma base significativa para as amizades. A observação e a análise do comportamento de adolescentes que possuem entre si uma relação isofilica revelou que realmente acontece na relação diária desses adolescentes o que Sullivan relata em sua teoria.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T11:42:00Z2005-10-192021-02-15T11:42:00Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7453porMERLINO, Lúcia Elena Pietrângeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:31ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA
title RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA
spellingShingle RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA
MERLINO, Lúcia Elena Pietrângelo
Relação
Adolescestes
Comportamento
title_short RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA
title_full RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA
title_fullStr RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA
title_full_unstemmed RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA
title_sort RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA
author MERLINO, Lúcia Elena Pietrângelo
author_facet MERLINO, Lúcia Elena Pietrângelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MERLINO, Lúcia Elena Pietrângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Relação
Adolescestes
Comportamento
topic Relação
Adolescestes
Comportamento
description Este trabalho apresenta uma discussão sobre relações interpessoais entre pares de adolescentes, trazendo contribuições teóricas que tambem nortearam algumas observações que foram feitas desses jovens. O período da adolescência é bastante marcado na vida das pessoas, é uma fase onde as relações entre pares assumem um papel cada vez mais importante. É também o momento onde o adolescente afasta-se da família para uma boa parte de seu envolvimento social. Harry Stack Sullivan, considera que a personalidade consiste principalmente no comportamento interpessoal. Ele enfatiza que o indivíduo não pode existir à margem de suas relações com outras pessoas. Em sua teoria quanto ao desenvolvimento das relações entre pares durante a adolescência, ressalta que a pré-adolescência caracteriza-se pela necessidade de intimidade, especialmente a intimidade de um tipo isofílico. Numa época em que as mudanças corporais e as primeiras pulsões sexuais desafiam a estabilidade da identidade do indivíduo e da imagem que tem de si mesmo, os jovens adolescentes ajudam-se mutuamente a enfrentar essas mudanças através da permuta íntima de experiências. Afirma ainda que um certo numero de semelhanças fornece a base para o estabelecimento de amizades, como a idade e o sexo. Viver no mesmo bairro ou no mesmo edifício de apartamentos também fornecem uma base significativa para as amizades. A observação e a análise do comportamento de adolescentes que possuem entre si uma relação isofilica revelou que realmente acontece na relação diária desses adolescentes o que Sullivan relata em sua teoria.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-15T11:42:00Z
2021-02-15T11:42:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7453
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771967610552320