A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Juliana Aparecida de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendes, Delza Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/600
Resumo: Introdução: O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos paraidentificar as forças e as fraquezas dos indivíduos envolvidos no processo, utilizando de váriosinstrumentos de forma a atingir os objetivos, sendo estes: entrevistas, testes, documentos,observações, etc. Cunha (2000). Objetivo: O presente estudo teve como objetivo apresentar edescrever os resultados de um estudo de caso que foi elaborado à partir de um processo dePsicodiagnóstico Clínico, o qual fez parte de uma das práticas do Estágio Profissionalizanterealizado na Clínica-Escola do curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas que tem comofoco a experiência prática do aluno com o paciente, aplicação e correção dos testes utilizados.Metodologia: A prática de estágio foi realizada sob a orientação de uma professora/psicólogaresponsável, com supervisões semanais para discussão do caso. O processo foi estruturado em 09sessões sendo divididos da seguinte forma: 02 encontros iniciais com a mãe, sendo o primeiro paraacolhimento e o segundo uma entrevista de anamnese, 04 sessões foram realizadas Hora Lúdicacom a criança no consultório e em ambiente aberto (cantina) e 03 encontros com a criança nosquais foram aplicados os testes, que possibilitaram observar o comportamento da criança e umúltimo encontro com a mãe e com a criança para a entrevista devolutiva. Os instrumentos utilizadosforam: aplicação do teste HTP (que avalia aspectos da personalidade e dinâmica familiar, aaplicação da técnica do Desenho de Família, que avalia aspectos da dinâmica familiar), e aplicaçãoda escala WASI (faz uma breve avaliação da inteligência). Considerações: Durante o processo foipossível observar a facilidade da criança em se adaptar a atividade proposta e ao mesmo tempo adificuldade na concentração e em seguir regras. No ambiente externo foi percebido acentuadaansiedade em esperar e em caminhar junto com outras pessoas, sempre muito curioso. Pode-seobservar ainda, o comportamento da criança regredido para sua idade, pensamento fantasioso ecom baixa resistência à frustração, traços de agressividade e impulsividade. Ao final do processoos dados analisados apontaram a hipótese de Transtorno do Deficit de Atenção e Transtorno deAnsiedade. Ao finalizar a avaliação foi realizada uma entrevista devolutiva com a mãe e com acriança para esclarecimentos, orientações e encaminhamentos necessários, tais como: TerapiaCognitivo-Comportamental; Grupo de orientação aos pais – com o objetivo de adquirir novosmanejos com a criança; acompanhamento psicológico ao pai (pois, a mãe já se encontra ematendimento); participar de atividade esportiva; continuar com o acompanhamento neurológico eproporcionar momentos de lazer da criança com os pais. Na devolutiva a mãe relatou que o filhoteve uma mudança de comportamento considerável tanto em casa quanto na escola durante oprocesso, confirmando a continuidade do acompanhamento psicológico da criança na clínica etambém que ja iria providenciar as atividades físicas e os momentos de lazer. Concluiu-se que oprocesso psicodiagnóstico é extremamente importante, visto a possibilidade que o indivíduo tem dese beneficiar com os resultados apresentados, pois a partir das orientações e encaminhamentospoderá receber intervenções mais adequadas que favoreçam seu desenvolvimento, além depossibilitar aos pais orientações para que possam buscar recursos e novas formas deenfrentamento do problema que vivenciam. Além disso, foi de extrema valia quanto aoenriquecimento profissional da estagiária quanto à prática, visto a possibilidade de poderdesempenhar o processo de forma supervisionada.
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O processo foi estruturado em 09sessões sendo divididos da seguinte forma: 02 encontros iniciais com a mãe, sendo o primeiro paraacolhimento e o segundo uma entrevista de anamnese, 04 sessões foram realizadas Hora Lúdicacom a criança no consultório e em ambiente aberto (cantina) e 03 encontros com a criança nosquais foram aplicados os testes, que possibilitaram observar o comportamento da criança e umúltimo encontro com a mãe e com a criança para a entrevista devolutiva. Os instrumentos utilizadosforam: aplicação do teste HTP (que avalia aspectos da personalidade e dinâmica familiar, aaplicação da técnica do Desenho de Família, que avalia aspectos da dinâmica familiar), e aplicaçãoda escala WASI (faz uma breve avaliação da inteligência). Considerações: Durante o processo foipossível observar a facilidade da criança em se adaptar a atividade proposta e ao mesmo tempo adificuldade na concentração e em seguir regras. 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