A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/600 |
Resumo: | Introdução: O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos paraidentificar as forças e as fraquezas dos indivíduos envolvidos no processo, utilizando de váriosinstrumentos de forma a atingir os objetivos, sendo estes: entrevistas, testes, documentos,observações, etc. Cunha (2000). Objetivo: O presente estudo teve como objetivo apresentar edescrever os resultados de um estudo de caso que foi elaborado à partir de um processo dePsicodiagnóstico Clínico, o qual fez parte de uma das práticas do Estágio Profissionalizanterealizado na Clínica-Escola do curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas que tem comofoco a experiência prática do aluno com o paciente, aplicação e correção dos testes utilizados.Metodologia: A prática de estágio foi realizada sob a orientação de uma professora/psicólogaresponsável, com supervisões semanais para discussão do caso. O processo foi estruturado em 09sessões sendo divididos da seguinte forma: 02 encontros iniciais com a mãe, sendo o primeiro paraacolhimento e o segundo uma entrevista de anamnese, 04 sessões foram realizadas Hora Lúdicacom a criança no consultório e em ambiente aberto (cantina) e 03 encontros com a criança nosquais foram aplicados os testes, que possibilitaram observar o comportamento da criança e umúltimo encontro com a mãe e com a criança para a entrevista devolutiva. Os instrumentos utilizadosforam: aplicação do teste HTP (que avalia aspectos da personalidade e dinâmica familiar, aaplicação da técnica do Desenho de Família, que avalia aspectos da dinâmica familiar), e aplicaçãoda escala WASI (faz uma breve avaliação da inteligência). Considerações: Durante o processo foipossível observar a facilidade da criança em se adaptar a atividade proposta e ao mesmo tempo adificuldade na concentração e em seguir regras. No ambiente externo foi percebido acentuadaansiedade em esperar e em caminhar junto com outras pessoas, sempre muito curioso. Pode-seobservar ainda, o comportamento da criança regredido para sua idade, pensamento fantasioso ecom baixa resistência à frustração, traços de agressividade e impulsividade. Ao final do processoos dados analisados apontaram a hipótese de Transtorno do Deficit de Atenção e Transtorno deAnsiedade. Ao finalizar a avaliação foi realizada uma entrevista devolutiva com a mãe e com acriança para esclarecimentos, orientações e encaminhamentos necessários, tais como: TerapiaCognitivo-Comportamental; Grupo de orientação aos pais – com o objetivo de adquirir novosmanejos com a criança; acompanhamento psicológico ao pai (pois, a mãe já se encontra ematendimento); participar de atividade esportiva; continuar com o acompanhamento neurológico eproporcionar momentos de lazer da criança com os pais. Na devolutiva a mãe relatou que o filhoteve uma mudança de comportamento considerável tanto em casa quanto na escola durante oprocesso, confirmando a continuidade do acompanhamento psicológico da criança na clínica etambém que ja iria providenciar as atividades físicas e os momentos de lazer. Concluiu-se que oprocesso psicodiagnóstico é extremamente importante, visto a possibilidade que o indivíduo tem dese beneficiar com os resultados apresentados, pois a partir das orientações e encaminhamentospoderá receber intervenções mais adequadas que favoreçam seu desenvolvimento, além depossibilitar aos pais orientações para que possam buscar recursos e novas formas deenfrentamento do problema que vivenciam. Além disso, foi de extrema valia quanto aoenriquecimento profissional da estagiária quanto à prática, visto a possibilidade de poderdesempenhar o processo de forma supervisionada. |
id |
FPM-1_f0cfc01af738c5b34b277a346106762a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/600 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de casoPsicodiagnósticoAvaliação PsicológicaTestesIntrodução: O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos paraidentificar as forças e as fraquezas dos indivíduos envolvidos no processo, utilizando de váriosinstrumentos de forma a atingir os objetivos, sendo estes: entrevistas, testes, documentos,observações, etc. Cunha (2000). Objetivo: O presente estudo teve como objetivo apresentar edescrever os resultados de um estudo de caso que foi elaborado à partir de um processo dePsicodiagnóstico Clínico, o qual fez parte de uma das práticas do Estágio Profissionalizanterealizado na Clínica-Escola do curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas que tem comofoco a experiência prática do aluno com o paciente, aplicação e correção dos testes utilizados.Metodologia: A prática de estágio foi realizada sob a orientação de uma professora/psicólogaresponsável, com supervisões semanais para discussão do caso. O processo foi estruturado em 09sessões sendo divididos da seguinte forma: 02 encontros iniciais com a mãe, sendo o primeiro paraacolhimento e o segundo uma entrevista de anamnese, 04 sessões foram realizadas Hora Lúdicacom a criança no consultório e em ambiente aberto (cantina) e 03 encontros com a criança nosquais foram aplicados os testes, que possibilitaram observar o comportamento da criança e umúltimo encontro com a mãe e com a criança para a entrevista devolutiva. Os instrumentos utilizadosforam: aplicação do teste HTP (que avalia aspectos da personalidade e dinâmica familiar, aaplicação da técnica do Desenho de Família, que avalia aspectos da dinâmica familiar), e aplicaçãoda escala WASI (faz uma breve avaliação da inteligência). Considerações: Durante o processo foipossível observar a facilidade da criança em se adaptar a atividade proposta e ao mesmo tempo adificuldade na concentração e em seguir regras. No ambiente externo foi percebido acentuadaansiedade em esperar e em caminhar junto com outras pessoas, sempre muito curioso. Pode-seobservar ainda, o comportamento da criança regredido para sua idade, pensamento fantasioso ecom baixa resistência à frustração, traços de agressividade e impulsividade. Ao final do processoos dados analisados apontaram a hipótese de Transtorno do Deficit de Atenção e Transtorno deAnsiedade. Ao finalizar a avaliação foi realizada uma entrevista devolutiva com a mãe e com acriança para esclarecimentos, orientações e encaminhamentos necessários, tais como: TerapiaCognitivo-Comportamental; Grupo de orientação aos pais – com o objetivo de adquirir novosmanejos com a criança; acompanhamento psicológico ao pai (pois, a mãe já se encontra ematendimento); participar de atividade esportiva; continuar com o acompanhamento neurológico eproporcionar momentos de lazer da criança com os pais. Na devolutiva a mãe relatou que o filhoteve uma mudança de comportamento considerável tanto em casa quanto na escola durante oprocesso, confirmando a continuidade do acompanhamento psicológico da criança na clínica etambém que ja iria providenciar as atividades físicas e os momentos de lazer. Concluiu-se que oprocesso psicodiagnóstico é extremamente importante, visto a possibilidade que o indivíduo tem dese beneficiar com os resultados apresentados, pois a partir das orientações e encaminhamentospoderá receber intervenções mais adequadas que favoreçam seu desenvolvimento, além depossibilitar aos pais orientações para que possam buscar recursos e novas formas deenfrentamento do problema que vivenciam. Além disso, foi de extrema valia quanto aoenriquecimento profissional da estagiária quanto à prática, visto a possibilidade de poderdesempenhar o processo de forma supervisionada.Faculdade Patos de Minas2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/600Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 No. Suppl.2 (2019): Proceedings of the IV Seminar on Health Promotion and II Forum of Scientific Initiation FPM; 74-74Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 Núm. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 74-74Psicologia e Saúde em debate; v. 5 n. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 74-742446-922X10.22289/2446-922X.V5S2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/600/363Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Juliana Aparecida deMendes, Delza Ferreira2023-08-01T03:31:29Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/600Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:29Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso |
title |
A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso Araújo, Juliana Aparecida de Psicodiagnóstico Avaliação Psicológica Testes |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: um estudo de caso |
author |
Araújo, Juliana Aparecida de |
author_facet |
Araújo, Juliana Aparecida de Mendes, Delza Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Delza Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Juliana Aparecida de Mendes, Delza Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicodiagnóstico Avaliação Psicológica Testes |
topic |
Psicodiagnóstico Avaliação Psicológica Testes |
description |
Introdução: O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos paraidentificar as forças e as fraquezas dos indivíduos envolvidos no processo, utilizando de váriosinstrumentos de forma a atingir os objetivos, sendo estes: entrevistas, testes, documentos,observações, etc. Cunha (2000). Objetivo: O presente estudo teve como objetivo apresentar edescrever os resultados de um estudo de caso que foi elaborado à partir de um processo dePsicodiagnóstico Clínico, o qual fez parte de uma das práticas do Estágio Profissionalizanterealizado na Clínica-Escola do curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas que tem comofoco a experiência prática do aluno com o paciente, aplicação e correção dos testes utilizados.Metodologia: A prática de estágio foi realizada sob a orientação de uma professora/psicólogaresponsável, com supervisões semanais para discussão do caso. O processo foi estruturado em 09sessões sendo divididos da seguinte forma: 02 encontros iniciais com a mãe, sendo o primeiro paraacolhimento e o segundo uma entrevista de anamnese, 04 sessões foram realizadas Hora Lúdicacom a criança no consultório e em ambiente aberto (cantina) e 03 encontros com a criança nosquais foram aplicados os testes, que possibilitaram observar o comportamento da criança e umúltimo encontro com a mãe e com a criança para a entrevista devolutiva. Os instrumentos utilizadosforam: aplicação do teste HTP (que avalia aspectos da personalidade e dinâmica familiar, aaplicação da técnica do Desenho de Família, que avalia aspectos da dinâmica familiar), e aplicaçãoda escala WASI (faz uma breve avaliação da inteligência). Considerações: Durante o processo foipossível observar a facilidade da criança em se adaptar a atividade proposta e ao mesmo tempo adificuldade na concentração e em seguir regras. No ambiente externo foi percebido acentuadaansiedade em esperar e em caminhar junto com outras pessoas, sempre muito curioso. Pode-seobservar ainda, o comportamento da criança regredido para sua idade, pensamento fantasioso ecom baixa resistência à frustração, traços de agressividade e impulsividade. Ao final do processoos dados analisados apontaram a hipótese de Transtorno do Deficit de Atenção e Transtorno deAnsiedade. Ao finalizar a avaliação foi realizada uma entrevista devolutiva com a mãe e com acriança para esclarecimentos, orientações e encaminhamentos necessários, tais como: TerapiaCognitivo-Comportamental; Grupo de orientação aos pais – com o objetivo de adquirir novosmanejos com a criança; acompanhamento psicológico ao pai (pois, a mãe já se encontra ematendimento); participar de atividade esportiva; continuar com o acompanhamento neurológico eproporcionar momentos de lazer da criança com os pais. Na devolutiva a mãe relatou que o filhoteve uma mudança de comportamento considerável tanto em casa quanto na escola durante oprocesso, confirmando a continuidade do acompanhamento psicológico da criança na clínica etambém que ja iria providenciar as atividades físicas e os momentos de lazer. Concluiu-se que oprocesso psicodiagnóstico é extremamente importante, visto a possibilidade que o indivíduo tem dese beneficiar com os resultados apresentados, pois a partir das orientações e encaminhamentospoderá receber intervenções mais adequadas que favoreçam seu desenvolvimento, além depossibilitar aos pais orientações para que possam buscar recursos e novas formas deenfrentamento do problema que vivenciam. Além disso, foi de extrema valia quanto aoenriquecimento profissional da estagiária quanto à prática, visto a possibilidade de poderdesempenhar o processo de forma supervisionada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/600 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/600/363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 No. Suppl.2 (2019): Proceedings of the IV Seminar on Health Promotion and II Forum of Scientific Initiation FPM; 74-74 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 5 Núm. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 74-74 Psicologia e Saúde em debate; v. 5 n. Suppl.2 (2019): Anais do IV Seminário em Promoção da Saúde e II Fórum de Iniciação Científica FPM; 74-74 2446-922X 10.22289/2446-922X.V5S2 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042464483180544 |