TREINAMENTO INTERNO NAS ORGANIZAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arvelos, Túlio Caldeira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moura, Cíntia Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/568
Resumo: Introdução: Sabe-se que o conhecimento compartilhado tende a contribuir para o bom andamentodos processos internos, diminuição do stress e descentralização de atividades e responsabilidades,otimização do uso tempo e recursos, além do aprimoramento da qualificação dos colaboradoresadvindos da própria organização e são inúmeras as vantagens do treinamento interno para aempresa, parceiros, funcionários, clientes e consumidores. Objetivo: O objetivo desse estudo éentender o uso e a expectativa do treinamento interno nas organizações, analisando a qualificaçãointerna como forma de incentivar o engajamento dos funcionários, entrosamento da equipe epromover um ambiente de trabalho cooperativo, estimulante, participativo e que promovacrescimento e aprendizado aos colaboradores. Metodologia: O presente trabalho apresenta umarevisão conceitual da literatura. Considerações: A literatura investigada aponta que o treinamentointerno nas organizações é uma ferramenta em crescimento, por não se ter investimento por partedas empresas e também por muitas vezes se atribuir mais sentido, credibilidade e eficácia aoconhecimento advindo extra corporação. O uso desse recurso tende a ser mais utilizado no futuro,em virtude de facilidade, custos, acessibilidade e mensuração de retorno. O ideal é que não sejauma substituição a demais treinamento formais e, sim, um complemento a conhecimentosadquiridos de estudos, aprendizado, experiências adquiridas e vivências anteriores da própriapessoa ou compartilhada por algum colega. Faz também com que a empresa proporcione umatendimento de qualidade aos seus clientes, aumentando sua carteira, participação de mercado(market share), satisfação por parte da clientela e padronização em seus produtos. Nesse sentido,entende-se que dar voz aos funcionários é uma maneira de mostrar a importância que a empresatem com sua presença, opinião, tomada de decisão e atuação. Faz também com que os talentossejam retidos dentro da própria empresa e ponderem sempre que se depararem com proposta pararecolocação no mercado ou uma situação no trabalho que não os agrade.
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