Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Mariana Franco Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zagonel, Ivete Palmira Sanson, Martini, Milena Binhame Albini, de Almeida, Márcio José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/645
Resumo: O estudo utilizou o método de pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, na análise das atitudes subjetivas e objetivas de cuidado, de estudantes e professores de medicina, de uma universidade de Curitiba. Utilizou-se a observação de aulas teóricas e práticas, das disciplinas de Saúde Coletiva, com um roteiro predefinido, o qual incluiu: ambientes e cenas de ensino; relacionamento interpessoal; atitudes subjetivas e objetivas de humanização em saúde no cuidado; atitudes nos ambientes de ensino. As observações demonstraram que os ambientes e cenas de ensino utilizados são variados e predispõem a um aprendizado amplo e com conhecimento integral do Sistema de Saúde; há um direcionamento das práticas para a aquisição de habilidades relacionais e de cuidado centrado no paciente; e que a maior parte das disciplinas se preocupa com o desenvolvimento de habilidades de humanização que modifiquem a atuação do médico atual, pautada na segregação das especialidades e no atendimento hospitalar.  
id FPP-1_085b96e969a693d3d3939c14794b2b03
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/645
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.Educação Médica. Ensino. Ciências Humanas. Saúde Coletiva. Avaliação EducacionalO estudo utilizou o método de pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, na análise das atitudes subjetivas e objetivas de cuidado, de estudantes e professores de medicina, de uma universidade de Curitiba. Utilizou-se a observação de aulas teóricas e práticas, das disciplinas de Saúde Coletiva, com um roteiro predefinido, o qual incluiu: ambientes e cenas de ensino; relacionamento interpessoal; atitudes subjetivas e objetivas de humanização em saúde no cuidado; atitudes nos ambientes de ensino. As observações demonstraram que os ambientes e cenas de ensino utilizados são variados e predispõem a um aprendizado amplo e com conhecimento integral do Sistema de Saúde; há um direcionamento das práticas para a aquisição de habilidades relacionais e de cuidado centrado no paciente; e que a maior parte das disciplinas se preocupa com o desenvolvimento de habilidades de humanização que modifiquem a atuação do médico atual, pautada na segregação das especialidades e no atendimento hospitalar.  Faculdades Pequeno Príncipe2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/64510.22421/15177130-2019v20n1p9Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 1 (2019); 9-18Espaço para a Saúde; v. 20 n. 1 (2019); 9-181517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/645/pdfCopyright (c) 2019 Mariana Franco Ribeiro de Oliveira, Ivete Palmira Sanson Zagonel, Milena Binhame Albini Martini, Márcio José de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Mariana Franco RibeiroZagonel, Ivete Palmira SansonMartini, Milena Binhame Albinide Almeida, Márcio José2022-02-14T16:53:05Zoai:ojs.168.194.69.20:article/645Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:05Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
title Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
spellingShingle Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
de Oliveira, Mariana Franco Ribeiro
Educação Médica. Ensino. Ciências Humanas. Saúde Coletiva. Avaliação Educacional
title_short Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
title_full Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
title_fullStr Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
title_full_unstemmed Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
title_sort Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
author de Oliveira, Mariana Franco Ribeiro
author_facet de Oliveira, Mariana Franco Ribeiro
Zagonel, Ivete Palmira Sanson
Martini, Milena Binhame Albini
de Almeida, Márcio José
author_role author
author2 Zagonel, Ivete Palmira Sanson
Martini, Milena Binhame Albini
de Almeida, Márcio José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Mariana Franco Ribeiro
Zagonel, Ivete Palmira Sanson
Martini, Milena Binhame Albini
de Almeida, Márcio José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica. Ensino. Ciências Humanas. Saúde Coletiva. Avaliação Educacional
topic Educação Médica. Ensino. Ciências Humanas. Saúde Coletiva. Avaliação Educacional
description O estudo utilizou o método de pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, na análise das atitudes subjetivas e objetivas de cuidado, de estudantes e professores de medicina, de uma universidade de Curitiba. Utilizou-se a observação de aulas teóricas e práticas, das disciplinas de Saúde Coletiva, com um roteiro predefinido, o qual incluiu: ambientes e cenas de ensino; relacionamento interpessoal; atitudes subjetivas e objetivas de humanização em saúde no cuidado; atitudes nos ambientes de ensino. As observações demonstraram que os ambientes e cenas de ensino utilizados são variados e predispõem a um aprendizado amplo e com conhecimento integral do Sistema de Saúde; há um direcionamento das práticas para a aquisição de habilidades relacionais e de cuidado centrado no paciente; e que a maior parte das disciplinas se preocupa com o desenvolvimento de habilidades de humanização que modifiquem a atuação do médico atual, pautada na segregação das especialidades e no atendimento hospitalar.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/645
10.22421/15177130-2019v20n1p9
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/645
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2019v20n1p9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/645/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 1 (2019); 9-18
Espaço para a Saúde; v. 20 n. 1 (2019); 9-18
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797495454466048