Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386 |
Resumo: | Conhecer a visão de enfermeiros de um hospital escola sobre a educação permanente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, no qual participaram 11 enfermeiros de um hospital escola, localizado na Região Sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2014, por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Análise Temática. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros entendem a educação permanente como um aprendizado contínuo, dereflexão, transformação da práticapromovendo maior qualidade no cuidado. Destacam-se a dificuldade dos profissionais em participar das atividades por falta de pessoas para substituí-los, falta de otimização do tempo e de interesse pessoal. Quanto às estratégias está o planejamento das ações junto às equipes. Enfatiza-se que aEducação Permanente em Saúde precisa ser entendida como um instrumento capaz de promover o aprimoramento dos trabalhadores e mudanças construtivas no processo de trabalho. |
id |
FPP-1_27b028a388b169940e09536e2e4aabb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/386 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeirosEnfermagemEducaçãoEducação ContinuadaDesenvolvimento de pessoal.Conhecer a visão de enfermeiros de um hospital escola sobre a educação permanente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, no qual participaram 11 enfermeiros de um hospital escola, localizado na Região Sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2014, por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Análise Temática. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros entendem a educação permanente como um aprendizado contínuo, dereflexão, transformação da práticapromovendo maior qualidade no cuidado. Destacam-se a dificuldade dos profissionais em participar das atividades por falta de pessoas para substituí-los, falta de otimização do tempo e de interesse pessoal. Quanto às estratégias está o planejamento das ações junto às equipes. Enfatiza-se que aEducação Permanente em Saúde precisa ser entendida como um instrumento capaz de promover o aprimoramento dos trabalhadores e mudanças construtivas no processo de trabalho.Faculdades Pequeno Príncipe2021-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/38610.22421/15177130-2015v16n4p87Espaço para a Saúde; Vol. 16 No. 4 (2015); 87-97Espaço para a Saúde; v. 16 n. 4 (2015); 87-971517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386/11Copyright (c) 2021 Cindi Costa Puggina, Simone Coelho Amestoy, Helen Nicoletti Fernandes, Lisa Antunes Carvalho, Ana Cristina Pretto Báo, Franciane Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPuggina, Cindi CostaAmestoy, Simone CoelhoFernandes, Helen NicolettiCarvalho, Lisa AntunesBáo, Ana Cristina PrettoAlves, Franciane2022-02-14T16:52:50Zoai:ojs.168.194.69.20:article/386Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:52:50Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros |
title |
Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros |
spellingShingle |
Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros Puggina, Cindi Costa Enfermagem Educação Educação Continuada Desenvolvimento de pessoal. |
title_short |
Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros |
title_full |
Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros |
title_fullStr |
Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros |
title_sort |
Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros |
author |
Puggina, Cindi Costa |
author_facet |
Puggina, Cindi Costa Amestoy, Simone Coelho Fernandes, Helen Nicoletti Carvalho, Lisa Antunes Báo, Ana Cristina Pretto Alves, Franciane |
author_role |
author |
author2 |
Amestoy, Simone Coelho Fernandes, Helen Nicoletti Carvalho, Lisa Antunes Báo, Ana Cristina Pretto Alves, Franciane |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puggina, Cindi Costa Amestoy, Simone Coelho Fernandes, Helen Nicoletti Carvalho, Lisa Antunes Báo, Ana Cristina Pretto Alves, Franciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação Educação Continuada Desenvolvimento de pessoal. |
topic |
Enfermagem Educação Educação Continuada Desenvolvimento de pessoal. |
description |
Conhecer a visão de enfermeiros de um hospital escola sobre a educação permanente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, no qual participaram 11 enfermeiros de um hospital escola, localizado na Região Sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2014, por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Análise Temática. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros entendem a educação permanente como um aprendizado contínuo, dereflexão, transformação da práticapromovendo maior qualidade no cuidado. Destacam-se a dificuldade dos profissionais em participar das atividades por falta de pessoas para substituí-los, falta de otimização do tempo e de interesse pessoal. Quanto às estratégias está o planejamento das ações junto às equipes. Enfatiza-se que aEducação Permanente em Saúde precisa ser entendida como um instrumento capaz de promover o aprimoramento dos trabalhadores e mudanças construtivas no processo de trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386 10.22421/15177130-2015v16n4p87 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2015v16n4p87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386/11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 16 No. 4 (2015); 87-97 Espaço para a Saúde; v. 16 n. 4 (2015); 87-97 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797494837903360 |