Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puggina, Cindi Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amestoy, Simone Coelho, Fernandes, Helen Nicoletti, Carvalho, Lisa Antunes, Báo, Ana Cristina Pretto, Alves, Franciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386
Resumo: Conhecer a visão de enfermeiros de um hospital escola sobre a educação permanente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, no qual participaram 11 enfermeiros de um hospital escola, localizado na Região Sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2014, por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Análise Temática. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros entendem a educação permanente como um aprendizado contínuo, dereflexão, transformação da práticapromovendo maior qualidade no cuidado. Destacam-se a dificuldade dos profissionais em participar das atividades por falta de pessoas para substituí-los, falta de otimização do tempo e de interesse pessoal. Quanto às estratégias está o planejamento das ações junto às equipes. Enfatiza-se que aEducação Permanente em Saúde precisa ser entendida como um instrumento capaz de promover o aprimoramento dos trabalhadores e mudanças construtivas no processo de trabalho.
id FPP-1_27b028a388b169940e09536e2e4aabb8
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/386
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeirosEnfermagemEducaçãoEducação ContinuadaDesenvolvimento de pessoal.Conhecer a visão de enfermeiros de um hospital escola sobre a educação permanente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, no qual participaram 11 enfermeiros de um hospital escola, localizado na Região Sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2014, por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Análise Temática. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros entendem a educação permanente como um aprendizado contínuo, dereflexão, transformação da práticapromovendo maior qualidade no cuidado. Destacam-se a dificuldade dos profissionais em participar das atividades por falta de pessoas para substituí-los, falta de otimização do tempo e de interesse pessoal. Quanto às estratégias está o planejamento das ações junto às equipes. Enfatiza-se que aEducação Permanente em Saúde precisa ser entendida como um instrumento capaz de promover o aprimoramento dos trabalhadores e mudanças construtivas no processo de trabalho.Faculdades Pequeno Príncipe2021-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/38610.22421/15177130-2015v16n4p87Espaço para a Saúde; Vol. 16 No. 4 (2015); 87-97Espaço para a Saúde; v. 16 n. 4 (2015); 87-971517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386/11Copyright (c) 2021 Cindi Costa Puggina, Simone Coelho Amestoy, Helen Nicoletti Fernandes, Lisa Antunes Carvalho, Ana Cristina Pretto Báo, Franciane Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPuggina, Cindi CostaAmestoy, Simone CoelhoFernandes, Helen NicolettiCarvalho, Lisa AntunesBáo, Ana Cristina PrettoAlves, Franciane2022-02-14T16:52:50Zoai:ojs.168.194.69.20:article/386Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:52:50Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
title Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
spellingShingle Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
Puggina, Cindi Costa
Enfermagem
Educação
Educação Continuada
Desenvolvimento de pessoal.
title_short Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
title_full Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
title_fullStr Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
title_full_unstemmed Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
title_sort Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
author Puggina, Cindi Costa
author_facet Puggina, Cindi Costa
Amestoy, Simone Coelho
Fernandes, Helen Nicoletti
Carvalho, Lisa Antunes
Báo, Ana Cristina Pretto
Alves, Franciane
author_role author
author2 Amestoy, Simone Coelho
Fernandes, Helen Nicoletti
Carvalho, Lisa Antunes
Báo, Ana Cristina Pretto
Alves, Franciane
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puggina, Cindi Costa
Amestoy, Simone Coelho
Fernandes, Helen Nicoletti
Carvalho, Lisa Antunes
Báo, Ana Cristina Pretto
Alves, Franciane
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação
Educação Continuada
Desenvolvimento de pessoal.
topic Enfermagem
Educação
Educação Continuada
Desenvolvimento de pessoal.
description Conhecer a visão de enfermeiros de um hospital escola sobre a educação permanente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, no qual participaram 11 enfermeiros de um hospital escola, localizado na Região Sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2014, por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Análise Temática. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros entendem a educação permanente como um aprendizado contínuo, dereflexão, transformação da práticapromovendo maior qualidade no cuidado. Destacam-se a dificuldade dos profissionais em participar das atividades por falta de pessoas para substituí-los, falta de otimização do tempo e de interesse pessoal. Quanto às estratégias está o planejamento das ações junto às equipes. Enfatiza-se que aEducação Permanente em Saúde precisa ser entendida como um instrumento capaz de promover o aprimoramento dos trabalhadores e mudanças construtivas no processo de trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386
10.22421/15177130-2015v16n4p87
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2015v16n4p87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386/11
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 16 No. 4 (2015); 87-97
Espaço para a Saúde; v. 16 n. 4 (2015); 87-97
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797494837903360