Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378 |
Resumo: | No âmbito do Sistema Único de Saúde, criado num contexto de transformações e reformas nas políticas sociais brasileiras, uma das preocupações é a formulação de políticas educacionais para trabalhadores do setor coerente com esse sistema. Duas importantes políticas de educação profissional em saúde, o Projeto Larga Escala e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são exemplos de respostas à essa preocupação. Para este estudo a Análise Documental constituiu o percurso metodológico, com a Resolução CIPLAN nº 15 de 11 de novembro de 1985 e a Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Implantadas em momentos diferentes pelo Ministério da Saúde as duas políticas apresentam em comum o conceito da integração ensino-serviço como substrato ao processo de organização do sistema de saúde brasileiro. A presença do conceito revela a importância da sintonia entre formação e serviço, aspecto sempre em destaque no campo da saúde. |
id |
FPP-1_2b4cad9b3effc9821287d467a3407a53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/378 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.Educação em SaúdePolíticas PúblicasIntegração Docente-Assistencial.No âmbito do Sistema Único de Saúde, criado num contexto de transformações e reformas nas políticas sociais brasileiras, uma das preocupações é a formulação de políticas educacionais para trabalhadores do setor coerente com esse sistema. Duas importantes políticas de educação profissional em saúde, o Projeto Larga Escala e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são exemplos de respostas à essa preocupação. Para este estudo a Análise Documental constituiu o percurso metodológico, com a Resolução CIPLAN nº 15 de 11 de novembro de 1985 e a Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Implantadas em momentos diferentes pelo Ministério da Saúde as duas políticas apresentam em comum o conceito da integração ensino-serviço como substrato ao processo de organização do sistema de saúde brasileiro. A presença do conceito revela a importância da sintonia entre formação e serviço, aspecto sempre em destaque no campo da saúde.Faculdades Pequeno Príncipe2016-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/37810.22421/15177130-2016v17n1p138Espaço para a Saúde; Vol. 17 No. 1 (2016); 138-144Espaço para a Saúde; v. 17 n. 1 (2016); 138-1441517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378/22Copyright (c) 2016 Tereza Miranda Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Rodrigues, Tereza2022-02-14T16:52:49Zoai:ojs.168.194.69.20:article/378Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:52:49Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde. |
title |
Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde. |
spellingShingle |
Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde. Miranda Rodrigues, Tereza Educação em Saúde Políticas Públicas Integração Docente-Assistencial. |
title_short |
Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde. |
title_full |
Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde. |
title_fullStr |
Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde. |
title_full_unstemmed |
Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde. |
title_sort |
Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde. |
author |
Miranda Rodrigues, Tereza |
author_facet |
Miranda Rodrigues, Tereza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Rodrigues, Tereza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Políticas Públicas Integração Docente-Assistencial. |
topic |
Educação em Saúde Políticas Públicas Integração Docente-Assistencial. |
description |
No âmbito do Sistema Único de Saúde, criado num contexto de transformações e reformas nas políticas sociais brasileiras, uma das preocupações é a formulação de políticas educacionais para trabalhadores do setor coerente com esse sistema. Duas importantes políticas de educação profissional em saúde, o Projeto Larga Escala e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são exemplos de respostas à essa preocupação. Para este estudo a Análise Documental constituiu o percurso metodológico, com a Resolução CIPLAN nº 15 de 11 de novembro de 1985 e a Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Implantadas em momentos diferentes pelo Ministério da Saúde as duas políticas apresentam em comum o conceito da integração ensino-serviço como substrato ao processo de organização do sistema de saúde brasileiro. A presença do conceito revela a importância da sintonia entre formação e serviço, aspecto sempre em destaque no campo da saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378 10.22421/15177130-2016v17n1p138 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2016v17n1p138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378/22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Tereza Miranda Rodrigues info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Tereza Miranda Rodrigues |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 17 No. 1 (2016); 138-144 Espaço para a Saúde; v. 17 n. 1 (2016); 138-144 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797494544302080 |