Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Rodrigues, Tereza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378
Resumo: No âmbito do Sistema Único de Saúde, criado num contexto de transformações e reformas nas políticas sociais brasileiras, uma das preocupações é a formulação de políticas educacionais para trabalhadores do setor coerente com esse sistema. Duas importantes políticas de educação profissional em saúde, o Projeto Larga Escala e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são exemplos de respostas à essa preocupação. Para este estudo a Análise Documental constituiu o percurso metodológico, com a Resolução CIPLAN nº 15 de 11 de novembro de 1985 e a Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Implantadas em momentos diferentes pelo Ministério da Saúde as duas políticas apresentam em comum o conceito da integração ensino-serviço como substrato ao processo de organização do sistema de saúde brasileiro. A presença do conceito revela a importância da sintonia entre formação e serviço, aspecto sempre em destaque no campo da saúde.
id FPP-1_2b4cad9b3effc9821287d467a3407a53
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/378
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.Educação em SaúdePolíticas PúblicasIntegração Docente-Assistencial.No âmbito do Sistema Único de Saúde, criado num contexto de transformações e reformas nas políticas sociais brasileiras, uma das preocupações é a formulação de políticas educacionais para trabalhadores do setor coerente com esse sistema. Duas importantes políticas de educação profissional em saúde, o Projeto Larga Escala e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são exemplos de respostas à essa preocupação. Para este estudo a Análise Documental constituiu o percurso metodológico, com a Resolução CIPLAN nº 15 de 11 de novembro de 1985 e a Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Implantadas em momentos diferentes pelo Ministério da Saúde as duas políticas apresentam em comum o conceito da integração ensino-serviço como substrato ao processo de organização do sistema de saúde brasileiro. A presença do conceito revela a importância da sintonia entre formação e serviço, aspecto sempre em destaque no campo da saúde.Faculdades Pequeno Príncipe2016-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/37810.22421/15177130-2016v17n1p138Espaço para a Saúde; Vol. 17 No. 1 (2016); 138-144Espaço para a Saúde; v. 17 n. 1 (2016); 138-1441517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378/22Copyright (c) 2016 Tereza Miranda Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Rodrigues, Tereza2022-02-14T16:52:49Zoai:ojs.168.194.69.20:article/378Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:52:49Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.
title Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.
spellingShingle Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.
Miranda Rodrigues, Tereza
Educação em Saúde
Políticas Públicas
Integração Docente-Assistencial.
title_short Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.
title_full Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.
title_fullStr Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.
title_full_unstemmed Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.
title_sort Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.
author Miranda Rodrigues, Tereza
author_facet Miranda Rodrigues, Tereza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Rodrigues, Tereza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Políticas Públicas
Integração Docente-Assistencial.
topic Educação em Saúde
Políticas Públicas
Integração Docente-Assistencial.
description No âmbito do Sistema Único de Saúde, criado num contexto de transformações e reformas nas políticas sociais brasileiras, uma das preocupações é a formulação de políticas educacionais para trabalhadores do setor coerente com esse sistema. Duas importantes políticas de educação profissional em saúde, o Projeto Larga Escala e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são exemplos de respostas à essa preocupação. Para este estudo a Análise Documental constituiu o percurso metodológico, com a Resolução CIPLAN nº 15 de 11 de novembro de 1985 e a Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Implantadas em momentos diferentes pelo Ministério da Saúde as duas políticas apresentam em comum o conceito da integração ensino-serviço como substrato ao processo de organização do sistema de saúde brasileiro. A presença do conceito revela a importância da sintonia entre formação e serviço, aspecto sempre em destaque no campo da saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378
10.22421/15177130-2016v17n1p138
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2016v17n1p138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378/22
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Tereza Miranda Rodrigues
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Tereza Miranda Rodrigues
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 17 No. 1 (2016); 138-144
Espaço para a Saúde; v. 17 n. 1 (2016); 138-144
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797494544302080