Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uscocovich, Kurt Juliano Sack Orejuela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Turim, Douglas Leandro, Souza, Juliano Mendes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240
Resumo: O Teste de Progresso trata-se de avaliação cognitiva, composto por questões de múltipla escolha, sendo utilizado com a finalidade de verificar o contexto de aprendizado ao longo do curso de medicina. Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um teste composto de 20 questões de múltipla escolha sobre Saúde Coletiva. O estudo apresentou um aumento gradual nos valores das notas médias com o avanço dos períodos de estudo, representado por um acréscimo de 24% na nota final em relação à inicial, porém a partir do quinto período não houve um crescimento estatisticamente significativo. Estes resultados refletem uma inserção da Saúde Coletiva nos primeiros anos do curso, revelando uma fragmentação do ensino. O Teste de Progresso mostrou-se útil como método de avaliação do desenvolvimento institucional e acadêmico.
id FPP-1_a2c1f456fa8fcc31ce6fa57bfca4da26
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/240
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de MedicinaTeste de ProgressoAvaliação CognitivaO Teste de Progresso trata-se de avaliação cognitiva, composto por questões de múltipla escolha, sendo utilizado com a finalidade de verificar o contexto de aprendizado ao longo do curso de medicina. Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um teste composto de 20 questões de múltipla escolha sobre Saúde Coletiva. O estudo apresentou um aumento gradual nos valores das notas médias com o avanço dos períodos de estudo, representado por um acréscimo de 24% na nota final em relação à inicial, porém a partir do quinto período não houve um crescimento estatisticamente significativo. Estes resultados refletem uma inserção da Saúde Coletiva nos primeiros anos do curso, revelando uma fragmentação do ensino. O Teste de Progresso mostrou-se útil como método de avaliação do desenvolvimento institucional e acadêmico.Faculdades Pequeno Príncipe2017-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/24010.22421/15177130-2017v18n2p77Espaço para a Saúde; Vol. 18 No. 2 (2017); 77-83Espaço para a Saúde; v. 18 n. 2 (2017); 77-831517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240/pdf_1Copyright (c) 2017 Kurt Juliano Sack Orejuela Uscocovich, Douglas Leandro Turim, Juliano Mendes de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessUscocovich, Kurt Juliano Sack OrejuelaTurim, Douglas LeandroSouza, Juliano Mendes de2022-02-14T16:52:37Zoai:ojs.168.194.69.20:article/240Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:52:37Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina
title Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina
spellingShingle Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina
Uscocovich, Kurt Juliano Sack Orejuela
Teste de Progresso
Avaliação Cognitiva
title_short Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina
title_full Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina
title_fullStr Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina
title_full_unstemmed Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina
title_sort Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina
author Uscocovich, Kurt Juliano Sack Orejuela
author_facet Uscocovich, Kurt Juliano Sack Orejuela
Turim, Douglas Leandro
Souza, Juliano Mendes de
author_role author
author2 Turim, Douglas Leandro
Souza, Juliano Mendes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uscocovich, Kurt Juliano Sack Orejuela
Turim, Douglas Leandro
Souza, Juliano Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Teste de Progresso
Avaliação Cognitiva
topic Teste de Progresso
Avaliação Cognitiva
description O Teste de Progresso trata-se de avaliação cognitiva, composto por questões de múltipla escolha, sendo utilizado com a finalidade de verificar o contexto de aprendizado ao longo do curso de medicina. Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um teste composto de 20 questões de múltipla escolha sobre Saúde Coletiva. O estudo apresentou um aumento gradual nos valores das notas médias com o avanço dos períodos de estudo, representado por um acréscimo de 24% na nota final em relação à inicial, porém a partir do quinto período não houve um crescimento estatisticamente significativo. Estes resultados refletem uma inserção da Saúde Coletiva nos primeiros anos do curso, revelando uma fragmentação do ensino. O Teste de Progresso mostrou-se útil como método de avaliação do desenvolvimento institucional e acadêmico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240
10.22421/15177130-2017v18n2p77
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2017v18n2p77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 18 No. 2 (2017); 77-83
Espaço para a Saúde; v. 18 n. 2 (2017); 77-83
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797494387015680