Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240 |
Resumo: | O Teste de Progresso trata-se de avaliação cognitiva, composto por questões de múltipla escolha, sendo utilizado com a finalidade de verificar o contexto de aprendizado ao longo do curso de medicina. Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um teste composto de 20 questões de múltipla escolha sobre Saúde Coletiva. O estudo apresentou um aumento gradual nos valores das notas médias com o avanço dos períodos de estudo, representado por um acréscimo de 24% na nota final em relação à inicial, porém a partir do quinto período não houve um crescimento estatisticamente significativo. Estes resultados refletem uma inserção da Saúde Coletiva nos primeiros anos do curso, revelando uma fragmentação do ensino. O Teste de Progresso mostrou-se útil como método de avaliação do desenvolvimento institucional e acadêmico. |
id |
FPP-1_a2c1f456fa8fcc31ce6fa57bfca4da26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/240 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de MedicinaTeste de ProgressoAvaliação CognitivaO Teste de Progresso trata-se de avaliação cognitiva, composto por questões de múltipla escolha, sendo utilizado com a finalidade de verificar o contexto de aprendizado ao longo do curso de medicina. Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um teste composto de 20 questões de múltipla escolha sobre Saúde Coletiva. O estudo apresentou um aumento gradual nos valores das notas médias com o avanço dos períodos de estudo, representado por um acréscimo de 24% na nota final em relação à inicial, porém a partir do quinto período não houve um crescimento estatisticamente significativo. Estes resultados refletem uma inserção da Saúde Coletiva nos primeiros anos do curso, revelando uma fragmentação do ensino. O Teste de Progresso mostrou-se útil como método de avaliação do desenvolvimento institucional e acadêmico.Faculdades Pequeno Príncipe2017-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/24010.22421/15177130-2017v18n2p77Espaço para a Saúde; Vol. 18 No. 2 (2017); 77-83Espaço para a Saúde; v. 18 n. 2 (2017); 77-831517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240/pdf_1Copyright (c) 2017 Kurt Juliano Sack Orejuela Uscocovich, Douglas Leandro Turim, Juliano Mendes de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessUscocovich, Kurt Juliano Sack OrejuelaTurim, Douglas LeandroSouza, Juliano Mendes de2022-02-14T16:52:37Zoai:ojs.168.194.69.20:article/240Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:52:37Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina |
title |
Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina |
spellingShingle |
Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina Uscocovich, Kurt Juliano Sack Orejuela Teste de Progresso Avaliação Cognitiva |
title_short |
Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina |
title_full |
Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina |
title_fullStr |
Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina |
title_full_unstemmed |
Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina |
title_sort |
Avaliação de Progresso de Conhecimentos sobre Saúde Coletiva em acadêmicos de Medicina |
author |
Uscocovich, Kurt Juliano Sack Orejuela |
author_facet |
Uscocovich, Kurt Juliano Sack Orejuela Turim, Douglas Leandro Souza, Juliano Mendes de |
author_role |
author |
author2 |
Turim, Douglas Leandro Souza, Juliano Mendes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uscocovich, Kurt Juliano Sack Orejuela Turim, Douglas Leandro Souza, Juliano Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teste de Progresso Avaliação Cognitiva |
topic |
Teste de Progresso Avaliação Cognitiva |
description |
O Teste de Progresso trata-se de avaliação cognitiva, composto por questões de múltipla escolha, sendo utilizado com a finalidade de verificar o contexto de aprendizado ao longo do curso de medicina. Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um teste composto de 20 questões de múltipla escolha sobre Saúde Coletiva. O estudo apresentou um aumento gradual nos valores das notas médias com o avanço dos períodos de estudo, representado por um acréscimo de 24% na nota final em relação à inicial, porém a partir do quinto período não houve um crescimento estatisticamente significativo. Estes resultados refletem uma inserção da Saúde Coletiva nos primeiros anos do curso, revelando uma fragmentação do ensino. O Teste de Progresso mostrou-se útil como método de avaliação do desenvolvimento institucional e acadêmico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240 10.22421/15177130-2017v18n2p77 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2017v18n2p77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/240/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 18 No. 2 (2017); 77-83 Espaço para a Saúde; v. 18 n. 2 (2017); 77-83 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797494387015680 |