Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Digner, Ingridy de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Deina, Marina, Zantut, Lucas, Dall'Oglio, Laura Maria, Sfredo, Luciano Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700
Resumo: Este estudo pretende identificar os principais desafios para a manutenção do ensino na área da saúde no período pandêmico por COVID-19. Para tal, utilizou-se da metodologia da revisão integrativa, com busca de artigos realizada nas plataformas PubMed Central e Google Scholar, utilizando os descritores Educação em Saúde, Infecções por Coronavírus. Foram selecionados 12 artigos, cuja análise permitiu identificar seis principais desafios: avaliação da manutenção dosestágios práticos; minimização dos danos sobre a carreira profissional dos estudantes; barreira do acesso às tecnologias; estabelecimento de um espaço colaborativo virtual; necessidade de ambientes familiares favoráveis; preocupação com a saúde mental dos envolvidos. A partir deste estudo, entende-se que este pode ser um momento de oportunidade para repensar as práticas e estratégias utilizadas no âmbito da educação e formação dos profissionais da área da saúde, principalmente pelo potencial impacto econômico e social de uma pandemia.
id FPP-1_bac2a426aeb70a632ce975bd7572224d
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/700
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativaEducação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias.Este estudo pretende identificar os principais desafios para a manutenção do ensino na área da saúde no período pandêmico por COVID-19. Para tal, utilizou-se da metodologia da revisão integrativa, com busca de artigos realizada nas plataformas PubMed Central e Google Scholar, utilizando os descritores Educação em Saúde, Infecções por Coronavírus. Foram selecionados 12 artigos, cuja análise permitiu identificar seis principais desafios: avaliação da manutenção dosestágios práticos; minimização dos danos sobre a carreira profissional dos estudantes; barreira do acesso às tecnologias; estabelecimento de um espaço colaborativo virtual; necessidade de ambientes familiares favoráveis; preocupação com a saúde mental dos envolvidos. A partir deste estudo, entende-se que este pode ser um momento de oportunidade para repensar as práticas e estratégias utilizadas no âmbito da educação e formação dos profissionais da área da saúde, principalmente pelo potencial impacto econômico e social de uma pandemia.Faculdades Pequeno Príncipe2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/70010.22421/15177130-2020v21n2p68Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 68-79Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 68-791517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700/pdfCopyright (c) 2020 Ingridy de Souza Digner, Marina Deina, Lucas Zantut, Laura Maria Dall'Oglio, Luciano Ricardo Sfredohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDigner, Ingridy de SouzaDeina, MarinaZantut, LucasDall'Oglio, Laura MariaSfredo, Luciano Ricardo2022-02-14T16:53:10Zoai:ojs.168.194.69.20:article/700Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:10Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
title Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
spellingShingle Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
Digner, Ingridy de Souza
Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias.
title_short Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
title_full Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
title_fullStr Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
title_sort Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
author Digner, Ingridy de Souza
author_facet Digner, Ingridy de Souza
Deina, Marina
Zantut, Lucas
Dall'Oglio, Laura Maria
Sfredo, Luciano Ricardo
author_role author
author2 Deina, Marina
Zantut, Lucas
Dall'Oglio, Laura Maria
Sfredo, Luciano Ricardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Digner, Ingridy de Souza
Deina, Marina
Zantut, Lucas
Dall'Oglio, Laura Maria
Sfredo, Luciano Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias.
topic Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias.
description Este estudo pretende identificar os principais desafios para a manutenção do ensino na área da saúde no período pandêmico por COVID-19. Para tal, utilizou-se da metodologia da revisão integrativa, com busca de artigos realizada nas plataformas PubMed Central e Google Scholar, utilizando os descritores Educação em Saúde, Infecções por Coronavírus. Foram selecionados 12 artigos, cuja análise permitiu identificar seis principais desafios: avaliação da manutenção dosestágios práticos; minimização dos danos sobre a carreira profissional dos estudantes; barreira do acesso às tecnologias; estabelecimento de um espaço colaborativo virtual; necessidade de ambientes familiares favoráveis; preocupação com a saúde mental dos envolvidos. A partir deste estudo, entende-se que este pode ser um momento de oportunidade para repensar as práticas e estratégias utilizadas no âmbito da educação e formação dos profissionais da área da saúde, principalmente pelo potencial impacto econômico e social de uma pandemia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700
10.22421/15177130-2020v21n2p68
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2020v21n2p68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 68-79
Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 68-79
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797495488020480