Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700 |
Resumo: | Este estudo pretende identificar os principais desafios para a manutenção do ensino na área da saúde no período pandêmico por COVID-19. Para tal, utilizou-se da metodologia da revisão integrativa, com busca de artigos realizada nas plataformas PubMed Central e Google Scholar, utilizando os descritores Educação em Saúde, Infecções por Coronavírus. Foram selecionados 12 artigos, cuja análise permitiu identificar seis principais desafios: avaliação da manutenção dosestágios práticos; minimização dos danos sobre a carreira profissional dos estudantes; barreira do acesso às tecnologias; estabelecimento de um espaço colaborativo virtual; necessidade de ambientes familiares favoráveis; preocupação com a saúde mental dos envolvidos. A partir deste estudo, entende-se que este pode ser um momento de oportunidade para repensar as práticas e estratégias utilizadas no âmbito da educação e formação dos profissionais da área da saúde, principalmente pelo potencial impacto econômico e social de uma pandemia. |
id |
FPP-1_bac2a426aeb70a632ce975bd7572224d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/700 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativaEducação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias.Este estudo pretende identificar os principais desafios para a manutenção do ensino na área da saúde no período pandêmico por COVID-19. Para tal, utilizou-se da metodologia da revisão integrativa, com busca de artigos realizada nas plataformas PubMed Central e Google Scholar, utilizando os descritores Educação em Saúde, Infecções por Coronavírus. Foram selecionados 12 artigos, cuja análise permitiu identificar seis principais desafios: avaliação da manutenção dosestágios práticos; minimização dos danos sobre a carreira profissional dos estudantes; barreira do acesso às tecnologias; estabelecimento de um espaço colaborativo virtual; necessidade de ambientes familiares favoráveis; preocupação com a saúde mental dos envolvidos. A partir deste estudo, entende-se que este pode ser um momento de oportunidade para repensar as práticas e estratégias utilizadas no âmbito da educação e formação dos profissionais da área da saúde, principalmente pelo potencial impacto econômico e social de uma pandemia.Faculdades Pequeno Príncipe2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/70010.22421/15177130-2020v21n2p68Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 68-79Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 68-791517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700/pdfCopyright (c) 2020 Ingridy de Souza Digner, Marina Deina, Lucas Zantut, Laura Maria Dall'Oglio, Luciano Ricardo Sfredohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDigner, Ingridy de SouzaDeina, MarinaZantut, LucasDall'Oglio, Laura MariaSfredo, Luciano Ricardo2022-02-14T16:53:10Zoai:ojs.168.194.69.20:article/700Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:10Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa |
title |
Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa Digner, Ingridy de Souza Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias. |
title_short |
Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa |
title_full |
Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa |
title_sort |
Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa |
author |
Digner, Ingridy de Souza |
author_facet |
Digner, Ingridy de Souza Deina, Marina Zantut, Lucas Dall'Oglio, Laura Maria Sfredo, Luciano Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Deina, Marina Zantut, Lucas Dall'Oglio, Laura Maria Sfredo, Luciano Ricardo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Digner, Ingridy de Souza Deina, Marina Zantut, Lucas Dall'Oglio, Laura Maria Sfredo, Luciano Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias. |
topic |
Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias. |
description |
Este estudo pretende identificar os principais desafios para a manutenção do ensino na área da saúde no período pandêmico por COVID-19. Para tal, utilizou-se da metodologia da revisão integrativa, com busca de artigos realizada nas plataformas PubMed Central e Google Scholar, utilizando os descritores Educação em Saúde, Infecções por Coronavírus. Foram selecionados 12 artigos, cuja análise permitiu identificar seis principais desafios: avaliação da manutenção dosestágios práticos; minimização dos danos sobre a carreira profissional dos estudantes; barreira do acesso às tecnologias; estabelecimento de um espaço colaborativo virtual; necessidade de ambientes familiares favoráveis; preocupação com a saúde mental dos envolvidos. A partir deste estudo, entende-se que este pode ser um momento de oportunidade para repensar as práticas e estratégias utilizadas no âmbito da educação e formação dos profissionais da área da saúde, principalmente pelo potencial impacto econômico e social de uma pandemia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700 10.22421/15177130-2020v21n2p68 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2020v21n2p68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 68-79 Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 68-79 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797495488020480 |