Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500501 |
Resumo: | Resumo Objetivo Refletir sobre o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de enfermagem em tempos de pandemia de Covid-19. Método Estudo teórico-reflexivo baseado nas experiencias dos pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com os pesquisadores do Programa de Graduação em Enfermagem da Faculdade diaconisa Lovisenberg (Lovisenberg Diakonale Høgskole), Noruega e com a Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Resultados e Discussão Essa discussão categorizou dois pontos teóricos reflexivos: A importância do pensamento crítico na educação de enfermagem e Inovação para estimular o pensamento crítico. O atual momento de calamidade assume caráter pedagógico porque ensina sobre a necessidade de mudanças nos modos de fazer atenção, gestão e pesquisa, bem como sinaliza para o campo da educação em saúde a necessidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem à realidade das condições de vida dos estudantes. Conclusão e implicação para a prática Espera-se despertar nos formadores a reflexão em torno do compromisso com o ato de ensinar em tempos de mudanças, adaptando suas práticas pedagógicas com criatividade, inovação tecnológica e desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes. |
id |
UFRJ-4_489b1561ed2c7f375f7f5dd2bde42a9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000500501 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19Pensamento críticoeducação em enfermagemAtenção integral à saúde, pandemiaInfecções por coronavírusResumo Objetivo Refletir sobre o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de enfermagem em tempos de pandemia de Covid-19. Método Estudo teórico-reflexivo baseado nas experiencias dos pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com os pesquisadores do Programa de Graduação em Enfermagem da Faculdade diaconisa Lovisenberg (Lovisenberg Diakonale Høgskole), Noruega e com a Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Resultados e Discussão Essa discussão categorizou dois pontos teóricos reflexivos: A importância do pensamento crítico na educação de enfermagem e Inovação para estimular o pensamento crítico. O atual momento de calamidade assume caráter pedagógico porque ensina sobre a necessidade de mudanças nos modos de fazer atenção, gestão e pesquisa, bem como sinaliza para o campo da educação em saúde a necessidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem à realidade das condições de vida dos estudantes. Conclusão e implicação para a prática Espera-se despertar nos formadores a reflexão em torno do compromisso com o ato de ensinar em tempos de mudanças, adaptando suas práticas pedagógicas com criatividade, inovação tecnológica e desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500501Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0476info:eu-repo/semantics/openAccessRiegel,FernandoMartini,Jussara GueBresolin,PaulaMohallem,Andrea Gomes C.Nes,Andréa Aparecida Gonçalvespor2021-03-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000500501Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-03-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19 |
title |
Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19 |
spellingShingle |
Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19 Riegel,Fernando Pensamento crítico educação em enfermagem Atenção integral à saúde, pandemia Infecções por coronavírus |
title_short |
Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19 |
title_full |
Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19 |
title_fullStr |
Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19 |
title_sort |
Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19 |
author |
Riegel,Fernando |
author_facet |
Riegel,Fernando Martini,Jussara Gue Bresolin,Paula Mohallem,Andrea Gomes C. Nes,Andréa Aparecida Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Martini,Jussara Gue Bresolin,Paula Mohallem,Andrea Gomes C. Nes,Andréa Aparecida Gonçalves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riegel,Fernando Martini,Jussara Gue Bresolin,Paula Mohallem,Andrea Gomes C. Nes,Andréa Aparecida Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento crítico educação em enfermagem Atenção integral à saúde, pandemia Infecções por coronavírus |
topic |
Pensamento crítico educação em enfermagem Atenção integral à saúde, pandemia Infecções por coronavírus |
description |
Resumo Objetivo Refletir sobre o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de enfermagem em tempos de pandemia de Covid-19. Método Estudo teórico-reflexivo baseado nas experiencias dos pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com os pesquisadores do Programa de Graduação em Enfermagem da Faculdade diaconisa Lovisenberg (Lovisenberg Diakonale Høgskole), Noruega e com a Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Resultados e Discussão Essa discussão categorizou dois pontos teóricos reflexivos: A importância do pensamento crítico na educação de enfermagem e Inovação para estimular o pensamento crítico. O atual momento de calamidade assume caráter pedagógico porque ensina sobre a necessidade de mudanças nos modos de fazer atenção, gestão e pesquisa, bem como sinaliza para o campo da educação em saúde a necessidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem à realidade das condições de vida dos estudantes. Conclusão e implicação para a prática Espera-se despertar nos formadores a reflexão em torno do compromisso com o ato de ensinar em tempos de mudanças, adaptando suas práticas pedagógicas com criatividade, inovação tecnológica e desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500501 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125870604288 |