Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/699 |
Resumo: | A atuação do farmacêutico em análises clínicas está diretamente relacionada com o estudo e o diagnóstico da saúde do paciente. O presente artigo objetivou compreender a percepção de farmacêuticos analistas clínicos em relação à sua formação acadêmica. A pesquisa contou com a participação de farmacêuticos que atuam como analistas clínicos em um laboratório. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo e divididos em duas categorias: formação acadêmica e formação em análises clínicas. O resultado mostra que as aulas práticas durante a graduação são de suma importância, pois propiciam que o futuro farmacêutico analista clínico desenvolva habilidades e atitudes atreladas ao conhecimento. Constatou-se também que os conhecimentos teóricos propiciam o embasamento para a prática e que a formação do farmacêutico analista clínico deve priorizar o contexto em que estará inserido de forma proativa na equipes multiprofissionais e na sociedade. |
id |
FPP-1_c2ccfa8a1656c8d8b9b4f197d3afda7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/699 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissionalEducação em Farmácia. Análises Clínicas. Capacitação Profissional.A atuação do farmacêutico em análises clínicas está diretamente relacionada com o estudo e o diagnóstico da saúde do paciente. O presente artigo objetivou compreender a percepção de farmacêuticos analistas clínicos em relação à sua formação acadêmica. A pesquisa contou com a participação de farmacêuticos que atuam como analistas clínicos em um laboratório. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo e divididos em duas categorias: formação acadêmica e formação em análises clínicas. O resultado mostra que as aulas práticas durante a graduação são de suma importância, pois propiciam que o futuro farmacêutico analista clínico desenvolva habilidades e atitudes atreladas ao conhecimento. Constatou-se também que os conhecimentos teóricos propiciam o embasamento para a prática e que a formação do farmacêutico analista clínico deve priorizar o contexto em que estará inserido de forma proativa na equipes multiprofissionais e na sociedade.Faculdades Pequeno Príncipe2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/69910.22421/15177130-2020v21n2p26Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 26-33Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 26-331517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/699/pdfCopyright (c) 2020 Bruno lopes Mafra, Mara Eli de Matos, Leide da Conceição Sanches, Maria Rosa Machado Pradohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMafra, Bruno lopesMatos, Mara Eli deSanches, Leide da ConceiçãoPrado, Maria Rosa Machado2022-02-14T16:53:10Zoai:ojs.168.194.69.20:article/699Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:10Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional |
title |
Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional |
spellingShingle |
Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional Mafra, Bruno lopes Educação em Farmácia. Análises Clínicas. Capacitação Profissional. |
title_short |
Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional |
title_full |
Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional |
title_fullStr |
Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional |
title_full_unstemmed |
Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional |
title_sort |
Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional |
author |
Mafra, Bruno lopes |
author_facet |
Mafra, Bruno lopes Matos, Mara Eli de Sanches, Leide da Conceição Prado, Maria Rosa Machado |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Mara Eli de Sanches, Leide da Conceição Prado, Maria Rosa Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra, Bruno lopes Matos, Mara Eli de Sanches, Leide da Conceição Prado, Maria Rosa Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Farmácia. Análises Clínicas. Capacitação Profissional. |
topic |
Educação em Farmácia. Análises Clínicas. Capacitação Profissional. |
description |
A atuação do farmacêutico em análises clínicas está diretamente relacionada com o estudo e o diagnóstico da saúde do paciente. O presente artigo objetivou compreender a percepção de farmacêuticos analistas clínicos em relação à sua formação acadêmica. A pesquisa contou com a participação de farmacêuticos que atuam como analistas clínicos em um laboratório. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo e divididos em duas categorias: formação acadêmica e formação em análises clínicas. O resultado mostra que as aulas práticas durante a graduação são de suma importância, pois propiciam que o futuro farmacêutico analista clínico desenvolva habilidades e atitudes atreladas ao conhecimento. Constatou-se também que os conhecimentos teóricos propiciam o embasamento para a prática e que a formação do farmacêutico analista clínico deve priorizar o contexto em que estará inserido de forma proativa na equipes multiprofissionais e na sociedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/699 10.22421/15177130-2020v21n2p26 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/699 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2020v21n2p26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/699/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 26-33 Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 26-33 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797495486971904 |