Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659 |
Resumo: | A Farmácia Clínica é uma área de atuação farmacêutica que tem crescido na última década, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares no ano de 2002. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de pós-graduação em Farmácia Clínica sobre a sua formação acadêmica e o desenvolvimento de competência para o trabalho com Farmácia Clínica. Os participantes deste estudo foram estudantes de pós-graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior, no Estado do Paraná. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e divididos em duas categorias: Ensino em Farmácia e Gestão Clínica. O resultado aponta para a existência de lacunas no processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito ao cuidado com o paciente e no desenvolvimento de competências profissionais, demanda que, se suprida, permite valorização da profissão farmacêutica no concorrido mercado de trabalho. |
id |
FPP-1_5515a5c6f9d493b26cbee51ea8ef750b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/659 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia ClínicaCurrículo. Educação em Farmácia. Competência Clínica.A Farmácia Clínica é uma área de atuação farmacêutica que tem crescido na última década, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares no ano de 2002. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de pós-graduação em Farmácia Clínica sobre a sua formação acadêmica e o desenvolvimento de competência para o trabalho com Farmácia Clínica. Os participantes deste estudo foram estudantes de pós-graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior, no Estado do Paraná. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e divididos em duas categorias: Ensino em Farmácia e Gestão Clínica. O resultado aponta para a existência de lacunas no processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito ao cuidado com o paciente e no desenvolvimento de competências profissionais, demanda que, se suprida, permite valorização da profissão farmacêutica no concorrido mercado de trabalho.Faculdades Pequeno Príncipe2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/65910.22421/15177130-2019v20n2p19Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 2 (2019); 19-29Espaço para a Saúde; v. 20 n. 2 (2019); 19-291517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659/pdfCopyright (c) 2019 Milena Prando Tupan Basségio, Christian Boller, Gracinda Maria D'Almeida e Oliveira, Maria Rosa Machado Pradohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBasségio, Milena Prando TupanBoller, ChristianOliveira, Gracinda Maria D'Almeida ePrado, Maria Rosa Machado2022-02-14T16:53:06Zoai:ojs.168.194.69.20:article/659Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:06Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica |
title |
Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica |
spellingShingle |
Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica Basségio, Milena Prando Tupan Currículo. Educação em Farmácia. Competência Clínica. |
title_short |
Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica |
title_full |
Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica |
title_fullStr |
Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica |
title_full_unstemmed |
Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica |
title_sort |
Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica |
author |
Basségio, Milena Prando Tupan |
author_facet |
Basségio, Milena Prando Tupan Boller, Christian Oliveira, Gracinda Maria D'Almeida e Prado, Maria Rosa Machado |
author_role |
author |
author2 |
Boller, Christian Oliveira, Gracinda Maria D'Almeida e Prado, Maria Rosa Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basségio, Milena Prando Tupan Boller, Christian Oliveira, Gracinda Maria D'Almeida e Prado, Maria Rosa Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Educação em Farmácia. Competência Clínica. |
topic |
Currículo. Educação em Farmácia. Competência Clínica. |
description |
A Farmácia Clínica é uma área de atuação farmacêutica que tem crescido na última década, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares no ano de 2002. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de pós-graduação em Farmácia Clínica sobre a sua formação acadêmica e o desenvolvimento de competência para o trabalho com Farmácia Clínica. Os participantes deste estudo foram estudantes de pós-graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior, no Estado do Paraná. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e divididos em duas categorias: Ensino em Farmácia e Gestão Clínica. O resultado aponta para a existência de lacunas no processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito ao cuidado com o paciente e no desenvolvimento de competências profissionais, demanda que, se suprida, permite valorização da profissão farmacêutica no concorrido mercado de trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659 10.22421/15177130-2019v20n2p19 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2019v20n2p19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 2 (2019); 19-29 Espaço para a Saúde; v. 20 n. 2 (2019); 19-29 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797495469146112 |