Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basségio, Milena Prando Tupan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Boller, Christian, Oliveira, Gracinda Maria D'Almeida e, Prado, Maria Rosa Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659
Resumo: A Farmácia Clínica é uma área de atuação farmacêutica que tem crescido na última década, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares no ano de 2002. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de pós-graduação em Farmácia Clínica sobre a sua formação acadêmica e o desenvolvimento de competência para o trabalho com Farmácia Clínica. Os participantes deste estudo foram estudantes de pós-graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior, no Estado do Paraná. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e divididos em duas categorias: Ensino em Farmácia e Gestão Clínica. O resultado aponta para a existência de lacunas no processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito ao cuidado com o paciente e no desenvolvimento de competências profissionais, demanda que, se suprida, permite valorização da profissão farmacêutica no concorrido mercado de trabalho.
id FPP-1_5515a5c6f9d493b26cbee51ea8ef750b
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/659
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia ClínicaCurrículo. Educação em Farmácia. Competência Clínica.A Farmácia Clínica é uma área de atuação farmacêutica que tem crescido na última década, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares no ano de 2002. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de pós-graduação em Farmácia Clínica sobre a sua formação acadêmica e o desenvolvimento de competência para o trabalho com Farmácia Clínica. Os participantes deste estudo foram estudantes de pós-graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior, no Estado do Paraná. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e divididos em duas categorias: Ensino em Farmácia e Gestão Clínica. O resultado aponta para a existência de lacunas no processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito ao cuidado com o paciente e no desenvolvimento de competências profissionais, demanda que, se suprida, permite valorização da profissão farmacêutica no concorrido mercado de trabalho.Faculdades Pequeno Príncipe2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/65910.22421/15177130-2019v20n2p19Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 2 (2019); 19-29Espaço para a Saúde; v. 20 n. 2 (2019); 19-291517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659/pdfCopyright (c) 2019 Milena Prando Tupan Basségio, Christian Boller, Gracinda Maria D'Almeida e Oliveira, Maria Rosa Machado Pradohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBasségio, Milena Prando TupanBoller, ChristianOliveira, Gracinda Maria D'Almeida ePrado, Maria Rosa Machado2022-02-14T16:53:06Zoai:ojs.168.194.69.20:article/659Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:06Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica
title Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica
spellingShingle Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica
Basségio, Milena Prando Tupan
Currículo. Educação em Farmácia. Competência Clínica.
title_short Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica
title_full Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica
title_fullStr Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica
title_full_unstemmed Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica
title_sort Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em Farmácia Clínica
author Basségio, Milena Prando Tupan
author_facet Basségio, Milena Prando Tupan
Boller, Christian
Oliveira, Gracinda Maria D'Almeida e
Prado, Maria Rosa Machado
author_role author
author2 Boller, Christian
Oliveira, Gracinda Maria D'Almeida e
Prado, Maria Rosa Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basségio, Milena Prando Tupan
Boller, Christian
Oliveira, Gracinda Maria D'Almeida e
Prado, Maria Rosa Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Educação em Farmácia. Competência Clínica.
topic Currículo. Educação em Farmácia. Competência Clínica.
description A Farmácia Clínica é uma área de atuação farmacêutica que tem crescido na última década, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares no ano de 2002. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de estudantes de pós-graduação em Farmácia Clínica sobre a sua formação acadêmica e o desenvolvimento de competência para o trabalho com Farmácia Clínica. Os participantes deste estudo foram estudantes de pós-graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior, no Estado do Paraná. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e divididos em duas categorias: Ensino em Farmácia e Gestão Clínica. O resultado aponta para a existência de lacunas no processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito ao cuidado com o paciente e no desenvolvimento de competências profissionais, demanda que, se suprida, permite valorização da profissão farmacêutica no concorrido mercado de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659
10.22421/15177130-2019v20n2p19
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2019v20n2p19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/659/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 2 (2019); 19-29
Espaço para a Saúde; v. 20 n. 2 (2019); 19-29
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797495469146112