VISÃO GERAL DAS FERRAMENTAS DE MARKETING E ANÁLISE DE SUA EFICÁCIA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM TERESINA-PI
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Inova Ação (Online) |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/492 |
Resumo: | O Marketing é uma ferramenta importante no desenvolvimento das organizações. Inúmeras estratégias são utilizadas para se obter o que toda empresa almeja: clientes fiéis à marca. Assim, este estudo tem como objetivo mostrar como é importante, essencial e estratégico saber usar o marketing dentro das empresas que atuam na área da saúde. O Hospital escolhido desponta como um dos grandes nomes que vem se destacando pela sua competência e forma de atrair os clientes. São utilizadas varias estratégias para se obter mais fidelização de seus clientes. O objetivo geral deste trabalho foi analisar estratégias de Marketing utilizadas pelo hospital para conquistar seus clientes. Para o levantamento de dados usou-se como metodologia a pesquisa aplicada utilizando um questionário semi-estruturado que foi respondido diretamente pelos clientes da empresa durante o mês de março. Em virtude das análises realizadas, observa-se a notória posição de referencia assumida pela empresa no que tange ao desempenho das atividades de seu segmento, o que se evidencia no deslocamento de clientes de varias regiões do país em busca da excelência dos serviços nela prestados. A pesquisa constatou que a satisfação do cliente está relacionada com a confiança depositada na empresa em razão da qualidade e garantia dos serviços oferecidos. Outro aspecto relevante consiste na confiança que os clientes possuem nos médicos. Palavras-chave: Marketing hospitalar. Fidelização de clientes. Satisfação. ABSTRACT Marketing is a significant instrument in developing of organizations. Several techniques are combined to obtain what every company aims to: brand loyal customers. Thus this study aims to show how important, essential and strategic know how to use marketing within companies operating in health. The hospital chosen is one of the greats that has stood out for its competence and how to attract customers. A variety of strategies are used to gain more client loyalty. The most important purpose of this study was to analyze marketing strategies employed by the hospital to conquer their customers. For the survey data was used as the research methodology applied using a semi-structured questionnaire that was answered directly by customers of the company during the month of March. Because of our analyzes, we observe the notorious reference position taken by the company in relation to the performance of its segment activities, which is evidenced by the shift of customers from various regions of the country in search of the excellent services it provided. The research revealed that the customer satisfaction is related to the confidence in the companionship due to the quality and guarantee of services offered. Another relevant aspect is the confidence that customers have in doctors. Keywords: Hospital marketing. Customer loyalty. Satisfaction. |
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VISÃO GERAL DAS FERRAMENTAS DE MARKETING E ANÁLISE DE SUA EFICÁCIA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM TERESINA-PIO Marketing é uma ferramenta importante no desenvolvimento das organizações. Inúmeras estratégias são utilizadas para se obter o que toda empresa almeja: clientes fiéis à marca. Assim, este estudo tem como objetivo mostrar como é importante, essencial e estratégico saber usar o marketing dentro das empresas que atuam na área da saúde. O Hospital escolhido desponta como um dos grandes nomes que vem se destacando pela sua competência e forma de atrair os clientes. São utilizadas varias estratégias para se obter mais fidelização de seus clientes. O objetivo geral deste trabalho foi analisar estratégias de Marketing utilizadas pelo hospital para conquistar seus clientes. Para o levantamento de dados usou-se como metodologia a pesquisa aplicada utilizando um questionário semi-estruturado que foi respondido diretamente pelos clientes da empresa durante o mês de março. Em virtude das análises realizadas, observa-se a notória posição de referencia assumida pela empresa no que tange ao desempenho das atividades de seu segmento, o que se evidencia no deslocamento de clientes de varias regiões do país em busca da excelência dos serviços nela prestados. A pesquisa constatou que a satisfação do cliente está relacionada com a confiança depositada na empresa em razão da qualidade e garantia dos serviços oferecidos. Outro aspecto relevante consiste na confiança que os clientes possuem nos médicos. Palavras-chave: Marketing hospitalar. Fidelização de clientes. Satisfação. ABSTRACT Marketing is a significant instrument in developing of organizations. Several techniques are combined to obtain what every company aims to: brand loyal customers. Thus this study aims to show how important, essential and strategic know how to use marketing within companies operating in health. The hospital chosen is one of the greats that has stood out for its competence and how to attract customers. A variety of strategies are used to gain more client loyalty. The most important purpose of this study was to analyze marketing strategies employed by the hospital to conquer their customers. For the survey data was used as the research methodology applied using a semi-structured questionnaire that was answered directly by customers of the company during the month of March. Because of our analyzes, we observe the notorious reference position taken by the company in relation to the performance of its segment activities, which is evidenced by the shift of customers from various regions of the country in search of the excellent services it provided. The research revealed that the customer satisfaction is related to the confidence in the companionship due to the quality and guarantee of services offered. Another relevant aspect is the confidence that customers have in doctors. Keywords: Hospital marketing. Customer loyalty. Satisfaction.Faculdade Santo AgostinhoAscenso Rosa, Ruy Roberto PortoOliveira, Daniel Max de SousaSilva, Dayane Carvalho daMedeiros, Maria das Gracas Freire de; Universidade Federal do PiauíOliveira, Evaldo Hipólito de2014-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/492Revista Inova Ação; Revista Inova Ação, Teresina, v.2, n.2, jul./dez. 2013; 20-412357-95011809-6514reponame:Revista Inova Ação (Online)instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/492/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-21T17:24:37Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/492Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacaoPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/oai||revistainovaacao@fsanet.com.br2357-95012357-9501opendoar:2014-07-21T17:24:37Revista Inova Ação (Online) - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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