Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano, Santos, Carlos Alberto Batista dos; Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527
Resumo: Este texto traz informações de forma contextualizada sobre o Povo Truká e sua relação com a Caatinga. Todavia, esta dinâmica tem como princípio a convivência comunitária, em busca de autonomia para construção de espaços para convivência e preservação, através da proposição de políticas públicas. Esses espaços fazem parte do patrimônio material e imaterial do universo religioso do povo Truká e possuem um papel importante na vivência cultural deste povo. Trazemos os discursos sobre emergência étnica no Nordeste, suas características e procedências, tendo a luta dos Truká e outros povos como essenciais para esse movimento que permeia a construção de identidades. Palavras-Chave: Povos Indígenas do Nordeste. História. Identidade. Meio Ambiente.  ABSTRACT This text provides contextualized information about the Truká People and their relationship with the Caatinga. However, this dynamic has as its principle community coexistence, in search of autonomy to build spaces for coexistence and preservation, through the proposition of public policies. These spaces are part of the material and immaterial heritage of the religious universe of the Truká people and play an important role in the cultural experience of this people. We bring the discourses on ethnic emergence in the Northeast, its characteristics and origins, having the struggle of the Truká and other peoples as essential for this movement that permeates the construction of identities. Keywords: Indigenous Peoples of the Northeast. Story. Identity. Environment.  
id FSA-3_02530c466958f15ed2f22c5ae2511720
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2527
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the CaatingaEducação; Educação Escolar IndígenaEste texto traz informações de forma contextualizada sobre o Povo Truká e sua relação com a Caatinga. Todavia, esta dinâmica tem como princípio a convivência comunitária, em busca de autonomia para construção de espaços para convivência e preservação, através da proposição de políticas públicas. Esses espaços fazem parte do patrimônio material e imaterial do universo religioso do povo Truká e possuem um papel importante na vivência cultural deste povo. Trazemos os discursos sobre emergência étnica no Nordeste, suas características e procedências, tendo a luta dos Truká e outros povos como essenciais para esse movimento que permeia a construção de identidades. Palavras-Chave: Povos Indígenas do Nordeste. História. Identidade. Meio Ambiente.  ABSTRACT This text provides contextualized information about the Truká People and their relationship with the Caatinga. However, this dynamic has as its principle community coexistence, in search of autonomy to build spaces for coexistence and preservation, through the proposition of public policies. These spaces are part of the material and immaterial heritage of the religious universe of the Truká people and play an important role in the cultural experience of this people. We bring the discourses on ethnic emergence in the Northeast, its characteristics and origins, having the struggle of the Truká and other peoples as essential for this movement that permeates the construction of identities. Keywords: Indigenous Peoples of the Northeast. Story. Identity. Environment.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPEFlorêncio, Roberto Remígio; IF Sertão PernambucanoSantos, Carlos Alberto Batista dos; Universidade do Estado da Bahia - UNEB2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/252710.12819/2022.19.8.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 213-231Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 213-2312317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493396http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493397http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493398http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2527/1920http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2527/1921Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T18:50:19Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2527Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-03T18:50:19Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga
title Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga
spellingShingle Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga
Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Educação; Educação Escolar Indígena
title_short Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga
title_full Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga
title_fullStr Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga
title_full_unstemmed Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga
title_sort Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga
author Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
author_facet Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano
Santos, Carlos Alberto Batista dos; Universidade do Estado da Bahia - UNEB
author_role author
author2 Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano
Santos, Carlos Alberto Batista dos; Universidade do Estado da Bahia - UNEB
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano
Santos, Carlos Alberto Batista dos; Universidade do Estado da Bahia - UNEB
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Escolar Indígena
topic Educação; Educação Escolar Indígena
description Este texto traz informações de forma contextualizada sobre o Povo Truká e sua relação com a Caatinga. Todavia, esta dinâmica tem como princípio a convivência comunitária, em busca de autonomia para construção de espaços para convivência e preservação, através da proposição de políticas públicas. Esses espaços fazem parte do patrimônio material e imaterial do universo religioso do povo Truká e possuem um papel importante na vivência cultural deste povo. Trazemos os discursos sobre emergência étnica no Nordeste, suas características e procedências, tendo a luta dos Truká e outros povos como essenciais para esse movimento que permeia a construção de identidades. Palavras-Chave: Povos Indígenas do Nordeste. História. Identidade. Meio Ambiente.  ABSTRACT This text provides contextualized information about the Truká People and their relationship with the Caatinga. However, this dynamic has as its principle community coexistence, in search of autonomy to build spaces for coexistence and preservation, through the proposition of public policies. These spaces are part of the material and immaterial heritage of the religious universe of the Truká people and play an important role in the cultural experience of this people. We bring the discourses on ethnic emergence in the Northeast, its characteristics and origins, having the struggle of the Truká and other peoples as essential for this movement that permeates the construction of identities. Keywords: Indigenous Peoples of the Northeast. Story. Identity. Environment.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527
10.12819/2022.19.8.10
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.8.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493396
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493397
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493398
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2527/1920
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2527/1921
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 213-231
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 213-231
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907897864192