Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527 |
Resumo: | Este texto traz informações de forma contextualizada sobre o Povo Truká e sua relação com a Caatinga. Todavia, esta dinâmica tem como princípio a convivência comunitária, em busca de autonomia para construção de espaços para convivência e preservação, através da proposição de políticas públicas. Esses espaços fazem parte do patrimônio material e imaterial do universo religioso do povo Truká e possuem um papel importante na vivência cultural deste povo. Trazemos os discursos sobre emergência étnica no Nordeste, suas características e procedências, tendo a luta dos Truká e outros povos como essenciais para esse movimento que permeia a construção de identidades. Palavras-Chave: Povos Indígenas do Nordeste. História. Identidade. Meio Ambiente. ABSTRACT This text provides contextualized information about the Truká People and their relationship with the Caatinga. However, this dynamic has as its principle community coexistence, in search of autonomy to build spaces for coexistence and preservation, through the proposition of public policies. These spaces are part of the material and immaterial heritage of the religious universe of the Truká people and play an important role in the cultural experience of this people. We bring the discourses on ethnic emergence in the Northeast, its characteristics and origins, having the struggle of the Truká and other peoples as essential for this movement that permeates the construction of identities. Keywords: Indigenous Peoples of the Northeast. Story. Identity. Environment. |
id |
FSA-3_02530c466958f15ed2f22c5ae2511720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2527 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the CaatingaEducação; Educação Escolar IndígenaEste texto traz informações de forma contextualizada sobre o Povo Truká e sua relação com a Caatinga. Todavia, esta dinâmica tem como princípio a convivência comunitária, em busca de autonomia para construção de espaços para convivência e preservação, através da proposição de políticas públicas. Esses espaços fazem parte do patrimônio material e imaterial do universo religioso do povo Truká e possuem um papel importante na vivência cultural deste povo. Trazemos os discursos sobre emergência étnica no Nordeste, suas características e procedências, tendo a luta dos Truká e outros povos como essenciais para esse movimento que permeia a construção de identidades. Palavras-Chave: Povos Indígenas do Nordeste. História. Identidade. Meio Ambiente. ABSTRACT This text provides contextualized information about the Truká People and their relationship with the Caatinga. However, this dynamic has as its principle community coexistence, in search of autonomy to build spaces for coexistence and preservation, through the proposition of public policies. These spaces are part of the material and immaterial heritage of the religious universe of the Truká people and play an important role in the cultural experience of this people. We bring the discourses on ethnic emergence in the Northeast, its characteristics and origins, having the struggle of the Truká and other peoples as essential for this movement that permeates the construction of identities. Keywords: Indigenous Peoples of the Northeast. Story. Identity. Environment. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPEFlorêncio, Roberto Remígio; IF Sertão PernambucanoSantos, Carlos Alberto Batista dos; Universidade do Estado da Bahia - UNEB2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/252710.12819/2022.19.8.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 213-231Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 213-2312317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493396http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493397http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493398http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2527/1920http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2527/1921Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T18:50:19Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2527Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-03T18:50:19Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga |
title |
Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga |
spellingShingle |
Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Educação; Educação Escolar Indígena |
title_short |
Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga |
title_full |
Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga |
title_fullStr |
Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga |
title_full_unstemmed |
Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga |
title_sort |
Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga |
author |
Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE |
author_facet |
Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano Santos, Carlos Alberto Batista dos; Universidade do Estado da Bahia - UNEB |
author_role |
author |
author2 |
Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano Santos, Carlos Alberto Batista dos; Universidade do Estado da Bahia - UNEB |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Artenízia Luisa da Silva; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano Santos, Carlos Alberto Batista dos; Universidade do Estado da Bahia - UNEB |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Escolar Indígena |
topic |
Educação; Educação Escolar Indígena |
description |
Este texto traz informações de forma contextualizada sobre o Povo Truká e sua relação com a Caatinga. Todavia, esta dinâmica tem como princípio a convivência comunitária, em busca de autonomia para construção de espaços para convivência e preservação, através da proposição de políticas públicas. Esses espaços fazem parte do patrimônio material e imaterial do universo religioso do povo Truká e possuem um papel importante na vivência cultural deste povo. Trazemos os discursos sobre emergência étnica no Nordeste, suas características e procedências, tendo a luta dos Truká e outros povos como essenciais para esse movimento que permeia a construção de identidades. Palavras-Chave: Povos Indígenas do Nordeste. História. Identidade. Meio Ambiente. ABSTRACT This text provides contextualized information about the Truká People and their relationship with the Caatinga. However, this dynamic has as its principle community coexistence, in search of autonomy to build spaces for coexistence and preservation, through the proposition of public policies. These spaces are part of the material and immaterial heritage of the religious universe of the Truká people and play an important role in the cultural experience of this people. We bring the discourses on ethnic emergence in the Northeast, its characteristics and origins, having the struggle of the Truká and other peoples as essential for this movement that permeates the construction of identities. Keywords: Indigenous Peoples of the Northeast. Story. Identity. Environment. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527 10.12819/2022.19.8.10 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.8.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493396 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493397 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2527/491493398 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2527/1920 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2527/1921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 213-231 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 213-231 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907897864192 |