A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media Experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Filho, Joaquim Fonseca; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Juliana Fernandes; Universidade Federal do Piauí - UFPI, Dourado, Jacqueline Lima; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1816
Resumo: Da década de 80 aos dias atuais, o capitalismo contemporâneo impõe aos países medidas para a liberalização do comércio mundial que desregulam as leis trabalhistas e enfraquecem os sindicatos, acarretando o aumento do desemprego. Na área da comunicação, as empresas passam a produzir mais conteúdos e a concorrência entre elas se intensificam. O objetivo do trabalho é compreender como se dá o processo de aquisição de experiência em meios de comunicação após as transformações socioeconômicas e culturais introduzidas pelos governos no mundo capitalista. O trabalho utiliza como referencial teórico para embasar as investigações, os autores Alsina (2009), Bauman (2011), Castells (2018), Hartog (2015), Santos (2017), Silverstone (2002), Moraes (2010), Moura e Rêgo (2012). Assim, o estudo faz uso da pesquisa teórico para compreender as definições e o aporte teórico usado nas análises. O estudo conclui que as histórias abordadas e publicadas pelos meios de comunicação retratam versões de um acontecimento ou experiência defendida pela política editorial do grupo midiático naquele período histórico. Palavras-chave: Presentismo. Experiência. Acontecimento. Memória.  ABSTRACT From the 1980s to the present day, contemporary capitalism imposes on countries measures for the liberalization of world trade that deregulate labor laws and weaken unions, leading to increased unemployment. In the area of communication, companies start to produce more content and competition between them intensify. The objective of this work is to understand how the process of acquiring experience in media after the socioeconomic and cultural transformations introduced by governments in the capitalist world takes place. The work uses as a theoretical reference to support the investigations, authors Alsina (2009), Bauman (2011), Castells (2018), Hartog (2015), Santos (2017), Silverstone (2002), Moraes (2010), Moura e Rêgo (2012). Thus, the study makes use of theoretical research to understand the definitions and the theoretical contribution used in the analyzes. The study concludes that the stories covered and published by the media portray versions of an event or experience advocated by the editorial policy of the media group in that historical period. Key words: Presentism. Experience. Event. Memory. 
id FSA-3_02dd27ea088ac323cc57070894880134
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1816
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media ExperienceComunicação Social; HistóriaDa década de 80 aos dias atuais, o capitalismo contemporâneo impõe aos países medidas para a liberalização do comércio mundial que desregulam as leis trabalhistas e enfraquecem os sindicatos, acarretando o aumento do desemprego. Na área da comunicação, as empresas passam a produzir mais conteúdos e a concorrência entre elas se intensificam. O objetivo do trabalho é compreender como se dá o processo de aquisição de experiência em meios de comunicação após as transformações socioeconômicas e culturais introduzidas pelos governos no mundo capitalista. O trabalho utiliza como referencial teórico para embasar as investigações, os autores Alsina (2009), Bauman (2011), Castells (2018), Hartog (2015), Santos (2017), Silverstone (2002), Moraes (2010), Moura e Rêgo (2012). Assim, o estudo faz uso da pesquisa teórico para compreender as definições e o aporte teórico usado nas análises. O estudo conclui que as histórias abordadas e publicadas pelos meios de comunicação retratam versões de um acontecimento ou experiência defendida pela política editorial do grupo midiático naquele período histórico. Palavras-chave: Presentismo. Experiência. Acontecimento. Memória.  ABSTRACT From the 1980s to the present day, contemporary capitalism imposes on countries measures for the liberalization of world trade that deregulate labor laws and weaken unions, leading to increased unemployment. In the area of communication, companies start to produce more content and competition between them intensify. The objective of this work is to understand how the process of acquiring experience in media after the socioeconomic and cultural transformations introduced by governments in the capitalist world takes place. The work uses as a theoretical reference to support the investigations, authors Alsina (2009), Bauman (2011), Castells (2018), Hartog (2015), Santos (2017), Silverstone (2002), Moraes (2010), Moura e Rêgo (2012). Thus, the study makes use of theoretical research to understand the definitions and the theoretical contribution used in the analyzes. The study concludes that the stories covered and published by the media portray versions of an event or experience advocated by the editorial policy of the media group in that historical period. Key words: Presentism. Experience. Event. Memory. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos Filho, Joaquim Fonseca; Universidade Federal do Piauí - UFPITeixeira, Juliana Fernandes; Universidade Federal do Piauí - UFPIDourado, Jacqueline Lima; Universidade Federal do Piauí - UFPI2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/181610.12819/2019.16.3.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, mai./jun. 2019; 48-64Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, mai./jun. 2019; 48-642317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1816/491491847http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1816/491491848http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1816/491491849http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1816/1024Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T16:29:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1816Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-06-27T16:29Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media Experience
title A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media Experience
spellingShingle A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media Experience
Santos Filho, Joaquim Fonseca; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Comunicação Social; História
title_short A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media Experience
title_full A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media Experience
title_fullStr A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media Experience
title_full_unstemmed A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media Experience
title_sort A Aquisição de Experiência em Meios de Comunicação / The Acquisition Media Experience
author Santos Filho, Joaquim Fonseca; Universidade Federal do Piauí - UFPI
author_facet Santos Filho, Joaquim Fonseca; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Teixeira, Juliana Fernandes; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Dourado, Jacqueline Lima; Universidade Federal do Piauí - UFPI
author_role author
author2 Teixeira, Juliana Fernandes; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Dourado, Jacqueline Lima; Universidade Federal do Piauí - UFPI
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Filho, Joaquim Fonseca; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Teixeira, Juliana Fernandes; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Dourado, Jacqueline Lima; Universidade Federal do Piauí - UFPI
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Social; História
topic Comunicação Social; História
description Da década de 80 aos dias atuais, o capitalismo contemporâneo impõe aos países medidas para a liberalização do comércio mundial que desregulam as leis trabalhistas e enfraquecem os sindicatos, acarretando o aumento do desemprego. Na área da comunicação, as empresas passam a produzir mais conteúdos e a concorrência entre elas se intensificam. O objetivo do trabalho é compreender como se dá o processo de aquisição de experiência em meios de comunicação após as transformações socioeconômicas e culturais introduzidas pelos governos no mundo capitalista. O trabalho utiliza como referencial teórico para embasar as investigações, os autores Alsina (2009), Bauman (2011), Castells (2018), Hartog (2015), Santos (2017), Silverstone (2002), Moraes (2010), Moura e Rêgo (2012). Assim, o estudo faz uso da pesquisa teórico para compreender as definições e o aporte teórico usado nas análises. O estudo conclui que as histórias abordadas e publicadas pelos meios de comunicação retratam versões de um acontecimento ou experiência defendida pela política editorial do grupo midiático naquele período histórico. Palavras-chave: Presentismo. Experiência. Acontecimento. Memória.  ABSTRACT From the 1980s to the present day, contemporary capitalism imposes on countries measures for the liberalization of world trade that deregulate labor laws and weaken unions, leading to increased unemployment. In the area of communication, companies start to produce more content and competition between them intensify. The objective of this work is to understand how the process of acquiring experience in media after the socioeconomic and cultural transformations introduced by governments in the capitalist world takes place. The work uses as a theoretical reference to support the investigations, authors Alsina (2009), Bauman (2011), Castells (2018), Hartog (2015), Santos (2017), Silverstone (2002), Moraes (2010), Moura e Rêgo (2012). Thus, the study makes use of theoretical research to understand the definitions and the theoretical contribution used in the analyzes. The study concludes that the stories covered and published by the media portray versions of an event or experience advocated by the editorial policy of the media group in that historical period. Key words: Presentism. Experience. Event. Memory. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1816
10.12819/2019.16.3.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1816
identifier_str_mv 10.12819/2019.16.3.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1816/491491847
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1816/491491848
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1816/491491849
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1816/1024
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, mai./jun. 2019; 48-64
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, mai./jun. 2019; 48-64
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905421127680