A comunicação dirigida e os meios de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/749 |
Resumo: | Nos dias de hoje, é cada vez mais importante a personalização dos serviços, ou pelo menos dar a entender que é precisamente àquela pessoa que nos estamos a dirigir. A comunicação dirigida, tal como a entendemos hoje, é importante para estabelecer e manter boas relações com os públicos das empresas e das instituições. Assim, a comunicação deve ser interactiva, uma palavra que está na moda e que quer dizer trocar informações, fazer feedback, evitando, de uma forma cada vez mais constante e efectiva, os boatos e as barreiras à comunicação. Etimologicamente, a palavra comunicação evoluiu do verbo latino comunicare (comunicar), que significa tornar comum bens materiais, espirituais ou afectivos, como se fosse uma partilha. Mais tarde o conceito evoluiu para a acção ou atitude de entrar em relação com alguém, realçando os laços entre os indivíduos através da palavra. Nos dias de hoje, comunicar deixou de se limitar à palavra, passando para o gesto, para o corpo, para o sinal, para técnicas como a publicidade, as relações públicas ou mesmo as estradas (quando se fala em vias de comunicação). Actualmente, a palavra está tão banalizada que qualquer coisa que façamos para transmitir uma passagem do individual ao colectivo é comunicar. |
id |
RCAP_71e1db56d20c656a0621642f083a6bfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/749 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação dirigida e os meios de comunicaçãoComunicação dirigidaÓrgão de comunicação socialMass mediaRelações públicasEstratégiaNos dias de hoje, é cada vez mais importante a personalização dos serviços, ou pelo menos dar a entender que é precisamente àquela pessoa que nos estamos a dirigir. A comunicação dirigida, tal como a entendemos hoje, é importante para estabelecer e manter boas relações com os públicos das empresas e das instituições. Assim, a comunicação deve ser interactiva, uma palavra que está na moda e que quer dizer trocar informações, fazer feedback, evitando, de uma forma cada vez mais constante e efectiva, os boatos e as barreiras à comunicação. Etimologicamente, a palavra comunicação evoluiu do verbo latino comunicare (comunicar), que significa tornar comum bens materiais, espirituais ou afectivos, como se fosse uma partilha. Mais tarde o conceito evoluiu para a acção ou atitude de entrar em relação com alguém, realçando os laços entre os indivíduos através da palavra. Nos dias de hoje, comunicar deixou de se limitar à palavra, passando para o gesto, para o corpo, para o sinal, para técnicas como a publicidade, as relações públicas ou mesmo as estradas (quando se fala em vias de comunicação). Actualmente, a palavra está tão banalizada que qualquer coisa que façamos para transmitir uma passagem do individual ao colectivo é comunicar.Centro Cultural do Alto MinhonoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMoutinho, Ana Viale2008-09-28T18:26:27Z20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/749porMealibra - Revista de Cultura1645-0604info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-13T02:00:32Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:19.162421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação dirigida e os meios de comunicação |
title |
A comunicação dirigida e os meios de comunicação |
spellingShingle |
A comunicação dirigida e os meios de comunicação Moutinho, Ana Viale Comunicação dirigida Órgão de comunicação social Mass media Relações públicas Estratégia |
title_short |
A comunicação dirigida e os meios de comunicação |
title_full |
A comunicação dirigida e os meios de comunicação |
title_fullStr |
A comunicação dirigida e os meios de comunicação |
title_full_unstemmed |
A comunicação dirigida e os meios de comunicação |
title_sort |
A comunicação dirigida e os meios de comunicação |
author |
Moutinho, Ana Viale |
author_facet |
Moutinho, Ana Viale |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
no Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moutinho, Ana Viale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação dirigida Órgão de comunicação social Mass media Relações públicas Estratégia |
topic |
Comunicação dirigida Órgão de comunicação social Mass media Relações públicas Estratégia |
description |
Nos dias de hoje, é cada vez mais importante a personalização dos serviços, ou pelo menos dar a entender que é precisamente àquela pessoa que nos estamos a dirigir. A comunicação dirigida, tal como a entendemos hoje, é importante para estabelecer e manter boas relações com os públicos das empresas e das instituições. Assim, a comunicação deve ser interactiva, uma palavra que está na moda e que quer dizer trocar informações, fazer feedback, evitando, de uma forma cada vez mais constante e efectiva, os boatos e as barreiras à comunicação. Etimologicamente, a palavra comunicação evoluiu do verbo latino comunicare (comunicar), que significa tornar comum bens materiais, espirituais ou afectivos, como se fosse uma partilha. Mais tarde o conceito evoluiu para a acção ou atitude de entrar em relação com alguém, realçando os laços entre os indivíduos através da palavra. Nos dias de hoje, comunicar deixou de se limitar à palavra, passando para o gesto, para o corpo, para o sinal, para técnicas como a publicidade, as relações públicas ou mesmo as estradas (quando se fala em vias de comunicação). Actualmente, a palavra está tão banalizada que qualquer coisa que façamos para transmitir uma passagem do individual ao colectivo é comunicar. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-01-01T00:00:00Z 2008-09-28T18:26:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/749 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mealibra - Revista de Cultura 1645-0604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Cultural do Alto Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Cultural do Alto Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130256905338880 |