Subjetividades no Aprendizado de Poemas: Apropriações da Semiótica do Sensível / Subjectivities in Poems Learning: Appropriations of the Semiotics of Sensitive
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1917 |
Resumo: | O texto intercruza processos de comunicação e linguagem para abordar mediações pedagógicas de Língua Portuguesa relacionadas à construção de sentidos e à produção de textos. A Semiótica do Sensível (GREIMAS, 2002) é articulada à visão Sociointeracionista do conhecimento (VIGOTSKY, 1995) para fundamentar uma experiência didática com a leitura de poemas no âmbito do Ensino Fundamental. A título de resultados, é sugerido que a interpretação e a escrita de textos constituem processos subjetivos e complexos, que transcendem a cognição e a apreensão de regras gramaticais, ativando uma semiótica discursiva (SANTAELLA, 2005) e uma gramática de emoções forjadas pelos signos culturais. Palavras-chave: Semiótica do Sensível. Linguagem. Teoria Sociointeracionista. Produção de Textos. Subjetividades ABSTRACT The text intersect processes of communication and language to address pedagogical mediations of Portuguese language related to the construction of meanings and the production of texts. The semiotics of sensitive (GREIMAS, 2002) is hinged to the vision of knowledge (Sociointeracionista VIGOTSKY, 1995) to substantiate a didactic experience with the reading of poems in the context of Fundamental Education. The title of results, it is suggested that the interpretation and writing texts constitute subjective processes and complex, which transcend the cognition and the seizure of grammatical rules, activating a discursive semiotics (SANTAELLA, 2005) and a grammar of emotions forged by cultural signs. Keywords: Semiotics of Sensitive. Language. Sociointeractionist Theory. Production of Texts. Subjectivities |
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Subjetividades no Aprendizado de Poemas: Apropriações da Semiótica do Sensível / Subjectivities in Poems Learning: Appropriations of the Semiotics of SensitiveEducação; Formação de ProfessoresO texto intercruza processos de comunicação e linguagem para abordar mediações pedagógicas de Língua Portuguesa relacionadas à construção de sentidos e à produção de textos. A Semiótica do Sensível (GREIMAS, 2002) é articulada à visão Sociointeracionista do conhecimento (VIGOTSKY, 1995) para fundamentar uma experiência didática com a leitura de poemas no âmbito do Ensino Fundamental. A título de resultados, é sugerido que a interpretação e a escrita de textos constituem processos subjetivos e complexos, que transcendem a cognição e a apreensão de regras gramaticais, ativando uma semiótica discursiva (SANTAELLA, 2005) e uma gramática de emoções forjadas pelos signos culturais. Palavras-chave: Semiótica do Sensível. Linguagem. Teoria Sociointeracionista. Produção de Textos. Subjetividades ABSTRACT The text intersect processes of communication and language to address pedagogical mediations of Portuguese language related to the construction of meanings and the production of texts. The semiotics of sensitive (GREIMAS, 2002) is hinged to the vision of knowledge (Sociointeracionista VIGOTSKY, 1995) to substantiate a didactic experience with the reading of poems in the context of Fundamental Education. The title of results, it is suggested that the interpretation and writing texts constitute subjective processes and complex, which transcend the cognition and the seizure of grammatical rules, activating a discursive semiotics (SANTAELLA, 2005) and a grammar of emotions forged by cultural signs. Keywords: Semiotics of Sensitive. Language. Sociointeractionist Theory. Production of Texts. SubjectivitiesRevista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Nascimento, Robéria Nádia Araújo; Universidade Estadual da ParaíbaCosta, Susana Gomes e Silva; Universidade Estadual da Paraíba2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/191710.12819/2020.17.1.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, jan. 2020; 137-156Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, jan. 2020; 137-1562317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1917/491492074http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1917/491492075http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1917/491492076Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-01T13:46:30Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1917Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-02-01T13:46:30Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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