Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Thais Caroline Cruz; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Gonçalves, Caroline; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Maciel, Wilson Ravelli Elizeu; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212
Resumo: Este artigo teve como objetivo verificar a relação entre qualidade de vida no trabalho e suporte no trabalho em organizações de crédito. A metodologia empregada foi a quantitativa, descritiva, utilizando a técnica de levantamento (survey) aplicado a uma amostra de operadores de negócios de crédito terceirizados em correspondentes bancários de Corumbá-MS. Os dados foram coletados por meio instrumento de avaliação de qualidade de vida no trabalho (IQVT) baseado no modelo de Walton (1973) e validados por Timossi et al. (2009) e pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) validada por Siqueira e Gomide Jr. (2008). Os resultados apresentaram que os colaboradores de correspondentes bancários terceirizados apresentam níveis neutros a satisfatórios em termos de qualidade de vida e neutros a insatisfatórios no trabalho e suporte no trabalho. O teste de correlação apresentou uma correlação positiva de 75% entre os construtos observados, com significância de 0,001. Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Suporte no Trabalho. Organizações de Crédito. Terceirização.  ABSTRACT This article aimed to verify the relationship between quality of life at work and support at work in credit organizations. The methodology used was quantitative, descriptive, using the survey technique applied to a sample of credit business operators outsourced to bank correspondents in Corumbá-MS. Data were collected using an instrument for assessing quality of life at work (IQVT) based on Walton's model (1973) and validated by Timossi et al. (2009) and the Organizational Support Perception Scale (EPSO) validated by Siqueira and Gomide Jr. (2008). The results showed that the employees of outsourced banking correspondents present neutral to satisfactory levels in terms of quality of life and neutral to unsatisfactory at work and support at work. The correlation test showed a positive correlation of 75% between the constructs observed, with a significance of 0.001. Keywords: Quality of Life at Work. Support at Work. Credit Organizations. Outsourcing.  
id FSA-3_0b696f5c8430e55fb4902c83d2a0f3f3
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2212
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit OrganizationsAdministração/Gestão de PessoasEste artigo teve como objetivo verificar a relação entre qualidade de vida no trabalho e suporte no trabalho em organizações de crédito. A metodologia empregada foi a quantitativa, descritiva, utilizando a técnica de levantamento (survey) aplicado a uma amostra de operadores de negócios de crédito terceirizados em correspondentes bancários de Corumbá-MS. Os dados foram coletados por meio instrumento de avaliação de qualidade de vida no trabalho (IQVT) baseado no modelo de Walton (1973) e validados por Timossi et al. (2009) e pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) validada por Siqueira e Gomide Jr. (2008). Os resultados apresentaram que os colaboradores de correspondentes bancários terceirizados apresentam níveis neutros a satisfatórios em termos de qualidade de vida e neutros a insatisfatórios no trabalho e suporte no trabalho. O teste de correlação apresentou uma correlação positiva de 75% entre os construtos observados, com significância de 0,001. Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Suporte no Trabalho. Organizações de Crédito. Terceirização.  ABSTRACT This article aimed to verify the relationship between quality of life at work and support at work in credit organizations. The methodology used was quantitative, descriptive, using the survey technique applied to a sample of credit business operators outsourced to bank correspondents in Corumbá-MS. Data were collected using an instrument for assessing quality of life at work (IQVT) based on Walton's model (1973) and validated by Timossi et al. (2009) and the Organizational Support Perception Scale (EPSO) validated by Siqueira and Gomide Jr. (2008). The results showed that the employees of outsourced banking correspondents present neutral to satisfactory levels in terms of quality of life and neutral to unsatisfactory at work and support at work. The correlation test showed a positive correlation of 75% between the constructs observed, with a significance of 0.001. Keywords: Quality of Life at Work. Support at Work. Credit Organizations. Outsourcing.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Universidade Federal de Mato Grosso do SulThiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do SulAraújo, Thais Caroline Cruz; Universidade Federal de Mato Grosso do SulGonçalves, Caroline; Universidade Federal de Mato Grosso do SulMaciel, Wilson Ravelli Elizeu; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/221210.12819/2021.18.02.1Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 3-23Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 3-232317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492650http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492651http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492652http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2212/1537Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T20:00:27Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2212Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-14T20:00:27Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations
title Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations
spellingShingle Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations
Thiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Administração/Gestão de Pessoas
title_short Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations
title_full Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations
title_fullStr Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations
title_full_unstemmed Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations
title_sort Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations
author Thiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
author_facet Thiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Araújo, Thais Caroline Cruz; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Gonçalves, Caroline; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Maciel, Wilson Ravelli Elizeu; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
author_role author
author2 Araújo, Thais Caroline Cruz; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Gonçalves, Caroline; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Maciel, Wilson Ravelli Elizeu; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Araújo, Thais Caroline Cruz; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Gonçalves, Caroline; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Maciel, Wilson Ravelli Elizeu; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.subject.por.fl_str_mv Administração/Gestão de Pessoas
topic Administração/Gestão de Pessoas
description Este artigo teve como objetivo verificar a relação entre qualidade de vida no trabalho e suporte no trabalho em organizações de crédito. A metodologia empregada foi a quantitativa, descritiva, utilizando a técnica de levantamento (survey) aplicado a uma amostra de operadores de negócios de crédito terceirizados em correspondentes bancários de Corumbá-MS. Os dados foram coletados por meio instrumento de avaliação de qualidade de vida no trabalho (IQVT) baseado no modelo de Walton (1973) e validados por Timossi et al. (2009) e pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) validada por Siqueira e Gomide Jr. (2008). Os resultados apresentaram que os colaboradores de correspondentes bancários terceirizados apresentam níveis neutros a satisfatórios em termos de qualidade de vida e neutros a insatisfatórios no trabalho e suporte no trabalho. O teste de correlação apresentou uma correlação positiva de 75% entre os construtos observados, com significância de 0,001. Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Suporte no Trabalho. Organizações de Crédito. Terceirização.  ABSTRACT This article aimed to verify the relationship between quality of life at work and support at work in credit organizations. The methodology used was quantitative, descriptive, using the survey technique applied to a sample of credit business operators outsourced to bank correspondents in Corumbá-MS. Data were collected using an instrument for assessing quality of life at work (IQVT) based on Walton's model (1973) and validated by Timossi et al. (2009) and the Organizational Support Perception Scale (EPSO) validated by Siqueira and Gomide Jr. (2008). The results showed that the employees of outsourced banking correspondents present neutral to satisfactory levels in terms of quality of life and neutral to unsatisfactory at work and support at work. The correlation test showed a positive correlation of 75% between the constructs observed, with a significance of 0.001. Keywords: Quality of Life at Work. Support at Work. Credit Organizations. Outsourcing.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212
10.12819/2021.18.02.1
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.02.1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492650
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492651
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492652
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2212/1537
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 3-23
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 3-23
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905906618368