Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo verificar a relação entre qualidade de vida no trabalho e suporte no trabalho em organizações de crédito. A metodologia empregada foi a quantitativa, descritiva, utilizando a técnica de levantamento (survey) aplicado a uma amostra de operadores de negócios de crédito terceirizados em correspondentes bancários de Corumbá-MS. Os dados foram coletados por meio instrumento de avaliação de qualidade de vida no trabalho (IQVT) baseado no modelo de Walton (1973) e validados por Timossi et al. (2009) e pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) validada por Siqueira e Gomide Jr. (2008). Os resultados apresentaram que os colaboradores de correspondentes bancários terceirizados apresentam níveis neutros a satisfatórios em termos de qualidade de vida e neutros a insatisfatórios no trabalho e suporte no trabalho. O teste de correlação apresentou uma correlação positiva de 75% entre os construtos observados, com significância de 0,001. Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Suporte no Trabalho. Organizações de Crédito. Terceirização. ABSTRACT This article aimed to verify the relationship between quality of life at work and support at work in credit organizations. The methodology used was quantitative, descriptive, using the survey technique applied to a sample of credit business operators outsourced to bank correspondents in Corumbá-MS. Data were collected using an instrument for assessing quality of life at work (IQVT) based on Walton's model (1973) and validated by Timossi et al. (2009) and the Organizational Support Perception Scale (EPSO) validated by Siqueira and Gomide Jr. (2008). The results showed that the employees of outsourced banking correspondents present neutral to satisfactory levels in terms of quality of life and neutral to unsatisfactory at work and support at work. The correlation test showed a positive correlation of 75% between the constructs observed, with a significance of 0.001. Keywords: Quality of Life at Work. Support at Work. Credit Organizations. Outsourcing. |
id |
FSA-3_0b696f5c8430e55fb4902c83d2a0f3f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2212 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit OrganizationsAdministração/Gestão de PessoasEste artigo teve como objetivo verificar a relação entre qualidade de vida no trabalho e suporte no trabalho em organizações de crédito. A metodologia empregada foi a quantitativa, descritiva, utilizando a técnica de levantamento (survey) aplicado a uma amostra de operadores de negócios de crédito terceirizados em correspondentes bancários de Corumbá-MS. Os dados foram coletados por meio instrumento de avaliação de qualidade de vida no trabalho (IQVT) baseado no modelo de Walton (1973) e validados por Timossi et al. (2009) e pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) validada por Siqueira e Gomide Jr. (2008). Os resultados apresentaram que os colaboradores de correspondentes bancários terceirizados apresentam níveis neutros a satisfatórios em termos de qualidade de vida e neutros a insatisfatórios no trabalho e suporte no trabalho. O teste de correlação apresentou uma correlação positiva de 75% entre os construtos observados, com significância de 0,001. Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Suporte no Trabalho. Organizações de Crédito. Terceirização. ABSTRACT This article aimed to verify the relationship between quality of life at work and support at work in credit organizations. The methodology used was quantitative, descriptive, using the survey technique applied to a sample of credit business operators outsourced to bank correspondents in Corumbá-MS. Data were collected using an instrument for assessing quality of life at work (IQVT) based on Walton's model (1973) and validated by Timossi et al. (2009) and the Organizational Support Perception Scale (EPSO) validated by Siqueira and Gomide Jr. (2008). The results showed that the employees of outsourced banking correspondents present neutral to satisfactory levels in terms of quality of life and neutral to unsatisfactory at work and support at work. The correlation test showed a positive correlation of 75% between the constructs observed, with a significance of 0.001. Keywords: Quality of Life at Work. Support at Work. Credit Organizations. Outsourcing. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Universidade Federal de Mato Grosso do SulThiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do SulAraújo, Thais Caroline Cruz; Universidade Federal de Mato Grosso do SulGonçalves, Caroline; Universidade Federal de Mato Grosso do SulMaciel, Wilson Ravelli Elizeu; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/221210.12819/2021.18.02.1Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 3-23Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 3-232317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492650http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492651http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492652http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2212/1537Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T20:00:27Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2212Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-14T20:00:27Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations |
title |
Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations |
spellingShingle |
Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations Thiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Administração/Gestão de Pessoas |
title_short |
Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations |
title_full |
Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations |
title_fullStr |
Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations |
title_full_unstemmed |
Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations |
title_sort |
Qualidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceirizado de Organizações de Crédito / Quality of Life at Work and Support in Work of Credit Organizations |
author |
Thiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
author_facet |
Thiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Araújo, Thais Caroline Cruz; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Gonçalves, Caroline; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Maciel, Wilson Ravelli Elizeu; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Thais Caroline Cruz; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Gonçalves, Caroline; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Maciel, Wilson Ravelli Elizeu; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thiago, Fernando; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Araújo, Thais Caroline Cruz; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Gonçalves, Caroline; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Maciel, Wilson Ravelli Elizeu; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração/Gestão de Pessoas |
topic |
Administração/Gestão de Pessoas |
description |
Este artigo teve como objetivo verificar a relação entre qualidade de vida no trabalho e suporte no trabalho em organizações de crédito. A metodologia empregada foi a quantitativa, descritiva, utilizando a técnica de levantamento (survey) aplicado a uma amostra de operadores de negócios de crédito terceirizados em correspondentes bancários de Corumbá-MS. Os dados foram coletados por meio instrumento de avaliação de qualidade de vida no trabalho (IQVT) baseado no modelo de Walton (1973) e validados por Timossi et al. (2009) e pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) validada por Siqueira e Gomide Jr. (2008). Os resultados apresentaram que os colaboradores de correspondentes bancários terceirizados apresentam níveis neutros a satisfatórios em termos de qualidade de vida e neutros a insatisfatórios no trabalho e suporte no trabalho. O teste de correlação apresentou uma correlação positiva de 75% entre os construtos observados, com significância de 0,001. Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Suporte no Trabalho. Organizações de Crédito. Terceirização. ABSTRACT This article aimed to verify the relationship between quality of life at work and support at work in credit organizations. The methodology used was quantitative, descriptive, using the survey technique applied to a sample of credit business operators outsourced to bank correspondents in Corumbá-MS. Data were collected using an instrument for assessing quality of life at work (IQVT) based on Walton's model (1973) and validated by Timossi et al. (2009) and the Organizational Support Perception Scale (EPSO) validated by Siqueira and Gomide Jr. (2008). The results showed that the employees of outsourced banking correspondents present neutral to satisfactory levels in terms of quality of life and neutral to unsatisfactory at work and support at work. The correlation test showed a positive correlation of 75% between the constructs observed, with a significance of 0.001. Keywords: Quality of Life at Work. Support at Work. Credit Organizations. Outsourcing. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212 10.12819/2021.18.02.1 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212 |
identifier_str_mv |
10.12819/2021.18.02.1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492650 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492651 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2212/491492652 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2212/1537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 3-23 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 3-23 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905906618368 |