Branca De Neve: Contadora De Histórias / Snow White: Contadora Stories
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/15 |
Resumo: | O presente artigo faz um estudo comparativo da personagem Branca de Neve em três diferentes mídias: a literatura, no conto infantil Branca de Neve e os sete anões, dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm; o cinema, no filme homônimo de 1936 dos estúdios WaltDisney; e as histórias em quadrinhos, através da minissérie As mil e uma noites derivada da revista mensal Fábulas, escrita por Bill Willingham e publicada no Brasil em 2007. Após fazer um breve passeio situacional pelastrês histórias, parte para o conceito de adaptação, conforme apresentado por Linda Huctheon (2006), verificando o processo de construção da personagem nas três mídias mencionadas, bem como a representação do feminino, com o apoio dos estudos de Marina Warner (1999). Aborda, principalmente, a figura da narradora dos contos de fada, e como ela toma formanas adaptações posteriores ao conto. Conclui que as versões mais recentes, mais exatamente a cinematográfica e a quadrinística, da mais voz própria para a personagem, observando as discussões de gênero que são levantadas pelas três histórias. |
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Branca De Neve: Contadora De Histórias / Snow White: Contadora StoriesLetrasBranca de Neve, personagem, narradora, contos de fada, adaptação.O presente artigo faz um estudo comparativo da personagem Branca de Neve em três diferentes mídias: a literatura, no conto infantil Branca de Neve e os sete anões, dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm; o cinema, no filme homônimo de 1936 dos estúdios WaltDisney; e as histórias em quadrinhos, através da minissérie As mil e uma noites derivada da revista mensal Fábulas, escrita por Bill Willingham e publicada no Brasil em 2007. Após fazer um breve passeio situacional pelastrês histórias, parte para o conceito de adaptação, conforme apresentado por Linda Huctheon (2006), verificando o processo de construção da personagem nas três mídias mencionadas, bem como a representação do feminino, com o apoio dos estudos de Marina Warner (1999). Aborda, principalmente, a figura da narradora dos contos de fada, e como ela toma formanas adaptações posteriores ao conto. Conclui que as versões mais recentes, mais exatamente a cinematográfica e a quadrinística, da mais voz própria para a personagem, observando as discussões de gênero que são levantadas pelas três histórias.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Miranda, Allana Dilene de Araújo de2013-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/15Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 191-207Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 191-2072317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/15/17Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T12:03:09Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/15Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T12:03:09Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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