Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calheiros, Gabriela Eduarda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237190
Resumo: As histórias surgiram da necessidade primordial do ser humano de expressar seus pensamentos e sentimentos. Os contos de fadas, por exemplo, tornaram-se uma das manifestações da literatura que envolvem determinados cenários, épocas, personagens, públicos e objetivos. Este trabalho tem como objetivo analisar de um ponto de vista crítico a forma como eram moldados os comportamentos das personagens femininas no conto e, também, suas mudanças de uma época para outra, além de um breve relato de como eu, mulher e professora me identifico com as personagens. O trabalho justifica-se pela análise do conto da Branca de Neve em duas versões, com ênfase nas personagens femininas, Branca de Neve, sua mãe e a madrasta, analisando suas atitudes, características e posicionamentos, assim como a reflexão do feminino, a importância desse tipo de obra para época, e a sua função na sociedade. Como metodologia, optou-se pelo caráter qualitativo e bibliográfico.
id UNSP_aa7182b385bda19a8ea274c117cb32e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237190
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadasSnow White, her mother and stepmother: reflections of the feminine in the fairy taleConto de fadasBranca de NeveComportamento femininoMulherContoSnow WhiteWomanTaleAs histórias surgiram da necessidade primordial do ser humano de expressar seus pensamentos e sentimentos. Os contos de fadas, por exemplo, tornaram-se uma das manifestações da literatura que envolvem determinados cenários, épocas, personagens, públicos e objetivos. Este trabalho tem como objetivo analisar de um ponto de vista crítico a forma como eram moldados os comportamentos das personagens femininas no conto e, também, suas mudanças de uma época para outra, além de um breve relato de como eu, mulher e professora me identifico com as personagens. O trabalho justifica-se pela análise do conto da Branca de Neve em duas versões, com ênfase nas personagens femininas, Branca de Neve, sua mãe e a madrasta, analisando suas atitudes, características e posicionamentos, assim como a reflexão do feminino, a importância desse tipo de obra para época, e a sua função na sociedade. Como metodologia, optou-se pelo caráter qualitativo e bibliográfico.As stories emerge, it is essential that humans express their thoughts and feelings. I talk about fairies, for example, we will be making literature manifestations involving certain scenarios, eras, characters, audiences and goals. This paper aims to analyze a critical point of view because it was shaped or the behaviors of female characters did not count, and also their changes from time to time, as well as a brief account of how the EU, woman and teacher identified me as characters. Or justify the analysis of Snow White's account in two versions, as opposed to the female characters, Snow White, her mother and mother, analyzing their attitudes, characteristics and positions, as well as the reflection of the feminine, on the importance of type desire. of work for the time, and its function in society. As a methodology, opt for qualitative and bibliographic characters.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calheiros, Gabriela Eduarda2022-10-24T18:19:11Z2022-10-24T18:19:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-21T06:07:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237190Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:31:42.931987Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadas
Snow White, her mother and stepmother: reflections of the feminine in the fairy tale
title Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadas
spellingShingle Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadas
Calheiros, Gabriela Eduarda
Conto de fadas
Branca de Neve
Comportamento feminino
Mulher
Conto
Snow White
Woman
Tale
title_short Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadas
title_full Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadas
title_fullStr Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadas
title_full_unstemmed Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadas
title_sort Branca de Neve, sua mãe e madrasta: reflexões do feminino no conto de fadas
author Calheiros, Gabriela Eduarda
author_facet Calheiros, Gabriela Eduarda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calheiros, Gabriela Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv Conto de fadas
Branca de Neve
Comportamento feminino
Mulher
Conto
Snow White
Woman
Tale
topic Conto de fadas
Branca de Neve
Comportamento feminino
Mulher
Conto
Snow White
Woman
Tale
description As histórias surgiram da necessidade primordial do ser humano de expressar seus pensamentos e sentimentos. Os contos de fadas, por exemplo, tornaram-se uma das manifestações da literatura que envolvem determinados cenários, épocas, personagens, públicos e objetivos. Este trabalho tem como objetivo analisar de um ponto de vista crítico a forma como eram moldados os comportamentos das personagens femininas no conto e, também, suas mudanças de uma época para outra, além de um breve relato de como eu, mulher e professora me identifico com as personagens. O trabalho justifica-se pela análise do conto da Branca de Neve em duas versões, com ênfase nas personagens femininas, Branca de Neve, sua mãe e a madrasta, analisando suas atitudes, características e posicionamentos, assim como a reflexão do feminino, a importância desse tipo de obra para época, e a sua função na sociedade. Como metodologia, optou-se pelo caráter qualitativo e bibliográfico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-10-24T18:19:11Z
2022-10-24T18:19:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237190
url http://hdl.handle.net/11449/237190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128526746910720