Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Nigro, Carolina Alencar; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Silva, Ana Lúcia da; Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Barbosa, Antônio Pires; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Marsiglia, Denys Munhoz; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941
Resumo: Diversas disciplinas ministradas em cursos superiores na área da saúde dependem de outras ligadas à base da formação científica, aplicadas nos ensinos básicos e médios. Objetivo: Realizar uma análise qualitativa e quantitativa do desempenho em Epidemiologia (comum aos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição) e relacioná-las com a idade, com a modalidade de formação de base (pública ou privada) e com os conteúdos de Ciências e Biologia previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Método: O teste AMOVA foi utilizado para comparar o desempenho em Epidemiologia entre os cursos. A média padronizada das notas foi calculada de acordo com os preceitos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). A avaliação utilizada foi preparada de acordo com a escala deBloom revisada, e os conteúdos foram divididos em específicos e básicos. Resultados: Não ocorreu diferença estatisticamente significante entre as médias das variáveis observadas. Na análise das médias padronizadas, o curso de Nutrição apresentou melhor desempenho, assim como na média aritmética.Conclusão: Alunos, com uma média de idade inferior, apresentaram tendência a um melhor desempenho acadêmico. Todos os alunos relacionaram seus conteúdos da disciplina de Epidemiologia com os conteúdos de Ciências. Seus desempenhos corroboraram os planos previstos no IV Plano Diretor de Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. Palavras-chave: Epidemiologia. Gestão em Saúde. Ensino. Ciências. Biologia. ABSTRACT Introduction: High education in health courses is dependent of scientific basis training applied in elementary and high schools. Objective: To conduct a qualitative and quantitative analysis of the performance in Epidemiology (common to Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Nutrition courses) and relate it to the age, type of basic training (public or private) and the contents of Science and Biology. Method: The AMOVA test was used to compare the performance between the courses. The standardized average of notes was calculated according to the precepts of INEP. The evaluation used was prepared according to the Bloom revised scale and the contents were divided into specific and basic. Results: There is no statistically significant difference between the means of the observed variables. Analyzing the standardized average notes, as well as the arithmetic mean, Nutrition showed better performance. Conclusion: Students with lower age tended to perform better academically. All students related their course content with the content of Epidemiology science. His performances corroborated the plans referred in IV master plan development of epidemiology in Brazil. Keywords: Epidemiology. Management in Health. Education. Sciences. Biology.
id FSA-3_11f76170994aff62392fbdb2d7ccb296
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/941
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science PresenDiversas disciplinas ministradas em cursos superiores na área da saúde dependem de outras ligadas à base da formação científica, aplicadas nos ensinos básicos e médios. Objetivo: Realizar uma análise qualitativa e quantitativa do desempenho em Epidemiologia (comum aos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição) e relacioná-las com a idade, com a modalidade de formação de base (pública ou privada) e com os conteúdos de Ciências e Biologia previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Método: O teste AMOVA foi utilizado para comparar o desempenho em Epidemiologia entre os cursos. A média padronizada das notas foi calculada de acordo com os preceitos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). A avaliação utilizada foi preparada de acordo com a escala deBloom revisada, e os conteúdos foram divididos em específicos e básicos. Resultados: Não ocorreu diferença estatisticamente significante entre as médias das variáveis observadas. Na análise das médias padronizadas, o curso de Nutrição apresentou melhor desempenho, assim como na média aritmética.Conclusão: Alunos, com uma média de idade inferior, apresentaram tendência a um melhor desempenho acadêmico. Todos os alunos relacionaram seus conteúdos da disciplina de Epidemiologia com os conteúdos de Ciências. Seus desempenhos corroboraram os planos previstos no IV Plano Diretor de Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. Palavras-chave: Epidemiologia. Gestão em Saúde. Ensino. Ciências. Biologia. ABSTRACT Introduction: High education in health courses is dependent of scientific basis training applied in elementary and high schools. Objective: To conduct a qualitative and quantitative analysis of the performance in Epidemiology (common to Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Nutrition courses) and relate it to the age, type of basic training (public or private) and the contents of Science and Biology. Method: The AMOVA test was used to compare the performance between the courses. The standardized average of notes was calculated according to the precepts of INEP. The evaluation used was prepared according to the Bloom revised scale and the contents were divided into specific and basic. Results: There is no statistically significant difference between the means of the observed variables. Analyzing the standardized average notes, as well as the arithmetic mean, Nutrition showed better performance. Conclusion: Students with lower age tended to perform better academically. All students related their course content with the content of Epidemiology science. His performances corroborated the plans referred in IV master plan development of epidemiology in Brazil. Keywords: Epidemiology. Management in Health. Education. Sciences. Biology.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Nigro, Carolina Alencar; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Silva, Ana Lúcia da; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Barbosa, Antônio Pires; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Marsiglia, Denys Munhoz; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)2015-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/94110.12819/2015.12.5.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.5, set./out. 2015; 102-111Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.5, set./out. 2015; 102-1112317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/650http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/651http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/652Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-01T13:56:27Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/941Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-10-01T13:56:27Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
title Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
spellingShingle Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
title_short Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
title_full Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
title_fullStr Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
title_full_unstemmed Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
title_sort Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
author Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
author_facet Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Nigro, Carolina Alencar; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Silva, Ana Lúcia da; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Barbosa, Antônio Pires; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Marsiglia, Denys Munhoz; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
author_role author
author2 Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Nigro, Carolina Alencar; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Silva, Ana Lúcia da; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Barbosa, Antônio Pires; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Marsiglia, Denys Munhoz; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Nigro, Carolina Alencar; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Silva, Ana Lúcia da; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Barbosa, Antônio Pires; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Marsiglia, Denys Munhoz; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
dc.subject.none.fl_str_mv
description Diversas disciplinas ministradas em cursos superiores na área da saúde dependem de outras ligadas à base da formação científica, aplicadas nos ensinos básicos e médios. Objetivo: Realizar uma análise qualitativa e quantitativa do desempenho em Epidemiologia (comum aos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição) e relacioná-las com a idade, com a modalidade de formação de base (pública ou privada) e com os conteúdos de Ciências e Biologia previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Método: O teste AMOVA foi utilizado para comparar o desempenho em Epidemiologia entre os cursos. A média padronizada das notas foi calculada de acordo com os preceitos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). A avaliação utilizada foi preparada de acordo com a escala deBloom revisada, e os conteúdos foram divididos em específicos e básicos. Resultados: Não ocorreu diferença estatisticamente significante entre as médias das variáveis observadas. Na análise das médias padronizadas, o curso de Nutrição apresentou melhor desempenho, assim como na média aritmética.Conclusão: Alunos, com uma média de idade inferior, apresentaram tendência a um melhor desempenho acadêmico. Todos os alunos relacionaram seus conteúdos da disciplina de Epidemiologia com os conteúdos de Ciências. Seus desempenhos corroboraram os planos previstos no IV Plano Diretor de Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. Palavras-chave: Epidemiologia. Gestão em Saúde. Ensino. Ciências. Biologia. ABSTRACT Introduction: High education in health courses is dependent of scientific basis training applied in elementary and high schools. Objective: To conduct a qualitative and quantitative analysis of the performance in Epidemiology (common to Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Nutrition courses) and relate it to the age, type of basic training (public or private) and the contents of Science and Biology. Method: The AMOVA test was used to compare the performance between the courses. The standardized average of notes was calculated according to the precepts of INEP. The evaluation used was prepared according to the Bloom revised scale and the contents were divided into specific and basic. Results: There is no statistically significant difference between the means of the observed variables. Analyzing the standardized average notes, as well as the arithmetic mean, Nutrition showed better performance. Conclusion: Students with lower age tended to perform better academically. All students related their course content with the content of Epidemiology science. His performances corroborated the plans referred in IV master plan development of epidemiology in Brazil. Keywords: Epidemiology. Management in Health. Education. Sciences. Biology.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941
10.12819/2015.12.5.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941
identifier_str_mv 10.12819/2015.12.5.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/650
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/651
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/652
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.5, set./out. 2015; 102-111
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.5, set./out. 2015; 102-111
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944912287203328