Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941 |
Resumo: | Diversas disciplinas ministradas em cursos superiores na área da saúde dependem de outras ligadas à base da formação científica, aplicadas nos ensinos básicos e médios. Objetivo: Realizar uma análise qualitativa e quantitativa do desempenho em Epidemiologia (comum aos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição) e relacioná-las com a idade, com a modalidade de formação de base (pública ou privada) e com os conteúdos de Ciências e Biologia previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Método: O teste AMOVA foi utilizado para comparar o desempenho em Epidemiologia entre os cursos. A média padronizada das notas foi calculada de acordo com os preceitos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). A avaliação utilizada foi preparada de acordo com a escala deBloom revisada, e os conteúdos foram divididos em específicos e básicos. Resultados: Não ocorreu diferença estatisticamente significante entre as médias das variáveis observadas. Na análise das médias padronizadas, o curso de Nutrição apresentou melhor desempenho, assim como na média aritmética.Conclusão: Alunos, com uma média de idade inferior, apresentaram tendência a um melhor desempenho acadêmico. Todos os alunos relacionaram seus conteúdos da disciplina de Epidemiologia com os conteúdos de Ciências. Seus desempenhos corroboraram os planos previstos no IV Plano Diretor de Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. Palavras-chave: Epidemiologia. Gestão em Saúde. Ensino. Ciências. Biologia. ABSTRACT Introduction: High education in health courses is dependent of scientific basis training applied in elementary and high schools. Objective: To conduct a qualitative and quantitative analysis of the performance in Epidemiology (common to Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Nutrition courses) and relate it to the age, type of basic training (public or private) and the contents of Science and Biology. Method: The AMOVA test was used to compare the performance between the courses. The standardized average of notes was calculated according to the precepts of INEP. The evaluation used was prepared according to the Bloom revised scale and the contents were divided into specific and basic. Results: There is no statistically significant difference between the means of the observed variables. Analyzing the standardized average notes, as well as the arithmetic mean, Nutrition showed better performance. Conclusion: Students with lower age tended to perform better academically. All students related their course content with the content of Epidemiology science. His performances corroborated the plans referred in IV master plan development of epidemiology in Brazil. Keywords: Epidemiology. Management in Health. Education. Sciences. Biology. |
id |
FSA-3_11f76170994aff62392fbdb2d7ccb296 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/941 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science PresenDiversas disciplinas ministradas em cursos superiores na área da saúde dependem de outras ligadas à base da formação científica, aplicadas nos ensinos básicos e médios. Objetivo: Realizar uma análise qualitativa e quantitativa do desempenho em Epidemiologia (comum aos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição) e relacioná-las com a idade, com a modalidade de formação de base (pública ou privada) e com os conteúdos de Ciências e Biologia previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Método: O teste AMOVA foi utilizado para comparar o desempenho em Epidemiologia entre os cursos. A média padronizada das notas foi calculada de acordo com os preceitos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). A avaliação utilizada foi preparada de acordo com a escala deBloom revisada, e os conteúdos foram divididos em específicos e básicos. Resultados: Não ocorreu diferença estatisticamente significante entre as médias das variáveis observadas. Na análise das médias padronizadas, o curso de Nutrição apresentou melhor desempenho, assim como na média aritmética.Conclusão: Alunos, com uma média de idade inferior, apresentaram tendência a um melhor desempenho acadêmico. Todos os alunos relacionaram seus conteúdos da disciplina de Epidemiologia com os conteúdos de Ciências. Seus desempenhos corroboraram os planos previstos no IV Plano Diretor de Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. Palavras-chave: Epidemiologia. Gestão em Saúde. Ensino. Ciências. Biologia. ABSTRACT Introduction: High education in health courses is dependent of scientific basis training applied in elementary and high schools. Objective: To conduct a qualitative and quantitative analysis of the performance in Epidemiology (common to Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Nutrition courses) and relate it to the age, type of basic training (public or private) and the contents of Science and Biology. Method: The AMOVA test was used to compare the performance between the courses. The standardized average of notes was calculated according to the precepts of INEP. The evaluation used was prepared according to the Bloom revised scale and the contents were divided into specific and basic. Results: There is no statistically significant difference between the means of the observed variables. Analyzing the standardized average notes, as well as the arithmetic mean, Nutrition showed better performance. Conclusion: Students with lower age tended to perform better academically. All students related their course content with the content of Epidemiology science. His performances corroborated the plans referred in IV master plan development of epidemiology in Brazil. Keywords: Epidemiology. Management in Health. Education. Sciences. Biology.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Nigro, Carolina Alencar; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Silva, Ana Lúcia da; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Barbosa, Antônio Pires; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Marsiglia, Denys Munhoz; Universidade Nove de Julho (UNINOVE)2015-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/94110.12819/2015.12.5.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.5, set./out. 2015; 102-111Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.5, set./out. 2015; 102-1112317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/650http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/651http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/652Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-01T13:56:27Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/941Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-10-01T13:56:27Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen |
title |
Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen |
spellingShingle |
Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
title_short |
Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen |
title_full |
Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen |
title_fullStr |
Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen |
title_full_unstemmed |
Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen |
title_sort |
Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen |
author |
Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
author_facet |
Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Nigro, Carolina Alencar; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Silva, Ana Lúcia da; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Barbosa, Antônio Pires; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Marsiglia, Denys Munhoz; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Nigro, Carolina Alencar; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Silva, Ana Lúcia da; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Barbosa, Antônio Pires; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Marsiglia, Denys Munhoz; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barnabé, Anderson Sena; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Nigro, Carolina Alencar; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Silva, Ana Lúcia da; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Barbosa, Antônio Pires; Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Marsiglia, Denys Munhoz; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Diversas disciplinas ministradas em cursos superiores na área da saúde dependem de outras ligadas à base da formação científica, aplicadas nos ensinos básicos e médios. Objetivo: Realizar uma análise qualitativa e quantitativa do desempenho em Epidemiologia (comum aos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição) e relacioná-las com a idade, com a modalidade de formação de base (pública ou privada) e com os conteúdos de Ciências e Biologia previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Método: O teste AMOVA foi utilizado para comparar o desempenho em Epidemiologia entre os cursos. A média padronizada das notas foi calculada de acordo com os preceitos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). A avaliação utilizada foi preparada de acordo com a escala deBloom revisada, e os conteúdos foram divididos em específicos e básicos. Resultados: Não ocorreu diferença estatisticamente significante entre as médias das variáveis observadas. Na análise das médias padronizadas, o curso de Nutrição apresentou melhor desempenho, assim como na média aritmética.Conclusão: Alunos, com uma média de idade inferior, apresentaram tendência a um melhor desempenho acadêmico. Todos os alunos relacionaram seus conteúdos da disciplina de Epidemiologia com os conteúdos de Ciências. Seus desempenhos corroboraram os planos previstos no IV Plano Diretor de Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. Palavras-chave: Epidemiologia. Gestão em Saúde. Ensino. Ciências. Biologia. ABSTRACT Introduction: High education in health courses is dependent of scientific basis training applied in elementary and high schools. Objective: To conduct a qualitative and quantitative analysis of the performance in Epidemiology (common to Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Nutrition courses) and relate it to the age, type of basic training (public or private) and the contents of Science and Biology. Method: The AMOVA test was used to compare the performance between the courses. The standardized average of notes was calculated according to the precepts of INEP. The evaluation used was prepared according to the Bloom revised scale and the contents were divided into specific and basic. Results: There is no statistically significant difference between the means of the observed variables. Analyzing the standardized average notes, as well as the arithmetic mean, Nutrition showed better performance. Conclusion: Students with lower age tended to perform better academically. All students related their course content with the content of Epidemiology science. His performances corroborated the plans referred in IV master plan development of epidemiology in Brazil. Keywords: Epidemiology. Management in Health. Education. Sciences. Biology. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941 10.12819/2015.12.5.6 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941 |
identifier_str_mv |
10.12819/2015.12.5.6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/650 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/651 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/941/652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.5, set./out. 2015; 102-111 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.5, set./out. 2015; 102-111 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944912287203328 |