Fatores Associados à Depressão em Pacientes com Doença Renal Crônica em Guanambi –Bahia / Factors Associated with Depression in Patients with Chronic Kidney Disease in Guanambi – Bahia
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2289 |
Resumo: | O presente texto é um recorte da pesquisa desenvolvida com o objetivo geral de mapear e compreender quais as concepções do brincar na Educação Infantil, especificamente na creche, são discutidas em teses e dissertações, produzidas em programas de pós graduação em educação. A investigação, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo estado do conhecimento, teve como fonte para obtenção dos dados o site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. A busca foi norteada pelo recorte temporal do período de 1999 a 2018 e usando os descritores: brincar(es), brincadeira(s), ludicidade/lúdico, brinquedo, jogos, creche, berçário cruzados com os termos: educação infantil, creche e educação da primeiríssima infância. O trabalho de seleção e organização dos textos encontrados resultou em um número final de quatro produções (dissertações) que atenderam a todos os critérios estabelecidos, compondo assim o material de análise. A partir do tratamento reflexivo dos dados é possível indicar a quase inexistência de pesquisas envolvendo o brincar que tenha como contexto a creche. Acreditamos que nossos dados denunciam o descaso ainda sofrido pela creche quando se trata de uma abordagem educacional/pedagógica envolvendo suas práticas cotidianas também nos trabalhos acadêmicos; bem como certa desvalorização do brincar no espaço de atendimento a primeiríssima infância. Palavras-chave: Importância do Brincar. Estado do Conhecimento. Brincar na Creche. ABSTRACT The present text is an excerpt of the research developed with the general objective of mapping and understanding what the conceptions of playing in Early Childhood Education, specifically in the nursery, are discussed in theses and dissertations, produced in graduate programs in education. The investigation, with a quanti-qualitative approach, of the state of knowledge type, had the Digital Library of Theses and Dissertations website as source of data. The search was guided by the time frame of the period from 1999 to 2018 and using the descriptors: play (s), play (s), playfulness / playfulness, toys, games, daycare, nursery crossed with the terms: early childhood education, daycare and education of very early childhood. The selection and organization of the texts found resulted in a final number of four productions (dissertations) that met all the established criteria, thus composing the analysis material. From the reflective treatment of the data, it is possible to indicate the almost inexistence of research involving play that has the nursery as a context. We believe that our data reveal the neglect still suffered by the daycare center when it comes to an educational / pedagogical approach involving its daily practices also in academic works; as well as a certain devaluation of playing in the very early childhood care space. Keywords: Importance of Playing. State of Knowledge. Playing at the Daycare. |
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