Teoria dos Escalões Superiores Explica a Governança nas Universidades Públicas? / Does Upper Echelon Theory Explain Governance in Public Universities?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thamara Marcos dos; Universidade Federal do Ceará
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues Júnior, Manuel Salgueiro; Universidade Estadual do Ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2784
Resumo: A governança pública usa mecanismos de liderança, estratégia e controle, logo as boas práticas de governança tornam-se necessárias na gestão das universidades. Ressalte-se que os principais responsáveis pela adoção de boas práticas são os gestores públicos do alto escalão. Assim, a heterogeneidade de características agregaria conjuntos mais amplos de conhecimentos. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho é identificar como a diversidade das características da equipe do alto escalão influencia na qualidade da governança nas universidades públicas do Brasil. Trata-se de um estudo explicativo, de natureza quantitativa, com o uso do método dos mínimos quadrados ordinários para a regressão de dados em painel, a melhor estimação foi o modelo fixo. Os resultados obtidos indicam indícios de que as variáveis titulação e idade podem influenciar na qualidade da governança. A diversidade de titulação dos gestores apresentou influência positiva e a diversidade etária resultou em efeito negativo. Palavras-chave: Teoria dos Escalões Superiores. Governança Pública. Diversidade Public governance uses leadership, strategy and control mechanisms, so good governance practices become necessary in university management. It should be noted that those primarily responsible for adopting good practices are high-ranking public managers. Thus, the heterogeneity of characteristics would aggregate broader sets of knowledge. In this way, the general objective of the work is to identify how the diversity of the characteristics of the high-ranking team influence the quality of governance in public universities in Brazil. This is an explanatory study, of a quantitative nature, using the ordinary least squares method for the regression of panel data, the best estimation was the fixed model. The results obtained indicate that the title and age variables can influence the quality of governance. The diversity of titles of the managers had a positive influence and the age diversity resulted in a negative effect. Keywords: Upper Echelons Theory. Public Governance. Diversity.
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