A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzo, Jakellinny Gonçalves de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marques, Eugenia Portela de Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1419
Resumo: Esse estudo trata-se do “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, sobre o currículo na formação de professores para Educação das Relações Étnico-Raciais nas investigações científicas. Objetivou mapear as teses, dissertações e artigos brasileiros produzidos na língua portuguesa. O levantamento documental, no período de 1999 a 2015, contou com as informações advindas do banco de dados da Capes/MEC, CAPES teses e dissertações, SciELO Brasil, Google Acadêmico e GT 21. Foram selecionados 4 artigos da Capes/MEC, 4 dissertações e 1 tese no banco de dados da Capes teses e dissertações, no Google acadêmico selecionados 6 artigos e 2 dissertações, 2 artigos no GT 21; no SciELO não foram encontrados estudos sobre a temática. Conclui-se que existe a necessidade da sistematização de pesquisas voltadas para a temática das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de formação de professores, pois ainda há poucos estudos na área.   Palavras-chave: Currículo. Formação de professores. Relações Étnico-raciais.  ABSTRACT This study deals with the "state of the art" or "state of knowledge", about the curriculum in the training of teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations in scientific investigations. It aimed to map the theses, dissertations and Brazilian articles produced in the Portuguese language. The documentary survey from 1999 to 2015 included information from the Capes / MEC database, CAPES theses and dissertations, SciELO Brasil and Google Academica and GT 21. Four papers from Capes / MEC, 4 dissertations and 1 thesis in the database of Capes theses and dissertations, in Google academic, 6 articles and 2 dissertations, 2 articles in GT 21, in SciELO did not find studies on the subject. We conclude the need for research on ethnic-racial relations in the curricula of teacher training courses, since there are still few studies in the area.  Keywords: Curriculum. Teacher training. Ethnic-racial relations.  
id FSA-3_1777c942fbc38b968b401eb1298b8567
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1419
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the CurriculumCurrículo; Formação de professores; Relações Étnico-raciaisEsse estudo trata-se do “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, sobre o currículo na formação de professores para Educação das Relações Étnico-Raciais nas investigações científicas. Objetivou mapear as teses, dissertações e artigos brasileiros produzidos na língua portuguesa. O levantamento documental, no período de 1999 a 2015, contou com as informações advindas do banco de dados da Capes/MEC, CAPES teses e dissertações, SciELO Brasil, Google Acadêmico e GT 21. Foram selecionados 4 artigos da Capes/MEC, 4 dissertações e 1 tese no banco de dados da Capes teses e dissertações, no Google acadêmico selecionados 6 artigos e 2 dissertações, 2 artigos no GT 21; no SciELO não foram encontrados estudos sobre a temática. Conclui-se que existe a necessidade da sistematização de pesquisas voltadas para a temática das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de formação de professores, pois ainda há poucos estudos na área.   Palavras-chave: Currículo. Formação de professores. Relações Étnico-raciais.  ABSTRACT This study deals with the "state of the art" or "state of knowledge", about the curriculum in the training of teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations in scientific investigations. It aimed to map the theses, dissertations and Brazilian articles produced in the Portuguese language. The documentary survey from 1999 to 2015 included information from the Capes / MEC database, CAPES theses and dissertations, SciELO Brasil and Google Academica and GT 21. Four papers from Capes / MEC, 4 dissertations and 1 thesis in the database of Capes theses and dissertations, in Google academic, 6 articles and 2 dissertations, 2 articles in GT 21, in SciELO did not find studies on the subject. We conclude the need for research on ethnic-racial relations in the curricula of teacher training courses, since there are still few studies in the area.  Keywords: Curriculum. Teacher training. Ethnic-racial relations.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rizzo, Jakellinny Gonçalves de SouzaMarques, Eugenia Portela de Siqueira2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/141910.12819/2017.14.5.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 111-127Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 111-1272317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1419/1323http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1419/1324http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1419/1325http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1419/591http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1419/592Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-25T14:52:11Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1419Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-08-25T14:52:11Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum
title A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum
spellingShingle A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum
Rizzo, Jakellinny Gonçalves de Souza
Currículo; Formação de professores; Relações Étnico-raciais
title_short A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum
title_full A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum
title_fullStr A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum
title_full_unstemmed A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum
title_sort A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum
author Rizzo, Jakellinny Gonçalves de Souza
author_facet Rizzo, Jakellinny Gonçalves de Souza
Marques, Eugenia Portela de Siqueira
author_role author
author2 Marques, Eugenia Portela de Siqueira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzo, Jakellinny Gonçalves de Souza
Marques, Eugenia Portela de Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo; Formação de professores; Relações Étnico-raciais
topic Currículo; Formação de professores; Relações Étnico-raciais
description Esse estudo trata-se do “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, sobre o currículo na formação de professores para Educação das Relações Étnico-Raciais nas investigações científicas. Objetivou mapear as teses, dissertações e artigos brasileiros produzidos na língua portuguesa. O levantamento documental, no período de 1999 a 2015, contou com as informações advindas do banco de dados da Capes/MEC, CAPES teses e dissertações, SciELO Brasil, Google Acadêmico e GT 21. Foram selecionados 4 artigos da Capes/MEC, 4 dissertações e 1 tese no banco de dados da Capes teses e dissertações, no Google acadêmico selecionados 6 artigos e 2 dissertações, 2 artigos no GT 21; no SciELO não foram encontrados estudos sobre a temática. Conclui-se que existe a necessidade da sistematização de pesquisas voltadas para a temática das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de formação de professores, pois ainda há poucos estudos na área.   Palavras-chave: Currículo. Formação de professores. Relações Étnico-raciais.  ABSTRACT This study deals with the "state of the art" or "state of knowledge", about the curriculum in the training of teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations in scientific investigations. It aimed to map the theses, dissertations and Brazilian articles produced in the Portuguese language. The documentary survey from 1999 to 2015 included information from the Capes / MEC database, CAPES theses and dissertations, SciELO Brasil and Google Academica and GT 21. Four papers from Capes / MEC, 4 dissertations and 1 thesis in the database of Capes theses and dissertations, in Google academic, 6 articles and 2 dissertations, 2 articles in GT 21, in SciELO did not find studies on the subject. We conclude the need for research on ethnic-racial relations in the curricula of teacher training courses, since there are still few studies in the area.  Keywords: Curriculum. Teacher training. Ethnic-racial relations.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1419
10.12819/2017.14.5.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1419
identifier_str_mv 10.12819/2017.14.5.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1419/1323
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1419/1324
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1419/1325
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1419/591
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1419/592
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 111-127
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 111-127
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909580828672