Caracterizações dos(das) docentes sobre gênero e relações étnico-raciais / Teachers' characterizations about gender and ethnic-racial relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Gisele Morilha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, Eugênia Portela de Siqueira, Bolson, Hildete Pereira da Silva, do Nascimento, Maria Edinalva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31553
Resumo: O artigo sustenta que as pressões legítimas dos movimentos sociais contribuíram para inserir na agenda oficial do Estado bBrasileiro a implementação de políticas públicas de diversidade, temática cada vez mais presente no debate educacional. Apresenta pressupostos, perspectivas e desafios para o rompimento comde um currículo monocultural e homogêneo, por meio da efetivação de práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento e o respeito à diversidade de gênero e, àas diferenças étnico-raciais, visando à superação de toda a forma de discriminação e preconceito. Analisam-se resultados de pesquisa realizada em três escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul/MS, Brasil. Recorremos a procedimentos teórico-metodológicos de análise documental, privilegiando questionários com docentes. Os estudos de Quijano (2005), Maldonado-Torres (2007), Gomes (2012), Walsh (2009) e, Hall (2003), referendaram a perspectiva teórica das análises. Os resultados mostram que, apesar dos avanços na legislação, é preciso ressignificar as marcas deixadas pela colonialidade e a desconstruirção dos currículos monoculturais, para queassim, a formação inicial e continuada dos professores se dê, conforme prevê a premissa que assegura respeito e atendimento às diversidades étnicas, religiosas, econômicas e culturais e que norteou a elaboração da proposta do PNE (2011-2020), que deve ser uma das estratégias que possibilitará a pedagogia crítica e emancipatória.
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