“Só Contrata Moça Bonita, Entendeu?”: A Beleza e Suas Implicações no Setor Bancário / “I Hire Only Pretty Ladies, Got It?”: Beauty and its Implications in the Banking Sector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adão, Jéssica Aparecida; Unifal
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miranda, Adílio Renê Almeida; Unifal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2388
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de compreender como a beleza é percebida no ambiente de trabalho por bancários de dois municípios do sul de Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas à Análise de Conteúdo (AC). Os resultados da pesquisa evidenciaram que a beleza é um elemento muito valorizado no ambiente bancário, seja nos processos de recrutamento e seleção, no cotidiano do banco e na ascensão profissional. Verificou-se, também, que a beleza foi abordada a partir da perspectiva dos padrões de vestimenta, cujas exigências podem criar dificuldades para os funcionários. Os achados mostram que a beleza no setor bancário foi associada às mulheres, nas três categorias de análise construídas. Apenas na dimensão da beleza como forma de se vestir, os entrevistados abordaram a vertente masculina. Percebeu-se que a questão da beleza está circunsta nas fronteiras do gênero, manifestando sentido ambivalente, que ora cria pressões para mulheres se adequarem a padrões, ora a beleza pode se usada como aspecto favorável na busca de melhores resultados. Ambas as perspectivas se inserem na noção de beleza como mercadoria.                           Palavras-chave: Aparência Física. Beleza. Instituições Bancárias. ABSTRACT The following research's objective is to comprehend how beauty is noticed in the work environment by banking sector workers from cities in the South of Minas Gerais. Therefore, some qualitative research has been done where the data has been collected through semistructured interviews, being those analyzed through Content Analysis (CA). The research's results highlighted that beauty is highly valued in the banking working environment, being this noticed during the hiring process, the bank's daily basis, or for professional upgrades purposes. It was also observed that beauty was understood from the perspective of clothes standards, which demands might make employees struggle. The results showed that beauty in the banking sector was associated with women in all of the three categories of analysis created. Only in the dimension of beauty as a way of dressing the interviewees mentioned the male aspect. It was possible to notice that beauty is under gender circumstances, showing an ambivalent meaning that sometimes pressures women to fit in the standards, sometimes can be used as a positive aspect in the search for better results. Both perspectives are under the notion of beauty as a product. Keywords: Physical Appearance. Beauty. Banking Institutions. 
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