A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882 |
Resumo: | O presente artigo elege a coesão textual como objeto de estudo. Nesse sentido, o objetivo precípuo deste estudo é discutir o processo de construção da coesividade em textos que pertencem ao hipergênero Histórias em quadrinhos. Para a consecução do objetivo proposto buscou-se desenvolver uma pesquisa teórica acerca do surgimento das histórias em quadrinhos e de suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, buscou-se propor atividades didáticas relacionadas aos gêneros discursivos tiras de humor, charge e meme, com vistas a ilustrar as ocorrências de relações textuais que constituem a organização e os usos das produções multissemióticas e que podem orientar a interpretação e evidenciar projetos de dizer. A partir dos estudos empreendidos, constatou-se a necessidade de se ampliar os estudos acerca dos mecanismos de coesão em textos que conjugam diferentes semioses, uma vez que, em uma perspectiva enunciativa, os recursos constitutivos dos textos apresentam-se em relação com as dimensões linguístico-semióticas e discursivas. Palavras-chave: Coesão textual. Histórias em quadrinhos. Textos multissemióticos. Leitura. ABSTRACT The present article selects textual cohesion as the object of study. In this sense, the main objective of this study is to discuss the process of construction of cohesiveness in texts that belong to the hypergenic comics. In order to achieve the proposed goal, we aim to develop a theoretical research about the emergence of comic books and their contributions to the teaching and learning processes. In addition, we present a proposal of didactic activities related to the discursive genres of humor, cartoon and meme strips, in order to illustrate the occurrences of textual relations that constitute the organization and the uses of the multisemiotic productions and that can guide the interpretation and evidence of projects of tell. Based on the studies carried out, we verified the need to expand the studies about the mechanisms of cohesion in texts that combine different semioses, since, in an enunciative perspective, the constitutive resources of the texts are presented in relation to the linguistic-semiotic and discursive. Keywords: Textual cohesion. Comics. Multisemiotic texts. Reading. |
id |
FSA-3_1bcaf088597334f410f5ed6749837398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1882 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading ProposalLetras; Linguística; EducaçãoO presente artigo elege a coesão textual como objeto de estudo. Nesse sentido, o objetivo precípuo deste estudo é discutir o processo de construção da coesividade em textos que pertencem ao hipergênero Histórias em quadrinhos. Para a consecução do objetivo proposto buscou-se desenvolver uma pesquisa teórica acerca do surgimento das histórias em quadrinhos e de suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, buscou-se propor atividades didáticas relacionadas aos gêneros discursivos tiras de humor, charge e meme, com vistas a ilustrar as ocorrências de relações textuais que constituem a organização e os usos das produções multissemióticas e que podem orientar a interpretação e evidenciar projetos de dizer. A partir dos estudos empreendidos, constatou-se a necessidade de se ampliar os estudos acerca dos mecanismos de coesão em textos que conjugam diferentes semioses, uma vez que, em uma perspectiva enunciativa, os recursos constitutivos dos textos apresentam-se em relação com as dimensões linguístico-semióticas e discursivas. Palavras-chave: Coesão textual. Histórias em quadrinhos. Textos multissemióticos. Leitura. ABSTRACT The present article selects textual cohesion as the object of study. In this sense, the main objective of this study is to discuss the process of construction of cohesiveness in texts that belong to the hypergenic comics. In order to achieve the proposed goal, we aim to develop a theoretical research about the emergence of comic books and their contributions to the teaching and learning processes. In addition, we present a proposal of didactic activities related to the discursive genres of humor, cartoon and meme strips, in order to illustrate the occurrences of textual relations that constitute the organization and the uses of the multisemiotic productions and that can guide the interpretation and evidence of projects of tell. Based on the studies carried out, we verified the need to expand the studies about the mechanisms of cohesion in texts that combine different semioses, since, in an enunciative perspective, the constitutive resources of the texts are presented in relation to the linguistic-semiotic and discursive. Keywords: Textual cohesion. Comics. Multisemiotic texts. Reading.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESFerreira, Helena Maria; Universidade Federal de LavrasRagi, Taísa Rita; Universidade Federal de LavrasLeandro, Yago Marshal Alves; Universidade Federal de Lavras2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188210.12819/2019.16.6.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 246-264Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 246-2642317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492049http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492050http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492051http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1882/1107Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T17:05:23Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1882Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-12-13T17:05:23Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal |
title |
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal |
spellingShingle |
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal Ferreira, Helena Maria; Universidade Federal de Lavras Letras; Linguística; Educação |
title_short |
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal |
title_full |
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal |
title_fullStr |
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal |
title_full_unstemmed |
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal |
title_sort |
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal |
author |
Ferreira, Helena Maria; Universidade Federal de Lavras |
author_facet |
Ferreira, Helena Maria; Universidade Federal de Lavras Ragi, Taísa Rita; Universidade Federal de Lavras Leandro, Yago Marshal Alves; Universidade Federal de Lavras |
author_role |
author |
author2 |
Ragi, Taísa Rita; Universidade Federal de Lavras Leandro, Yago Marshal Alves; Universidade Federal de Lavras |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helena Maria; Universidade Federal de Lavras Ragi, Taísa Rita; Universidade Federal de Lavras Leandro, Yago Marshal Alves; Universidade Federal de Lavras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Linguística; Educação |
topic |
Letras; Linguística; Educação |
description |
O presente artigo elege a coesão textual como objeto de estudo. Nesse sentido, o objetivo precípuo deste estudo é discutir o processo de construção da coesividade em textos que pertencem ao hipergênero Histórias em quadrinhos. Para a consecução do objetivo proposto buscou-se desenvolver uma pesquisa teórica acerca do surgimento das histórias em quadrinhos e de suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, buscou-se propor atividades didáticas relacionadas aos gêneros discursivos tiras de humor, charge e meme, com vistas a ilustrar as ocorrências de relações textuais que constituem a organização e os usos das produções multissemióticas e que podem orientar a interpretação e evidenciar projetos de dizer. A partir dos estudos empreendidos, constatou-se a necessidade de se ampliar os estudos acerca dos mecanismos de coesão em textos que conjugam diferentes semioses, uma vez que, em uma perspectiva enunciativa, os recursos constitutivos dos textos apresentam-se em relação com as dimensões linguístico-semióticas e discursivas. Palavras-chave: Coesão textual. Histórias em quadrinhos. Textos multissemióticos. Leitura. ABSTRACT The present article selects textual cohesion as the object of study. In this sense, the main objective of this study is to discuss the process of construction of cohesiveness in texts that belong to the hypergenic comics. In order to achieve the proposed goal, we aim to develop a theoretical research about the emergence of comic books and their contributions to the teaching and learning processes. In addition, we present a proposal of didactic activities related to the discursive genres of humor, cartoon and meme strips, in order to illustrate the occurrences of textual relations that constitute the organization and the uses of the multisemiotic productions and that can guide the interpretation and evidence of projects of tell. Based on the studies carried out, we verified the need to expand the studies about the mechanisms of cohesion in texts that combine different semioses, since, in an enunciative perspective, the constitutive resources of the texts are presented in relation to the linguistic-semiotic and discursive. Keywords: Textual cohesion. Comics. Multisemiotic texts. Reading. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882 10.12819/2019.16.6.13 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882 |
identifier_str_mv |
10.12819/2019.16.6.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492049 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492050 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492051 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1882/1107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 246-264 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 246-264 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944904821342208 |