A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helena Maria; Universidade Federal de Lavras
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ragi, Taísa Rita; Universidade Federal de Lavras, Leandro, Yago Marshal Alves; Universidade Federal de Lavras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882
Resumo: O presente artigo elege a coesão textual como objeto de estudo. Nesse sentido, o objetivo precípuo deste estudo é discutir o processo de construção da coesividade em textos que pertencem ao hipergênero Histórias em quadrinhos. Para a consecução do objetivo proposto buscou-se desenvolver uma pesquisa teórica acerca do surgimento das histórias em quadrinhos e de suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, buscou-se propor atividades didáticas relacionadas aos gêneros discursivos tiras de humor, charge e meme, com vistas a ilustrar as ocorrências de relações textuais que constituem a organização e os usos das produções multissemióticas e que podem orientar a interpretação e evidenciar projetos de dizer. A partir dos estudos empreendidos, constatou-se a necessidade de se ampliar os estudos acerca dos mecanismos de coesão em textos que conjugam diferentes semioses, uma vez que, em uma perspectiva enunciativa, os recursos constitutivos dos textos apresentam-se em relação com as dimensões linguístico-semióticas e discursivas. Palavras-chave: Coesão textual. Histórias em quadrinhos. Textos multissemióticos. Leitura. ABSTRACT The present article selects textual cohesion as the object of study. In this sense, the main objective of this study is to discuss the process of construction of cohesiveness in texts that belong to the hypergenic comics. In order to achieve the proposed goal, we aim to develop a theoretical research about the emergence of comic books and their contributions to the teaching and learning processes. In addition, we present a proposal of didactic activities related to the discursive genres of humor, cartoon and meme strips, in order to illustrate the occurrences of textual relations that constitute the organization and the uses of the multisemiotic productions and that can guide the interpretation and evidence of projects of tell. Based on the studies carried out, we verified the need to expand the studies about the mechanisms of cohesion in texts that combine different semioses, since, in an enunciative perspective, the constitutive resources of the texts are presented in relation to the linguistic-semiotic and discursive. Keywords: Textual cohesion. Comics. Multisemiotic texts. Reading.
id FSA-3_1bcaf088597334f410f5ed6749837398
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1882
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading ProposalLetras; Linguística; EducaçãoO presente artigo elege a coesão textual como objeto de estudo. Nesse sentido, o objetivo precípuo deste estudo é discutir o processo de construção da coesividade em textos que pertencem ao hipergênero Histórias em quadrinhos. Para a consecução do objetivo proposto buscou-se desenvolver uma pesquisa teórica acerca do surgimento das histórias em quadrinhos e de suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, buscou-se propor atividades didáticas relacionadas aos gêneros discursivos tiras de humor, charge e meme, com vistas a ilustrar as ocorrências de relações textuais que constituem a organização e os usos das produções multissemióticas e que podem orientar a interpretação e evidenciar projetos de dizer. A partir dos estudos empreendidos, constatou-se a necessidade de se ampliar os estudos acerca dos mecanismos de coesão em textos que conjugam diferentes semioses, uma vez que, em uma perspectiva enunciativa, os recursos constitutivos dos textos apresentam-se em relação com as dimensões linguístico-semióticas e discursivas. Palavras-chave: Coesão textual. Histórias em quadrinhos. Textos multissemióticos. Leitura. ABSTRACT The present article selects textual cohesion as the object of study. In this sense, the main objective of this study is to discuss the process of construction of cohesiveness in texts that belong to the hypergenic comics. In order to achieve the proposed goal, we aim to develop a theoretical research about the emergence of comic books and their contributions to the teaching and learning processes. In addition, we present a proposal of didactic activities related to the discursive genres of humor, cartoon and meme strips, in order to illustrate the occurrences of textual relations that constitute the organization and the uses of the multisemiotic productions and that can guide the interpretation and evidence of projects of tell. Based on the studies carried out, we verified the need to expand the studies about the mechanisms of cohesion in texts that combine different semioses, since, in an enunciative perspective, the constitutive resources of the texts are presented in relation to the linguistic-semiotic and discursive. Keywords: Textual cohesion. Comics. Multisemiotic texts. Reading.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESFerreira, Helena Maria; Universidade Federal de LavrasRagi, Taísa Rita; Universidade Federal de LavrasLeandro, Yago Marshal Alves; Universidade Federal de Lavras2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188210.12819/2019.16.6.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 246-264Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 246-2642317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492049http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492050http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492051http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1882/1107Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T17:05:23Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1882Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-12-13T17:05:23Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal
title A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal
spellingShingle A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal
Ferreira, Helena Maria; Universidade Federal de Lavras
Letras; Linguística; Educação
title_short A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal
title_full A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal
title_fullStr A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal
title_full_unstemmed A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal
title_sort A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Proposta de Leitura / The Textual Cohesion in Histories in Quadrinhos: A Reading Proposal
author Ferreira, Helena Maria; Universidade Federal de Lavras
author_facet Ferreira, Helena Maria; Universidade Federal de Lavras
Ragi, Taísa Rita; Universidade Federal de Lavras
Leandro, Yago Marshal Alves; Universidade Federal de Lavras
author_role author
author2 Ragi, Taísa Rita; Universidade Federal de Lavras
Leandro, Yago Marshal Alves; Universidade Federal de Lavras
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Helena Maria; Universidade Federal de Lavras
Ragi, Taísa Rita; Universidade Federal de Lavras
Leandro, Yago Marshal Alves; Universidade Federal de Lavras
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Linguística; Educação
topic Letras; Linguística; Educação
description O presente artigo elege a coesão textual como objeto de estudo. Nesse sentido, o objetivo precípuo deste estudo é discutir o processo de construção da coesividade em textos que pertencem ao hipergênero Histórias em quadrinhos. Para a consecução do objetivo proposto buscou-se desenvolver uma pesquisa teórica acerca do surgimento das histórias em quadrinhos e de suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, buscou-se propor atividades didáticas relacionadas aos gêneros discursivos tiras de humor, charge e meme, com vistas a ilustrar as ocorrências de relações textuais que constituem a organização e os usos das produções multissemióticas e que podem orientar a interpretação e evidenciar projetos de dizer. A partir dos estudos empreendidos, constatou-se a necessidade de se ampliar os estudos acerca dos mecanismos de coesão em textos que conjugam diferentes semioses, uma vez que, em uma perspectiva enunciativa, os recursos constitutivos dos textos apresentam-se em relação com as dimensões linguístico-semióticas e discursivas. Palavras-chave: Coesão textual. Histórias em quadrinhos. Textos multissemióticos. Leitura. ABSTRACT The present article selects textual cohesion as the object of study. In this sense, the main objective of this study is to discuss the process of construction of cohesiveness in texts that belong to the hypergenic comics. In order to achieve the proposed goal, we aim to develop a theoretical research about the emergence of comic books and their contributions to the teaching and learning processes. In addition, we present a proposal of didactic activities related to the discursive genres of humor, cartoon and meme strips, in order to illustrate the occurrences of textual relations that constitute the organization and the uses of the multisemiotic productions and that can guide the interpretation and evidence of projects of tell. Based on the studies carried out, we verified the need to expand the studies about the mechanisms of cohesion in texts that combine different semioses, since, in an enunciative perspective, the constitutive resources of the texts are presented in relation to the linguistic-semiotic and discursive. Keywords: Textual cohesion. Comics. Multisemiotic texts. Reading.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882
10.12819/2019.16.6.13
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882
identifier_str_mv 10.12819/2019.16.6.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492049
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492050
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1882/491492051
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1882/1107
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 246-264
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 246-264
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944904821342208