A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellizzoni, Lívia Nogueira; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leal, Janayna Souto; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, Dantas, Bruna Lourena de Lima; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Abreu, Nelsio Rodrigues de; Universidade Federal de Paraíba - UFPB, Baldanza, Renata Francisco; Universidade Federal de Paraíba - UFPB
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1785
Resumo: O uso das redes sociais online, especialmente o Facebook para a comunicação entre organizações e seu público-alvo, vem sendo desenvolvido de maneira mais interativa com o passar do tempo, tendo em vista que para conquistar tal público é necessário que se faça uso da criatividade (JIMENEZ, 2011). Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral analisar as características, a condução e os impactos no uso da irreverência na linguagem da comunicação integrada, via redes online, nas causas sociais de instituições públicas. Para tal, foram analisadas as páginas do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Cariri e da Prefeitura Municipal de Salvador por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando análise de conteúdo e entrevistas com os gestores dos sites. Nos resultados, percebeu-se que o uso de linguagem irreverente na comunicação integrada é eficaz dentro dessa rede social e há uma certa tendência para o alcance do engajamento dos internautas em causas sociais através da publicação contendo elementos culturais e humorísticos. Logo, a linguagem irreverente pode ser uma boa alternativa para a comunicação integrada utilizada pelas páginas das instituições públicas no Facebook. Palavras-chave: Comunicação Integrada. Linguagem Irreverente. Instituições Públicas.  ABSTRACT The use of online social networks, especially Facebook for communication between organizations and their target audience, has been developed in a more interactive way over time, given that to win such a public is necessary to make use of creativity (JIMENEZ, 2011). In this way, this work has as general objective to analyze the characteristics, the conduction and the impacts in the use of irreverence in the language of the integrated communication, through online networks, in the social causes of public institutions. To do so, the pages of the Ministry of Education, the Federal University of Cariri and the City Hall of Salvador were analyzed through a qualitative approach, using content analysis and interviews with site managers. In the results, it was noticed that the use of irreverent language in the integrated communication is effective within this social network and there is a certain tendency for the reach of the engagement of the netizens in social causes through the publication containing cultural and humoristic elements. Therefore, irreverent language can be a good alternative to the integrated communication used by the pages of public institutions on Facebook. Key words: Integrated Communication. Irreverent Language. Public Institutions. 
id FSA-3_1f55277754a8e2d4d15aa9df6ccf57a7
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1785
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public InstitutionsAdministração; MarketingO uso das redes sociais online, especialmente o Facebook para a comunicação entre organizações e seu público-alvo, vem sendo desenvolvido de maneira mais interativa com o passar do tempo, tendo em vista que para conquistar tal público é necessário que se faça uso da criatividade (JIMENEZ, 2011). Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral analisar as características, a condução e os impactos no uso da irreverência na linguagem da comunicação integrada, via redes online, nas causas sociais de instituições públicas. Para tal, foram analisadas as páginas do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Cariri e da Prefeitura Municipal de Salvador por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando análise de conteúdo e entrevistas com os gestores dos sites. Nos resultados, percebeu-se que o uso de linguagem irreverente na comunicação integrada é eficaz dentro dessa rede social e há uma certa tendência para o alcance do engajamento dos internautas em causas sociais através da publicação contendo elementos culturais e humorísticos. Logo, a linguagem irreverente pode ser uma boa alternativa para a comunicação integrada utilizada pelas páginas das instituições públicas no Facebook. Palavras-chave: Comunicação Integrada. Linguagem Irreverente. Instituições Públicas.  ABSTRACT The use of online social networks, especially Facebook for communication between organizations and their target audience, has been developed in a more interactive way over time, given that to win such a public is necessary to make use of creativity (JIMENEZ, 2011). In this way, this work has as general objective to analyze the characteristics, the conduction and the impacts in the use of irreverence in the language of the integrated communication, through online networks, in the social causes of public institutions. To do so, the pages of the Ministry of Education, the Federal University of Cariri and the City Hall of Salvador were analyzed through a qualitative approach, using content analysis and interviews with site managers. In the results, it was noticed that the use of irreverent language in the integrated communication is effective within this social network and there is a certain tendency for the reach of the engagement of the netizens in social causes through the publication containing cultural and humoristic elements. Therefore, irreverent language can be a good alternative to the integrated communication used by the pages of public institutions on Facebook. Key words: Integrated Communication. Irreverent Language. Public Institutions. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pellizzoni, Lívia Nogueira; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊLeal, Janayna Souto; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊDantas, Bruna Lourena de Lima; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSAAbreu, Nelsio Rodrigues de; Universidade Federal de Paraíba - UFPBBaldanza, Renata Francisco; Universidade Federal de Paraíba - UFPB2019-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/178510.12819/2019.16.4.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 83-109Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 83-1092317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1785/491491896http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1785/491491897http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1785/491491898http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1785/983Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T16:29:26Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1785Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-06-27T16:29:26Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions
title A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions
spellingShingle A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions
Pellizzoni, Lívia Nogueira; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
Administração; Marketing
title_short A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions
title_full A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions
title_fullStr A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions
title_full_unstemmed A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions
title_sort A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions
author Pellizzoni, Lívia Nogueira; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
author_facet Pellizzoni, Lívia Nogueira; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
Leal, Janayna Souto; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
Dantas, Bruna Lourena de Lima; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Abreu, Nelsio Rodrigues de; Universidade Federal de Paraíba - UFPB
Baldanza, Renata Francisco; Universidade Federal de Paraíba - UFPB
author_role author
author2 Leal, Janayna Souto; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
Dantas, Bruna Lourena de Lima; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Abreu, Nelsio Rodrigues de; Universidade Federal de Paraíba - UFPB
Baldanza, Renata Francisco; Universidade Federal de Paraíba - UFPB
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellizzoni, Lívia Nogueira; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
Leal, Janayna Souto; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
Dantas, Bruna Lourena de Lima; Universidade Federal de Paraíba - UFPB e Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Abreu, Nelsio Rodrigues de; Universidade Federal de Paraíba - UFPB
Baldanza, Renata Francisco; Universidade Federal de Paraíba - UFPB
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Marketing
topic Administração; Marketing
description O uso das redes sociais online, especialmente o Facebook para a comunicação entre organizações e seu público-alvo, vem sendo desenvolvido de maneira mais interativa com o passar do tempo, tendo em vista que para conquistar tal público é necessário que se faça uso da criatividade (JIMENEZ, 2011). Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral analisar as características, a condução e os impactos no uso da irreverência na linguagem da comunicação integrada, via redes online, nas causas sociais de instituições públicas. Para tal, foram analisadas as páginas do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Cariri e da Prefeitura Municipal de Salvador por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando análise de conteúdo e entrevistas com os gestores dos sites. Nos resultados, percebeu-se que o uso de linguagem irreverente na comunicação integrada é eficaz dentro dessa rede social e há uma certa tendência para o alcance do engajamento dos internautas em causas sociais através da publicação contendo elementos culturais e humorísticos. Logo, a linguagem irreverente pode ser uma boa alternativa para a comunicação integrada utilizada pelas páginas das instituições públicas no Facebook. Palavras-chave: Comunicação Integrada. Linguagem Irreverente. Instituições Públicas.  ABSTRACT The use of online social networks, especially Facebook for communication between organizations and their target audience, has been developed in a more interactive way over time, given that to win such a public is necessary to make use of creativity (JIMENEZ, 2011). In this way, this work has as general objective to analyze the characteristics, the conduction and the impacts in the use of irreverence in the language of the integrated communication, through online networks, in the social causes of public institutions. To do so, the pages of the Ministry of Education, the Federal University of Cariri and the City Hall of Salvador were analyzed through a qualitative approach, using content analysis and interviews with site managers. In the results, it was noticed that the use of irreverent language in the integrated communication is effective within this social network and there is a certain tendency for the reach of the engagement of the netizens in social causes through the publication containing cultural and humoristic elements. Therefore, irreverent language can be a good alternative to the integrated communication used by the pages of public institutions on Facebook. Key words: Integrated Communication. Irreverent Language. Public Institutions. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1785
10.12819/2019.16.4.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1785
identifier_str_mv 10.12819/2019.16.4.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1785/491491896
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1785/491491897
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1785/491491898
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1785/983
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 83-109
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 83-109
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909986627584