Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Rayane Lourenço de, Santos, Paula Ivani Medeiros dos, Silva, Carlos Eduardo Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2653
Resumo: O meio ambiente, espaço natural no qual vivemos, possui uma grande importância na sobrevivência de todas as espécies. A partir do processo de industrialização, no século XVII, a população mundial tem gerado danos para o meio, como o consumo exacerbado de recursos biológicos. Com a percepção de que algo precisava ser revisto, várias ações de cunho ambiental foram propagadas e, com elas, a difusão da Educação Ambiental (EA). A EA no contexto escolar pode gerar diversas discussões. No Brasil, está atrelada aos temas transversais (PCNs) de ensino, através do tema “meio ambiente”.  Diante dessa realidade, surge o seguinte questionamento: Como trabalhar a temática ambiental com auxílio dos jogos e brincadeiras, priorizando o aspecto lúdico? O uso de atividades lúdicas associadas aos diversos conteúdos disciplinares, pode tornar o processo de aprendizagem dinâmico, prazeroso e o mais importante: significativo. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de extensão do IFRN, Campus Macau, “Raízes Econscientes: Educação Ambiental para o município de Macau”, o qual tem como objetivo proporcionar, através de atividades lúdicas, uma reflexão sobre a Educação Ambiental aos estudantes da Escola Mun. Padre João Penha Filho. No trabalho, foram desenvolvidos jogos e brincadeiras com os olhares voltados para a EA. Percebeu-se que o uso das atividades lúdicas é ferramenta importantes no processo de aprendizagem, e com a temática ambiental atrelada aos jogos e brincadeiras, o conteúdo foi melhor trabalhado. Com isso, cabe aos professores das diferentes disciplinas fazerem uso de práticas lúdicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: meio ambiente, educação ambiental, lúdico.ABSTRACT The environment, the natural space in which we live, is of great importance for the survival of all species. Since the industrialization process, in the 17th century, the world's population has been causing damage to the environment, such as the excessive consumption of biological resources. With the perception that something needed to be revised, several environmental actions were propagated, and with them, the dissemination of Environmental Education (EE). Environmental education in the school context can generate several discussions. In Brazil, it is linked to the transversal themes (PCNs) of education, through the theme "environment".  In view of this reality, the following question arises: How to work the environmental theme with the help of games and play, prioritizing a playful aspect? The use of playful activities associated with various subject contents can make the learning process dynamic, enjoyable, and most importantly, meaningful. The present work was developed from an extension project of the IFRN Macau Campus, "Econscious Roots: Environmental Education for the municipality of Macau", in which they aim to provide through playful activities a reflection on Environmental Education to the students of the Escola Mun. Padre João Penha Filho. In the work, games and play were developed with an eye toward environmental education. It was noticed that the use of playful activities are important tools in the learning process, and with the environmental theme linked to games and jokes, the content was better worked. Thus, it is up to the teachers of the different subjects to make use of playful practices that facilitate the teaching-learning process. Keywords: environment, environmental education, ludic.
id FSA-3_2766376b907e4f02f02ce294db510481
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2653
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RNEducaçãoO meio ambiente, espaço natural no qual vivemos, possui uma grande importância na sobrevivência de todas as espécies. A partir do processo de industrialização, no século XVII, a população mundial tem gerado danos para o meio, como o consumo exacerbado de recursos biológicos. Com a percepção de que algo precisava ser revisto, várias ações de cunho ambiental foram propagadas e, com elas, a difusão da Educação Ambiental (EA). A EA no contexto escolar pode gerar diversas discussões. No Brasil, está atrelada aos temas transversais (PCNs) de ensino, através do tema “meio ambiente”.  Diante dessa realidade, surge o seguinte questionamento: Como trabalhar a temática ambiental com auxílio dos jogos e brincadeiras, priorizando o aspecto lúdico? O uso de atividades lúdicas associadas aos diversos conteúdos disciplinares, pode tornar o processo de aprendizagem dinâmico, prazeroso e o mais importante: significativo. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de extensão do IFRN, Campus Macau, “Raízes Econscientes: Educação Ambiental para o município de Macau”, o qual tem como objetivo proporcionar, através de atividades lúdicas, uma reflexão sobre a Educação Ambiental aos estudantes da Escola Mun. Padre João Penha Filho. No trabalho, foram desenvolvidos jogos e brincadeiras com os olhares voltados para a EA. Percebeu-se que o uso das atividades lúdicas é ferramenta importantes no processo de aprendizagem, e com a temática ambiental atrelada aos jogos e brincadeiras, o conteúdo foi melhor trabalhado. Com isso, cabe aos professores das diferentes disciplinas fazerem uso de práticas lúdicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: meio ambiente, educação ambiental, lúdico.ABSTRACT The environment, the natural space in which we live, is of great importance for the survival of all species. Since the industrialization process, in the 17th century, the world's population has been causing damage to the environment, such as the excessive consumption of biological resources. With the perception that something needed to be revised, several environmental actions were propagated, and with them, the dissemination of Environmental Education (EE). Environmental education in the school context can generate several discussions. In Brazil, it is linked to the transversal themes (PCNs) of education, through the theme "environment".  In view of this reality, the following question arises: How to work the environmental theme with the help of games and play, prioritizing a playful aspect? The use of playful activities associated with various subject contents can make the learning process dynamic, enjoyable, and most importantly, meaningful. The present work was developed from an extension project of the IFRN Macau Campus, "Econscious Roots: Environmental Education for the municipality of Macau", in which they aim to provide through playful activities a reflection on Environmental Education to the students of the Escola Mun. Padre João Penha Filho. In the work, games and play were developed with an eye toward environmental education. It was noticed that the use of playful activities are important tools in the learning process, and with the environmental theme linked to games and jokes, the content was better worked. Thus, it is up to the teachers of the different subjects to make use of playful practices that facilitate the teaching-learning process. Keywords: environment, environmental education, ludic.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Tavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoOliveira, Rayane Lourenço deSantos, Paula Ivani Medeiros dosSilva, Carlos Eduardo Lopes da2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/265310.12819/2023.20.1.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 253-264Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 253-2642317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2653/491493711http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2653/491493712http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2653/491493713http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2653/2065http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2653/2067Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-26T20:34:28Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2653Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-01-26T20:34:28Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN
title Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN
spellingShingle Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Educação
title_short Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN
title_full Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN
title_fullStr Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN
title_full_unstemmed Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN
title_sort Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN
author Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
author_facet Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Oliveira, Rayane Lourenço de
Santos, Paula Ivani Medeiros dos
Silva, Carlos Eduardo Lopes da
author_role author
author2 Oliveira, Rayane Lourenço de
Santos, Paula Ivani Medeiros dos
Silva, Carlos Eduardo Lopes da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Oliveira, Rayane Lourenço de
Santos, Paula Ivani Medeiros dos
Silva, Carlos Eduardo Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description O meio ambiente, espaço natural no qual vivemos, possui uma grande importância na sobrevivência de todas as espécies. A partir do processo de industrialização, no século XVII, a população mundial tem gerado danos para o meio, como o consumo exacerbado de recursos biológicos. Com a percepção de que algo precisava ser revisto, várias ações de cunho ambiental foram propagadas e, com elas, a difusão da Educação Ambiental (EA). A EA no contexto escolar pode gerar diversas discussões. No Brasil, está atrelada aos temas transversais (PCNs) de ensino, através do tema “meio ambiente”.  Diante dessa realidade, surge o seguinte questionamento: Como trabalhar a temática ambiental com auxílio dos jogos e brincadeiras, priorizando o aspecto lúdico? O uso de atividades lúdicas associadas aos diversos conteúdos disciplinares, pode tornar o processo de aprendizagem dinâmico, prazeroso e o mais importante: significativo. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de extensão do IFRN, Campus Macau, “Raízes Econscientes: Educação Ambiental para o município de Macau”, o qual tem como objetivo proporcionar, através de atividades lúdicas, uma reflexão sobre a Educação Ambiental aos estudantes da Escola Mun. Padre João Penha Filho. No trabalho, foram desenvolvidos jogos e brincadeiras com os olhares voltados para a EA. Percebeu-se que o uso das atividades lúdicas é ferramenta importantes no processo de aprendizagem, e com a temática ambiental atrelada aos jogos e brincadeiras, o conteúdo foi melhor trabalhado. Com isso, cabe aos professores das diferentes disciplinas fazerem uso de práticas lúdicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: meio ambiente, educação ambiental, lúdico.ABSTRACT The environment, the natural space in which we live, is of great importance for the survival of all species. Since the industrialization process, in the 17th century, the world's population has been causing damage to the environment, such as the excessive consumption of biological resources. With the perception that something needed to be revised, several environmental actions were propagated, and with them, the dissemination of Environmental Education (EE). Environmental education in the school context can generate several discussions. In Brazil, it is linked to the transversal themes (PCNs) of education, through the theme "environment".  In view of this reality, the following question arises: How to work the environmental theme with the help of games and play, prioritizing a playful aspect? The use of playful activities associated with various subject contents can make the learning process dynamic, enjoyable, and most importantly, meaningful. The present work was developed from an extension project of the IFRN Macau Campus, "Econscious Roots: Environmental Education for the municipality of Macau", in which they aim to provide through playful activities a reflection on Environmental Education to the students of the Escola Mun. Padre João Penha Filho. In the work, games and play were developed with an eye toward environmental education. It was noticed that the use of playful activities are important tools in the learning process, and with the environmental theme linked to games and jokes, the content was better worked. Thus, it is up to the teachers of the different subjects to make use of playful practices that facilitate the teaching-learning process. Keywords: environment, environmental education, ludic.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2653
10.12819/2023.20.1.13
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2653
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.1.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2653/491493711
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2653/491493712
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2653/491493713
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2653/2065
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2653/2067
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 253-264
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 253-264
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911954804736