O Efeito das Crises Econômicas Mundiais na Volatilidade da Produção de Automóveis no Brasil / The Global Economic crises Efects in The volatility of National Production of Automobiles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marasca, Leticia; Universidade Federal de Santa Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Adriano Mendonça; Universidade Federal de Santa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1245
Resumo: O Brasil tem papel de destaque no consumo e na produção de automóveis, sendo esta produção sujeita ao desempenho econômico do país. Este estudo tem como objetivo estimar um modelo linear de classe geral ARIMA, para prever o comportamento da Série de Produção Nacional de Automóveis e um modelo não linear da classe geral ARCH, para compreender os efeitos de volatilidade da série, auxiliando os fabricantes de automóveis no país no planejamento de sua produção. Os dados foram coletados mensalmente e retirados do site da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA, e correspondem à fabricação nacional de automóveis, no período de janeiro de 1957 até fevereiro de 2016, formando uma Série Histórica Nacional da Produção de Automóveis, com 710 observações. A metodologia empregada é da modelagem ARIMA e os modelos heterocedásticos ARCH. Com base no modelo ajustado, foi possível a realização de previsão in sample. O processo gerador da série é um autoregressivo de ordem 1, com uma diferença necessária para tornar a série estacionária, com efeito sazonal no lag 12, apresentando ainda heterocedasticidade de ordem 1. Palavras-chave: Produção Nacional de Automóveis. Desempenho Econômico. Modelo ARIMA. Modelo ARCH. ABSTRACT Brazil is featured on consumption and automobiles production, being this production subject to economic country’s performance. This study aims to fit an ARIMA linear model to forecast the Series National Production of Automobiles behavior and a non-linear model of general ARCH class to understand the volatility’s effects of the series, helping Brazilian automobiles manufacturers on planning their production. Data collection was monthly and they were taken from Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA’s website, correspond to the national production of automobiles in the period from January 1957 to February 2016, and compose a Historical Series National Production of Automobiles, with 710 observations. The methodology is the ARIMA modeling and heteroskedastic models ARCH. Based on the adjusted model, it was possible the forecast’s realization in sample. Series’s generator process is an autoregressive of order 1, with a difference needed to become the stationary series, seasonal effect on the lag 12, and heterocedasticity of order 1.                          Keywords: National Production of Automobiles. Economic Performance. ARIMA Model. ARCH Model.
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