Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293 |
Resumo: | O trabalho com verbos no ensino de Língua Portuguesa tem se resumido a lições maçantes que não desafiam o aluno, tampouco o levam a refletir sobre sua língua. Resume-se toda a amplitude de funcionamento dos lexemas verbais a atividades que, quase sempre, giram em torno dos mesmos pontos: conjugação, tempo e modo. Fundamentados na metodologia apresentada por Antoine Culioli, em sua Teoria das Operações Enunciativas, doravante, TOE, exemplificaremos, por meio do verbo “tomar”, como é possível trabalhar verbos em sala de aula numa perspectiva diferenciada, que leva o aluno a refletir sobre sua língua e a pensar o seu pensar. Nessa esfera, o professor é convidado a redimensionar sua prática, a extrapolar os meros exercícios de classificação e conjugação que não contemplam a diversidade e complexidade da língua em uso. Palavras-chave: Ensino De Língua Portuguesa. Lexemas Verbais. Teoria Das Operações Enunciativas. ABSTRACT Working with verbs in Portuguese Language teaching has been summarized to dull lessons that do not challenge the student, nor lead him to reflect on his language. It sums up the entire operating range of verbal lexemes to activities that almost always revolve around the same points: conjugation, time and mode. Based on the methodology presented by Antoine Culioli in his Theory of Enunciative Operations henceforth TEO, we will exemplify, through the verb "tomar" how is it possible to deal with verbs in the classroom in a different perspective, which leads the student to reflect on his language and rethink his thinking. In this sphere, the teacher is asked to resize his practice to go beyond mere classification exercise and combination that does not include the diversity and complexity of the language in use. Keywords: Portuguese Language Teaching. Verbal Lexemes. Theory Of Enunciative Operations. |
id |
FSA-3_3b4e0f2a64eb3f0c5905540b090a38b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1293 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With VerbsLinguística - LetrasO trabalho com verbos no ensino de Língua Portuguesa tem se resumido a lições maçantes que não desafiam o aluno, tampouco o levam a refletir sobre sua língua. Resume-se toda a amplitude de funcionamento dos lexemas verbais a atividades que, quase sempre, giram em torno dos mesmos pontos: conjugação, tempo e modo. Fundamentados na metodologia apresentada por Antoine Culioli, em sua Teoria das Operações Enunciativas, doravante, TOE, exemplificaremos, por meio do verbo “tomar”, como é possível trabalhar verbos em sala de aula numa perspectiva diferenciada, que leva o aluno a refletir sobre sua língua e a pensar o seu pensar. Nessa esfera, o professor é convidado a redimensionar sua prática, a extrapolar os meros exercícios de classificação e conjugação que não contemplam a diversidade e complexidade da língua em uso. Palavras-chave: Ensino De Língua Portuguesa. Lexemas Verbais. Teoria Das Operações Enunciativas. ABSTRACT Working with verbs in Portuguese Language teaching has been summarized to dull lessons that do not challenge the student, nor lead him to reflect on his language. It sums up the entire operating range of verbal lexemes to activities that almost always revolve around the same points: conjugation, time and mode. Based on the methodology presented by Antoine Culioli in his Theory of Enunciative Operations henceforth TEO, we will exemplify, through the verb "tomar" how is it possible to deal with verbs in the classroom in a different perspective, which leads the student to reflect on his language and rethink his thinking. In this sphere, the teacher is asked to resize his practice to go beyond mere classification exercise and combination that does not include the diversity and complexity of the language in use. Keywords: Portuguese Language Teaching. Verbal Lexemes. Theory Of Enunciative Operations.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESSilva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São CarlosLima, Maria Auxiliadora Ferreira; Universidade Federal do Piauí2017-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/129310.12819/2017.14.2.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 112-128Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 112-1282317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1175http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1176http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1177http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1293/472Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-04T18:27:25Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1293Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-04-04T18:27:25Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs |
title |
Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs |
spellingShingle |
Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs Silva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São Carlos Linguística - Letras |
title_short |
Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs |
title_full |
Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs |
title_fullStr |
Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs |
title_full_unstemmed |
Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs |
title_sort |
Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs |
author |
Silva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São Carlos |
author_facet |
Silva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São Carlos Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Universidade Federal do Piauí |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Universidade Federal do Piauí |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São Carlos Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Universidade Federal do Piauí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística - Letras |
topic |
Linguística - Letras |
description |
O trabalho com verbos no ensino de Língua Portuguesa tem se resumido a lições maçantes que não desafiam o aluno, tampouco o levam a refletir sobre sua língua. Resume-se toda a amplitude de funcionamento dos lexemas verbais a atividades que, quase sempre, giram em torno dos mesmos pontos: conjugação, tempo e modo. Fundamentados na metodologia apresentada por Antoine Culioli, em sua Teoria das Operações Enunciativas, doravante, TOE, exemplificaremos, por meio do verbo “tomar”, como é possível trabalhar verbos em sala de aula numa perspectiva diferenciada, que leva o aluno a refletir sobre sua língua e a pensar o seu pensar. Nessa esfera, o professor é convidado a redimensionar sua prática, a extrapolar os meros exercícios de classificação e conjugação que não contemplam a diversidade e complexidade da língua em uso. Palavras-chave: Ensino De Língua Portuguesa. Lexemas Verbais. Teoria Das Operações Enunciativas. ABSTRACT Working with verbs in Portuguese Language teaching has been summarized to dull lessons that do not challenge the student, nor lead him to reflect on his language. It sums up the entire operating range of verbal lexemes to activities that almost always revolve around the same points: conjugation, time and mode. Based on the methodology presented by Antoine Culioli in his Theory of Enunciative Operations henceforth TEO, we will exemplify, through the verb "tomar" how is it possible to deal with verbs in the classroom in a different perspective, which leads the student to reflect on his language and rethink his thinking. In this sphere, the teacher is asked to resize his practice to go beyond mere classification exercise and combination that does not include the diversity and complexity of the language in use. Keywords: Portuguese Language Teaching. Verbal Lexemes. Theory Of Enunciative Operations. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293 10.12819/2017.14.2.7 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293 |
identifier_str_mv |
10.12819/2017.14.2.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1175 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1176 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1177 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1293/472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 112-128 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 112-128 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944906755964928 |