Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Universidade Federal do Piauí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293
Resumo: O trabalho com verbos no ensino de Língua Portuguesa tem se resumido a lições maçantes que não desafiam o aluno, tampouco o levam a refletir sobre sua língua. Resume-se toda a amplitude de funcionamento dos lexemas verbais a atividades que, quase sempre, giram em torno dos mesmos pontos: conjugação, tempo e modo. Fundamentados na metodologia apresentada por Antoine Culioli, em sua Teoria das Operações Enunciativas, doravante, TOE, exemplificaremos, por meio do verbo “tomar”, como é possível trabalhar verbos em sala de aula numa perspectiva diferenciada, que leva o aluno a refletir sobre sua língua e a pensar o seu pensar. Nessa esfera, o professor é convidado a redimensionar sua prática, a extrapolar os meros exercícios de classificação e conjugação que não contemplam a diversidade e complexidade da língua em uso.  Palavras-chave: Ensino De Língua Portuguesa. Lexemas Verbais. Teoria Das Operações Enunciativas. ABSTRACT  Working with verbs in Portuguese Language teaching has been summarized to dull lessons that do not challenge the student, nor lead him to reflect on his language. It sums up the entire operating range of verbal lexemes to activities that almost always revolve around the same points: conjugation, time and mode. Based on the methodology presented by Antoine Culioli in his Theory of Enunciative Operations henceforth TEO, we will exemplify, through the verb "tomar" how is it possible to deal with verbs in the classroom in a different perspective, which leads the student to reflect on his language and rethink his thinking. In this sphere, the teacher is asked to resize his practice to go beyond mere classification exercise and combination that does not include the diversity and complexity of the language in use. Keywords: Portuguese Language Teaching. Verbal Lexemes. Theory Of Enunciative Operations.
id FSA-3_3b4e0f2a64eb3f0c5905540b090a38b9
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1293
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With VerbsLinguística - LetrasO trabalho com verbos no ensino de Língua Portuguesa tem se resumido a lições maçantes que não desafiam o aluno, tampouco o levam a refletir sobre sua língua. Resume-se toda a amplitude de funcionamento dos lexemas verbais a atividades que, quase sempre, giram em torno dos mesmos pontos: conjugação, tempo e modo. Fundamentados na metodologia apresentada por Antoine Culioli, em sua Teoria das Operações Enunciativas, doravante, TOE, exemplificaremos, por meio do verbo “tomar”, como é possível trabalhar verbos em sala de aula numa perspectiva diferenciada, que leva o aluno a refletir sobre sua língua e a pensar o seu pensar. Nessa esfera, o professor é convidado a redimensionar sua prática, a extrapolar os meros exercícios de classificação e conjugação que não contemplam a diversidade e complexidade da língua em uso.  Palavras-chave: Ensino De Língua Portuguesa. Lexemas Verbais. Teoria Das Operações Enunciativas. ABSTRACT  Working with verbs in Portuguese Language teaching has been summarized to dull lessons that do not challenge the student, nor lead him to reflect on his language. It sums up the entire operating range of verbal lexemes to activities that almost always revolve around the same points: conjugation, time and mode. Based on the methodology presented by Antoine Culioli in his Theory of Enunciative Operations henceforth TEO, we will exemplify, through the verb "tomar" how is it possible to deal with verbs in the classroom in a different perspective, which leads the student to reflect on his language and rethink his thinking. In this sphere, the teacher is asked to resize his practice to go beyond mere classification exercise and combination that does not include the diversity and complexity of the language in use. Keywords: Portuguese Language Teaching. Verbal Lexemes. Theory Of Enunciative Operations.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESSilva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São CarlosLima, Maria Auxiliadora Ferreira; Universidade Federal do Piauí2017-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/129310.12819/2017.14.2.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 112-128Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 112-1282317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1175http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1176http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1177http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1293/472Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-04T18:27:25Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1293Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-04-04T18:27:25Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs
title Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs
spellingShingle Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs
Silva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São Carlos
Linguística - Letras
title_short Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs
title_full Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs
title_fullStr Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs
title_full_unstemmed Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs
title_sort Proposta Reflexiva para o Ensino de Língua Materna a Partir do Trabalho com Verbos / Reflexive Proposal for Mother Language Teaching from Work With Verbs
author Silva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São Carlos
author_facet Silva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São Carlos
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Universidade Federal do Piauí
author_role author
author2 Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Universidade Federal do Piauí
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tarcilane Fernandes da; Universidade Federal de São Carlos
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Universidade Federal do Piauí
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística - Letras
topic Linguística - Letras
description O trabalho com verbos no ensino de Língua Portuguesa tem se resumido a lições maçantes que não desafiam o aluno, tampouco o levam a refletir sobre sua língua. Resume-se toda a amplitude de funcionamento dos lexemas verbais a atividades que, quase sempre, giram em torno dos mesmos pontos: conjugação, tempo e modo. Fundamentados na metodologia apresentada por Antoine Culioli, em sua Teoria das Operações Enunciativas, doravante, TOE, exemplificaremos, por meio do verbo “tomar”, como é possível trabalhar verbos em sala de aula numa perspectiva diferenciada, que leva o aluno a refletir sobre sua língua e a pensar o seu pensar. Nessa esfera, o professor é convidado a redimensionar sua prática, a extrapolar os meros exercícios de classificação e conjugação que não contemplam a diversidade e complexidade da língua em uso.  Palavras-chave: Ensino De Língua Portuguesa. Lexemas Verbais. Teoria Das Operações Enunciativas. ABSTRACT  Working with verbs in Portuguese Language teaching has been summarized to dull lessons that do not challenge the student, nor lead him to reflect on his language. It sums up the entire operating range of verbal lexemes to activities that almost always revolve around the same points: conjugation, time and mode. Based on the methodology presented by Antoine Culioli in his Theory of Enunciative Operations henceforth TEO, we will exemplify, through the verb "tomar" how is it possible to deal with verbs in the classroom in a different perspective, which leads the student to reflect on his language and rethink his thinking. In this sphere, the teacher is asked to resize his practice to go beyond mere classification exercise and combination that does not include the diversity and complexity of the language in use. Keywords: Portuguese Language Teaching. Verbal Lexemes. Theory Of Enunciative Operations.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293
10.12819/2017.14.2.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293
identifier_str_mv 10.12819/2017.14.2.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1175
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1176
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1293/1177
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1293/472
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 112-128
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 112-128
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906755964928