ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/193 |
Resumo: | Centrado em demonstrar a presença da alegoria como recurso interpretativo, este artigo alude à sua permanência na contemporaneidade sob novo parâmetro analítico. Comprometida desde a Antiguidade Clássica com a retórica e às normas seguidas pelos oradores, ela assemelhava-se a uma metáfora deslocada, primando pela correção e adequação do discurso. Essa finalidade foi transfigurada ao longo da Idade Média, vinculando-a ao decoro e à moral, principalmente em fábulas e parábolas, convenção modificada no Romantismo quando a alegoria encontrou seu ocaso, subjugada pelo símbolo. A partir da leitura proposta por Walter Benjamin, sua existência foi apreendida como recurso elucidativo do universo estético à luz do tempo social, apresentada como figura de linguagem atrelada ao contexto histórico. Refletindo esse espírito do tempo, adotamos neste artigo a perspectiva dialética como caminho metodológico que ilustra com maior acuidade os novos contornos assumidos pela alegoria na modernidade. À luz das ações vivenciadas pelo homem na precariedade de um mundo cambiante em seus valores, ela passa a ser vislumbrada como categoria indiciária da fragmentada representação de uma sociedade difusa e instável, permitindo compreender o alcance e os limites da literatura como veículo na percepção crítica da realidade. Palavras-chave: alegoria; Walter Benjamin; modernidade. ABSTRACT Focused on showing the presence of allegory as an interpretive resource, this article mentions its permanence in modern times from a new analytical parameter. Committed since Classical Antiquity with the rhetoric and the rules followed by the orators, it was like a displaced metaphor, striving for clarity and appropriateness of speech. That purpose was transfigured throughout the Middle Ages, when its use was linked to decency and morality, a convention which was changed in Romanticism, when it met its demise, subdued by the symbol. From the texts proposed by Walter Benjamin, its existence was perceived as a resource illuminating the aesthetic universe in the light of social times, presented as a figure of speech tied to the historical context. Reflecting the spirit of the times, we adopt in this article a dialectical perspective as a methodological that more accurately illustrates the contours assumed by allegory in modernity. With the light of experiences in a changing world of insecurity in its own values, it is now envisioned as an analytical category indicting of fragmented representation of a diffuse and unstable society, allowing us to understand the scope and limits of literature as a vehicle in critical perception of reality. Keywords: allegory; Walter Benjamin; modernity. |
id |
FSA-3_41a3fcb9516d63d61c4e6df4362288af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/193 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORYFilosofia; Letras; Literatura; SociologiaAlegoria; Walter Benjamin; Modernidade.Centrado em demonstrar a presença da alegoria como recurso interpretativo, este artigo alude à sua permanência na contemporaneidade sob novo parâmetro analítico. Comprometida desde a Antiguidade Clássica com a retórica e às normas seguidas pelos oradores, ela assemelhava-se a uma metáfora deslocada, primando pela correção e adequação do discurso. Essa finalidade foi transfigurada ao longo da Idade Média, vinculando-a ao decoro e à moral, principalmente em fábulas e parábolas, convenção modificada no Romantismo quando a alegoria encontrou seu ocaso, subjugada pelo símbolo. A partir da leitura proposta por Walter Benjamin, sua existência foi apreendida como recurso elucidativo do universo estético à luz do tempo social, apresentada como figura de linguagem atrelada ao contexto histórico. Refletindo esse espírito do tempo, adotamos neste artigo a perspectiva dialética como caminho metodológico que ilustra com maior acuidade os novos contornos assumidos pela alegoria na modernidade. À luz das ações vivenciadas pelo homem na precariedade de um mundo cambiante em seus valores, ela passa a ser vislumbrada como categoria indiciária da fragmentada representação de uma sociedade difusa e instável, permitindo compreender o alcance e os limites da literatura como veículo na percepção crítica da realidade. Palavras-chave: alegoria; Walter Benjamin; modernidade. ABSTRACT Focused on showing the presence of allegory as an interpretive resource, this article mentions its permanence in modern times from a new analytical parameter. Committed since Classical Antiquity with the rhetoric and the rules followed by the orators, it was like a displaced metaphor, striving for clarity and appropriateness of speech. That purpose was transfigured throughout the Middle Ages, when its use was linked to decency and morality, a convention which was changed in Romanticism, when it met its demise, subdued by the symbol. From the texts proposed by Walter Benjamin, its existence was perceived as a resource illuminating the aesthetic universe in the light of social times, presented as a figure of speech tied to the historical context. Reflecting the spirit of the times, we adopt in this article a dialectical perspective as a methodological that more accurately illustrates the contours assumed by allegory in modernity. With the light of experiences in a changing world of insecurity in its own values, it is now envisioned as an analytical category indicting of fragmented representation of a diffuse and unstable society, allowing us to understand the scope and limits of literature as a vehicle in critical perception of reality. Keywords: allegory; Walter Benjamin; modernity. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pereira, João Batista; UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraLima, Stélio Torquato; Universidade Federal do Ceará2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura; Pesquisa Históricaapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/193Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 137-158Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 137-1582317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/193/111Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-04T18:42:31Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/193Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-10-04T18:42:31Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORY |
title |
ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORY |
spellingShingle |
ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORY Pereira, João Batista; UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Filosofia; Letras; Literatura; Sociologia Alegoria; Walter Benjamin; Modernidade. |
title_short |
ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORY |
title_full |
ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORY |
title_fullStr |
ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORY |
title_full_unstemmed |
ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORY |
title_sort |
ALEGORIA BENJAMINIANA / BENJAMINIAN ALLEGORY |
author |
Pereira, João Batista; UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira |
author_facet |
Pereira, João Batista; UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Lima, Stélio Torquato; Universidade Federal do Ceará |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Stélio Torquato; Universidade Federal do Ceará |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, João Batista; UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Lima, Stélio Torquato; Universidade Federal do Ceará |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia; Letras; Literatura; Sociologia Alegoria; Walter Benjamin; Modernidade. |
topic |
Filosofia; Letras; Literatura; Sociologia Alegoria; Walter Benjamin; Modernidade. |
description |
Centrado em demonstrar a presença da alegoria como recurso interpretativo, este artigo alude à sua permanência na contemporaneidade sob novo parâmetro analítico. Comprometida desde a Antiguidade Clássica com a retórica e às normas seguidas pelos oradores, ela assemelhava-se a uma metáfora deslocada, primando pela correção e adequação do discurso. Essa finalidade foi transfigurada ao longo da Idade Média, vinculando-a ao decoro e à moral, principalmente em fábulas e parábolas, convenção modificada no Romantismo quando a alegoria encontrou seu ocaso, subjugada pelo símbolo. A partir da leitura proposta por Walter Benjamin, sua existência foi apreendida como recurso elucidativo do universo estético à luz do tempo social, apresentada como figura de linguagem atrelada ao contexto histórico. Refletindo esse espírito do tempo, adotamos neste artigo a perspectiva dialética como caminho metodológico que ilustra com maior acuidade os novos contornos assumidos pela alegoria na modernidade. À luz das ações vivenciadas pelo homem na precariedade de um mundo cambiante em seus valores, ela passa a ser vislumbrada como categoria indiciária da fragmentada representação de uma sociedade difusa e instável, permitindo compreender o alcance e os limites da literatura como veículo na percepção crítica da realidade. Palavras-chave: alegoria; Walter Benjamin; modernidade. ABSTRACT Focused on showing the presence of allegory as an interpretive resource, this article mentions its permanence in modern times from a new analytical parameter. Committed since Classical Antiquity with the rhetoric and the rules followed by the orators, it was like a displaced metaphor, striving for clarity and appropriateness of speech. That purpose was transfigured throughout the Middle Ages, when its use was linked to decency and morality, a convention which was changed in Romanticism, when it met its demise, subdued by the symbol. From the texts proposed by Walter Benjamin, its existence was perceived as a resource illuminating the aesthetic universe in the light of social times, presented as a figure of speech tied to the historical context. Reflecting the spirit of the times, we adopt in this article a dialectical perspective as a methodological that more accurately illustrates the contours assumed by allegory in modernity. With the light of experiences in a changing world of insecurity in its own values, it is now envisioned as an analytical category indicting of fragmented representation of a diffuse and unstable society, allowing us to understand the scope and limits of literature as a vehicle in critical perception of reality. Keywords: allegory; Walter Benjamin; modernity. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura; Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/193 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/193/111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 137-158 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 137-158 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905878306816 |