Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo Agostinho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Danyele Faustino, Silva, Amanda Maria Alencar e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557
Resumo: O debate sobre a inclusão escolar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é marcado por controvérsias. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações interpessoais entre pares estabelecidas por crianças com TEA na educação infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em duas escolas da rede pública municipal de ensino de Teresina, com a participação de seis crianças com o diagnóstico. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevista semiestruturada e observação. Os resultados apontam que a maioria dos participantes se relaciona, de forma limitada, com seus pares, engajando-se em atividades sociais diversas. Entretanto, destaca-se que a existência das relações está condicionada mais às características pessoais da criança do que à prática educativa das professoras. Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil. Inclusão. Relações Interpessoais.    ABSTRACT The debate on the school inclusion of people with autism spectrum disorder (ASD) is marked by controversies. The present research aimed to analyze the interpersonal relationships between peers established by children with ASD in early childhood education. A qualitative research was carried out in two schools of the municipal public education network of Teresina, with the participation of six children with the diagnosis. For data collection, semi-structured interviews and observation were used. The results indicate that the majority of the participants relate, in a limited way, with their peers, engaging in various social activities. However, it is emphasized that the existence of relationships is conditioned more to the child's personal characteristics than to the teachers' educational practice. Keywords: Autism Spectrum Disorder. Child Education. Inclusion. Interpersonal Relations.  
id FSA-3_41ba7c47d7e7e1f847678c41d2f9af00
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2557
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child EducationEducação; Psicologia; Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Autismo; Inclusão Escolar.O debate sobre a inclusão escolar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é marcado por controvérsias. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações interpessoais entre pares estabelecidas por crianças com TEA na educação infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em duas escolas da rede pública municipal de ensino de Teresina, com a participação de seis crianças com o diagnóstico. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevista semiestruturada e observação. Os resultados apontam que a maioria dos participantes se relaciona, de forma limitada, com seus pares, engajando-se em atividades sociais diversas. Entretanto, destaca-se que a existência das relações está condicionada mais às características pessoais da criança do que à prática educativa das professoras. Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil. Inclusão. Relações Interpessoais.    ABSTRACT The debate on the school inclusion of people with autism spectrum disorder (ASD) is marked by controversies. The present research aimed to analyze the interpersonal relationships between peers established by children with ASD in early childhood education. A qualitative research was carried out in two schools of the municipal public education network of Teresina, with the participation of six children with the diagnosis. For data collection, semi-structured interviews and observation were used. The results indicate that the majority of the participants relate, in a limited way, with their peers, engaging in various social activities. However, it is emphasized that the existence of relationships is conditioned more to the child's personal characteristics than to the teachers' educational practice. Keywords: Autism Spectrum Disorder. Child Education. Inclusion. Interpersonal Relations.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário Santo AgostinhoLeal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo AgostinhoMartins, Danyele FaustinoSilva, Amanda Maria Alencar e2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/255710.12819/2022.19.8.16Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 336-350Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 336-3502317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493417http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493418http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493419http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2557/1956Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T18:50:19Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2557Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-03T18:50:19Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education
title Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education
spellingShingle Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education
Leal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo Agostinho
Educação; Psicologia; Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Autismo; Inclusão Escolar.
title_short Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education
title_full Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education
title_fullStr Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education
title_full_unstemmed Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education
title_sort Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education
author Leal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo Agostinho
author_facet Leal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo Agostinho
Martins, Danyele Faustino
Silva, Amanda Maria Alencar e
author_role author
author2 Martins, Danyele Faustino
Silva, Amanda Maria Alencar e
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário Santo Agostinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo Agostinho
Martins, Danyele Faustino
Silva, Amanda Maria Alencar e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Psicologia; Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Autismo; Inclusão Escolar.
topic Educação; Psicologia; Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Autismo; Inclusão Escolar.
description O debate sobre a inclusão escolar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é marcado por controvérsias. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações interpessoais entre pares estabelecidas por crianças com TEA na educação infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em duas escolas da rede pública municipal de ensino de Teresina, com a participação de seis crianças com o diagnóstico. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevista semiestruturada e observação. Os resultados apontam que a maioria dos participantes se relaciona, de forma limitada, com seus pares, engajando-se em atividades sociais diversas. Entretanto, destaca-se que a existência das relações está condicionada mais às características pessoais da criança do que à prática educativa das professoras. Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil. Inclusão. Relações Interpessoais.    ABSTRACT The debate on the school inclusion of people with autism spectrum disorder (ASD) is marked by controversies. The present research aimed to analyze the interpersonal relationships between peers established by children with ASD in early childhood education. A qualitative research was carried out in two schools of the municipal public education network of Teresina, with the participation of six children with the diagnosis. For data collection, semi-structured interviews and observation were used. The results indicate that the majority of the participants relate, in a limited way, with their peers, engaging in various social activities. However, it is emphasized that the existence of relationships is conditioned more to the child's personal characteristics than to the teachers' educational practice. Keywords: Autism Spectrum Disorder. Child Education. Inclusion. Interpersonal Relations.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557
10.12819/2022.19.8.16
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.8.16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493417
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493418
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493419
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2557/1956
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 336-350
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 336-350
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911798566912