Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557 |
Resumo: | O debate sobre a inclusão escolar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é marcado por controvérsias. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações interpessoais entre pares estabelecidas por crianças com TEA na educação infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em duas escolas da rede pública municipal de ensino de Teresina, com a participação de seis crianças com o diagnóstico. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevista semiestruturada e observação. Os resultados apontam que a maioria dos participantes se relaciona, de forma limitada, com seus pares, engajando-se em atividades sociais diversas. Entretanto, destaca-se que a existência das relações está condicionada mais às características pessoais da criança do que à prática educativa das professoras. Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil. Inclusão. Relações Interpessoais. ABSTRACT The debate on the school inclusion of people with autism spectrum disorder (ASD) is marked by controversies. The present research aimed to analyze the interpersonal relationships between peers established by children with ASD in early childhood education. A qualitative research was carried out in two schools of the municipal public education network of Teresina, with the participation of six children with the diagnosis. For data collection, semi-structured interviews and observation were used. The results indicate that the majority of the participants relate, in a limited way, with their peers, engaging in various social activities. However, it is emphasized that the existence of relationships is conditioned more to the child's personal characteristics than to the teachers' educational practice. Keywords: Autism Spectrum Disorder. Child Education. Inclusion. Interpersonal Relations. |
id |
FSA-3_41ba7c47d7e7e1f847678c41d2f9af00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2557 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child EducationEducação; Psicologia; Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Autismo; Inclusão Escolar.O debate sobre a inclusão escolar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é marcado por controvérsias. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações interpessoais entre pares estabelecidas por crianças com TEA na educação infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em duas escolas da rede pública municipal de ensino de Teresina, com a participação de seis crianças com o diagnóstico. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevista semiestruturada e observação. Os resultados apontam que a maioria dos participantes se relaciona, de forma limitada, com seus pares, engajando-se em atividades sociais diversas. Entretanto, destaca-se que a existência das relações está condicionada mais às características pessoais da criança do que à prática educativa das professoras. Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil. Inclusão. Relações Interpessoais. ABSTRACT The debate on the school inclusion of people with autism spectrum disorder (ASD) is marked by controversies. The present research aimed to analyze the interpersonal relationships between peers established by children with ASD in early childhood education. A qualitative research was carried out in two schools of the municipal public education network of Teresina, with the participation of six children with the diagnosis. For data collection, semi-structured interviews and observation were used. The results indicate that the majority of the participants relate, in a limited way, with their peers, engaging in various social activities. However, it is emphasized that the existence of relationships is conditioned more to the child's personal characteristics than to the teachers' educational practice. Keywords: Autism Spectrum Disorder. Child Education. Inclusion. Interpersonal Relations. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário Santo AgostinhoLeal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo AgostinhoMartins, Danyele FaustinoSilva, Amanda Maria Alencar e2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/255710.12819/2022.19.8.16Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 336-350Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 336-3502317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493417http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493418http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493419http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2557/1956Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T18:50:19Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2557Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-03T18:50:19Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education |
title |
Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education |
spellingShingle |
Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education Leal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo Agostinho Educação; Psicologia; Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Autismo; Inclusão Escolar. |
title_short |
Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education |
title_full |
Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education |
title_fullStr |
Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education |
title_full_unstemmed |
Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education |
title_sort |
Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education |
author |
Leal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo Agostinho |
author_facet |
Leal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo Agostinho Martins, Danyele Faustino Silva, Amanda Maria Alencar e |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Danyele Faustino Silva, Amanda Maria Alencar e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário Santo Agostinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Carlos Eduardo Gonçalves; Centro Universitário Santo Agostinho Martins, Danyele Faustino Silva, Amanda Maria Alencar e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Psicologia; Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Autismo; Inclusão Escolar. |
topic |
Educação; Psicologia; Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Autismo; Inclusão Escolar. |
description |
O debate sobre a inclusão escolar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é marcado por controvérsias. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações interpessoais entre pares estabelecidas por crianças com TEA na educação infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em duas escolas da rede pública municipal de ensino de Teresina, com a participação de seis crianças com o diagnóstico. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevista semiestruturada e observação. Os resultados apontam que a maioria dos participantes se relaciona, de forma limitada, com seus pares, engajando-se em atividades sociais diversas. Entretanto, destaca-se que a existência das relações está condicionada mais às características pessoais da criança do que à prática educativa das professoras. Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil. Inclusão. Relações Interpessoais. ABSTRACT The debate on the school inclusion of people with autism spectrum disorder (ASD) is marked by controversies. The present research aimed to analyze the interpersonal relationships between peers established by children with ASD in early childhood education. A qualitative research was carried out in two schools of the municipal public education network of Teresina, with the participation of six children with the diagnosis. For data collection, semi-structured interviews and observation were used. The results indicate that the majority of the participants relate, in a limited way, with their peers, engaging in various social activities. However, it is emphasized that the existence of relationships is conditioned more to the child's personal characteristics than to the teachers' educational practice. Keywords: Autism Spectrum Disorder. Child Education. Inclusion. Interpersonal Relations. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557 10.12819/2022.19.8.16 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.8.16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493417 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493418 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2557/491493419 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2557/1956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 336-350 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 336-350 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911798566912 |