Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691 |
Resumo: | Este artigo debate o problema da inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Para estabelecer o debate, foi feito um levantamento bibliográfico e referencial para uma revisão sistemática do tema. O objetivo é clarificar os conceitos de inclusão escolar e TEA para debater como é feito o processo educacional de crianças com TEA. Sendo assim, a partir da pesquisa científica de descritores como “inclusão escolar”, “transtorno do espectro autista”, foi observado, pelos diversos autores trabalhados, que ainda há muito o que se debater e trabalhar para que ocorra a inclusão escolar de crianças com TEA. Apesar das muitas tentativas, erros e acertos, o tema ainda é pouco trabalhado e divulgado, visto que há poucos profissionais capacitados na área. |
id |
BASR-0_fc3cbff5f1295919b01aaffcaca25d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50691 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic reviewinclusão escolarTranstorno do Espectro AutistaAutismo infantilEste artigo debate o problema da inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Para estabelecer o debate, foi feito um levantamento bibliográfico e referencial para uma revisão sistemática do tema. O objetivo é clarificar os conceitos de inclusão escolar e TEA para debater como é feito o processo educacional de crianças com TEA. Sendo assim, a partir da pesquisa científica de descritores como “inclusão escolar”, “transtorno do espectro autista”, foi observado, pelos diversos autores trabalhados, que ainda há muito o que se debater e trabalhar para que ocorra a inclusão escolar de crianças com TEA. Apesar das muitas tentativas, erros e acertos, o tema ainda é pouco trabalhado e divulgado, visto que há poucos profissionais capacitados na área.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/5069110.34115/basrv6n4-012Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 4 (2022); 1382-1394Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 4 (2022); 1382-13942595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691/40262Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Laise Fernandes HolandaNeto, Valdemiro FreitasOliveira, Beatriz Barrozo GonzalesGonçalo, Ana Clara MotaGaspar, Camila Coelho ChavesRegadas, Mariana SilvaSantos, Alessa Maria RibeiroSantos, Sedrik Pinheiro Pereira dosGomes, Maria Eduarda MendesAraujo, Maria Clara PinheiroCardoso, Erik Natal de SouzaMelo, Isabela Vitoria de Araújo CostaSilva, Isadora Leal TavaresGuimarães, Heitor SoaresSantana, Paloma MacenaSantos, Maria Eduarda Couto de MeloSelf, Ingrid Albuquerque Araujo GomesBatalha, Renata SoaresCosta, Larissa Maciel daCabral, Bianca Domiciano Vieira CostaOliveira, Tayanni de SousaCavalcante, Mario Lucas HilueyCavalcante, Grazielly Bianca SalesCosta, Amanda Santos FernandesCarvalho, Maria Eduarda Fontenele deArruda, Idyanara Kaytle CangussuAlbuquerque, Érica Ferreira deSantos, Isabela Cristina Braz Silva, Victor Matheus Santos daGarcia, Isabella Manfrim Pascutti, Paula Fernanda GreghiMedeiros, Endara Ohara Linhares de2022-11-22T15:16:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50691Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2022-11-22T15:16:53Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review |
title |
Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review |
spellingShingle |
Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review Gonçalves, Laise Fernandes Holanda inclusão escolar Transtorno do Espectro Autista Autismo infantil |
title_short |
Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review |
title_full |
Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review |
title_fullStr |
Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review |
title_sort |
Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review |
author |
Gonçalves, Laise Fernandes Holanda |
author_facet |
Gonçalves, Laise Fernandes Holanda Neto, Valdemiro Freitas Oliveira, Beatriz Barrozo Gonzales Gonçalo, Ana Clara Mota Gaspar, Camila Coelho Chaves Regadas, Mariana Silva Santos, Alessa Maria Ribeiro Santos, Sedrik Pinheiro Pereira dos Gomes, Maria Eduarda Mendes Araujo, Maria Clara Pinheiro Cardoso, Erik Natal de Souza Melo, Isabela Vitoria de Araújo Costa Silva, Isadora Leal Tavares Guimarães, Heitor Soares Santana, Paloma Macena Santos, Maria Eduarda Couto de Melo Self, Ingrid Albuquerque Araujo Gomes Batalha, Renata Soares Costa, Larissa Maciel da Cabral, Bianca Domiciano Vieira Costa Oliveira, Tayanni de Sousa Cavalcante, Mario Lucas Hiluey Cavalcante, Grazielly Bianca Sales Costa, Amanda Santos Fernandes Carvalho, Maria Eduarda Fontenele de Arruda, Idyanara Kaytle Cangussu Albuquerque, Érica Ferreira de Santos, Isabela Cristina Braz Silva, Victor Matheus Santos da Garcia, Isabella Manfrim Pascutti, Paula Fernanda Greghi Medeiros, Endara Ohara Linhares de |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Valdemiro Freitas Oliveira, Beatriz Barrozo Gonzales Gonçalo, Ana Clara Mota Gaspar, Camila Coelho Chaves Regadas, Mariana Silva Santos, Alessa Maria Ribeiro Santos, Sedrik Pinheiro Pereira dos Gomes, Maria Eduarda Mendes Araujo, Maria Clara Pinheiro Cardoso, Erik Natal de Souza Melo, Isabela Vitoria de Araújo Costa Silva, Isadora Leal Tavares Guimarães, Heitor Soares Santana, Paloma Macena Santos, Maria Eduarda Couto de Melo Self, Ingrid Albuquerque Araujo Gomes Batalha, Renata Soares Costa, Larissa Maciel da Cabral, Bianca Domiciano Vieira Costa Oliveira, Tayanni de Sousa Cavalcante, Mario Lucas Hiluey Cavalcante, Grazielly Bianca Sales Costa, Amanda Santos Fernandes Carvalho, Maria Eduarda Fontenele de Arruda, Idyanara Kaytle Cangussu Albuquerque, Érica Ferreira de Santos, Isabela Cristina Braz Silva, Victor Matheus Santos da Garcia, Isabella Manfrim Pascutti, Paula Fernanda Greghi Medeiros, Endara Ohara Linhares de |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Laise Fernandes Holanda Neto, Valdemiro Freitas Oliveira, Beatriz Barrozo Gonzales Gonçalo, Ana Clara Mota Gaspar, Camila Coelho Chaves Regadas, Mariana Silva Santos, Alessa Maria Ribeiro Santos, Sedrik Pinheiro Pereira dos Gomes, Maria Eduarda Mendes Araujo, Maria Clara Pinheiro Cardoso, Erik Natal de Souza Melo, Isabela Vitoria de Araújo Costa Silva, Isadora Leal Tavares Guimarães, Heitor Soares Santana, Paloma Macena Santos, Maria Eduarda Couto de Melo Self, Ingrid Albuquerque Araujo Gomes Batalha, Renata Soares Costa, Larissa Maciel da Cabral, Bianca Domiciano Vieira Costa Oliveira, Tayanni de Sousa Cavalcante, Mario Lucas Hiluey Cavalcante, Grazielly Bianca Sales Costa, Amanda Santos Fernandes Carvalho, Maria Eduarda Fontenele de Arruda, Idyanara Kaytle Cangussu Albuquerque, Érica Ferreira de Santos, Isabela Cristina Braz Silva, Victor Matheus Santos da Garcia, Isabella Manfrim Pascutti, Paula Fernanda Greghi Medeiros, Endara Ohara Linhares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão escolar Transtorno do Espectro Autista Autismo infantil |
topic |
inclusão escolar Transtorno do Espectro Autista Autismo infantil |
description |
Este artigo debate o problema da inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Para estabelecer o debate, foi feito um levantamento bibliográfico e referencial para uma revisão sistemática do tema. O objetivo é clarificar os conceitos de inclusão escolar e TEA para debater como é feito o processo educacional de crianças com TEA. Sendo assim, a partir da pesquisa científica de descritores como “inclusão escolar”, “transtorno do espectro autista”, foi observado, pelos diversos autores trabalhados, que ainda há muito o que se debater e trabalhar para que ocorra a inclusão escolar de crianças com TEA. Apesar das muitas tentativas, erros e acertos, o tema ainda é pouco trabalhado e divulgado, visto que há poucos profissionais capacitados na área. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691 10.34115/basrv6n4-012 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv6n4-012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691/40262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 4 (2022); 1382-1394 Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 4 (2022); 1382-1394 2595-3621 2595-3621 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240009051340800 |