Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Laise Fernandes Holanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neto, Valdemiro Freitas, Oliveira, Beatriz Barrozo Gonzales, Gonçalo, Ana Clara Mota, Gaspar, Camila Coelho Chaves, Regadas, Mariana Silva, Santos, Alessa Maria Ribeiro, Santos, Sedrik Pinheiro Pereira dos, Gomes, Maria Eduarda Mendes, Araujo, Maria Clara Pinheiro, Cardoso, Erik Natal de Souza, Melo, Isabela Vitoria de Araújo Costa, Silva, Isadora Leal Tavares, Guimarães, Heitor Soares, Santana, Paloma Macena, Santos, Maria Eduarda Couto de Melo, Self, Ingrid Albuquerque Araujo Gomes, Batalha, Renata Soares, Costa, Larissa Maciel da, Cabral, Bianca Domiciano Vieira Costa, Oliveira, Tayanni de Sousa, Cavalcante, Mario Lucas Hiluey, Cavalcante, Grazielly Bianca Sales, Costa, Amanda Santos Fernandes, Carvalho, Maria Eduarda Fontenele de, Arruda, Idyanara Kaytle Cangussu, Albuquerque, Érica Ferreira de, Santos, Isabela Cristina Braz, Silva, Victor Matheus Santos da, Garcia, Isabella Manfrim, Pascutti, Paula Fernanda Greghi, Medeiros, Endara Ohara Linhares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691
Resumo: Este artigo debate o problema da inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Para estabelecer o debate, foi feito um levantamento bibliográfico e referencial para uma revisão sistemática do tema. O objetivo é clarificar os conceitos de inclusão escolar e TEA para debater como é feito o processo educacional de crianças com TEA. Sendo assim, a partir da pesquisa científica de descritores como “inclusão escolar”, “transtorno do espectro autista”, foi observado, pelos diversos autores trabalhados, que ainda há muito o que se debater e trabalhar para que ocorra a inclusão escolar de crianças com TEA. Apesar das muitas tentativas, erros e acertos, o tema ainda é pouco trabalhado e divulgado, visto que há poucos profissionais capacitados na área.
id BASR-0_fc3cbff5f1295919b01aaffcaca25d81
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50691
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic reviewinclusão escolarTranstorno do Espectro AutistaAutismo infantilEste artigo debate o problema da inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Para estabelecer o debate, foi feito um levantamento bibliográfico e referencial para uma revisão sistemática do tema. O objetivo é clarificar os conceitos de inclusão escolar e TEA para debater como é feito o processo educacional de crianças com TEA. Sendo assim, a partir da pesquisa científica de descritores como “inclusão escolar”, “transtorno do espectro autista”, foi observado, pelos diversos autores trabalhados, que ainda há muito o que se debater e trabalhar para que ocorra a inclusão escolar de crianças com TEA. Apesar das muitas tentativas, erros e acertos, o tema ainda é pouco trabalhado e divulgado, visto que há poucos profissionais capacitados na área.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/5069110.34115/basrv6n4-012Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 4 (2022); 1382-1394Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 4 (2022); 1382-13942595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691/40262Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Laise Fernandes HolandaNeto, Valdemiro FreitasOliveira, Beatriz Barrozo GonzalesGonçalo, Ana Clara MotaGaspar, Camila Coelho ChavesRegadas, Mariana SilvaSantos, Alessa Maria RibeiroSantos, Sedrik Pinheiro Pereira dosGomes, Maria Eduarda MendesAraujo, Maria Clara PinheiroCardoso, Erik Natal de SouzaMelo, Isabela Vitoria de Araújo CostaSilva, Isadora Leal TavaresGuimarães, Heitor SoaresSantana, Paloma MacenaSantos, Maria Eduarda Couto de MeloSelf, Ingrid Albuquerque Araujo GomesBatalha, Renata SoaresCosta, Larissa Maciel daCabral, Bianca Domiciano Vieira CostaOliveira, Tayanni de SousaCavalcante, Mario Lucas HilueyCavalcante, Grazielly Bianca SalesCosta, Amanda Santos FernandesCarvalho, Maria Eduarda Fontenele deArruda, Idyanara Kaytle CangussuAlbuquerque, Érica Ferreira deSantos, Isabela Cristina Braz Silva, Victor Matheus Santos daGarcia, Isabella Manfrim Pascutti, Paula Fernanda GreghiMedeiros, Endara Ohara Linhares de2022-11-22T15:16:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50691Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2022-11-22T15:16:53Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review
title Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review
spellingShingle Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review
Gonçalves, Laise Fernandes Holanda
inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista
Autismo infantil
title_short Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review
title_full Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review
title_fullStr Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review
title_full_unstemmed Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review
title_sort Inclusão escolar de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão sistemática: School inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education: a systematic review
author Gonçalves, Laise Fernandes Holanda
author_facet Gonçalves, Laise Fernandes Holanda
Neto, Valdemiro Freitas
Oliveira, Beatriz Barrozo Gonzales
Gonçalo, Ana Clara Mota
Gaspar, Camila Coelho Chaves
Regadas, Mariana Silva
Santos, Alessa Maria Ribeiro
Santos, Sedrik Pinheiro Pereira dos
Gomes, Maria Eduarda Mendes
Araujo, Maria Clara Pinheiro
Cardoso, Erik Natal de Souza
Melo, Isabela Vitoria de Araújo Costa
Silva, Isadora Leal Tavares
Guimarães, Heitor Soares
Santana, Paloma Macena
Santos, Maria Eduarda Couto de Melo
Self, Ingrid Albuquerque Araujo Gomes
Batalha, Renata Soares
Costa, Larissa Maciel da
Cabral, Bianca Domiciano Vieira Costa
Oliveira, Tayanni de Sousa
Cavalcante, Mario Lucas Hiluey
Cavalcante, Grazielly Bianca Sales
Costa, Amanda Santos Fernandes
Carvalho, Maria Eduarda Fontenele de
Arruda, Idyanara Kaytle Cangussu
Albuquerque, Érica Ferreira de
Santos, Isabela Cristina Braz
Silva, Victor Matheus Santos da
Garcia, Isabella Manfrim
Pascutti, Paula Fernanda Greghi
Medeiros, Endara Ohara Linhares de
author_role author
author2 Neto, Valdemiro Freitas
Oliveira, Beatriz Barrozo Gonzales
Gonçalo, Ana Clara Mota
Gaspar, Camila Coelho Chaves
Regadas, Mariana Silva
Santos, Alessa Maria Ribeiro
Santos, Sedrik Pinheiro Pereira dos
Gomes, Maria Eduarda Mendes
Araujo, Maria Clara Pinheiro
Cardoso, Erik Natal de Souza
Melo, Isabela Vitoria de Araújo Costa
Silva, Isadora Leal Tavares
Guimarães, Heitor Soares
Santana, Paloma Macena
Santos, Maria Eduarda Couto de Melo
Self, Ingrid Albuquerque Araujo Gomes
Batalha, Renata Soares
Costa, Larissa Maciel da
Cabral, Bianca Domiciano Vieira Costa
Oliveira, Tayanni de Sousa
Cavalcante, Mario Lucas Hiluey
Cavalcante, Grazielly Bianca Sales
Costa, Amanda Santos Fernandes
Carvalho, Maria Eduarda Fontenele de
Arruda, Idyanara Kaytle Cangussu
Albuquerque, Érica Ferreira de
Santos, Isabela Cristina Braz
Silva, Victor Matheus Santos da
Garcia, Isabella Manfrim
Pascutti, Paula Fernanda Greghi
Medeiros, Endara Ohara Linhares de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Laise Fernandes Holanda
Neto, Valdemiro Freitas
Oliveira, Beatriz Barrozo Gonzales
Gonçalo, Ana Clara Mota
Gaspar, Camila Coelho Chaves
Regadas, Mariana Silva
Santos, Alessa Maria Ribeiro
Santos, Sedrik Pinheiro Pereira dos
Gomes, Maria Eduarda Mendes
Araujo, Maria Clara Pinheiro
Cardoso, Erik Natal de Souza
Melo, Isabela Vitoria de Araújo Costa
Silva, Isadora Leal Tavares
Guimarães, Heitor Soares
Santana, Paloma Macena
Santos, Maria Eduarda Couto de Melo
Self, Ingrid Albuquerque Araujo Gomes
Batalha, Renata Soares
Costa, Larissa Maciel da
Cabral, Bianca Domiciano Vieira Costa
Oliveira, Tayanni de Sousa
Cavalcante, Mario Lucas Hiluey
Cavalcante, Grazielly Bianca Sales
Costa, Amanda Santos Fernandes
Carvalho, Maria Eduarda Fontenele de
Arruda, Idyanara Kaytle Cangussu
Albuquerque, Érica Ferreira de
Santos, Isabela Cristina Braz
Silva, Victor Matheus Santos da
Garcia, Isabella Manfrim
Pascutti, Paula Fernanda Greghi
Medeiros, Endara Ohara Linhares de
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista
Autismo infantil
topic inclusão escolar
Transtorno do Espectro Autista
Autismo infantil
description Este artigo debate o problema da inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Para estabelecer o debate, foi feito um levantamento bibliográfico e referencial para uma revisão sistemática do tema. O objetivo é clarificar os conceitos de inclusão escolar e TEA para debater como é feito o processo educacional de crianças com TEA. Sendo assim, a partir da pesquisa científica de descritores como “inclusão escolar”, “transtorno do espectro autista”, foi observado, pelos diversos autores trabalhados, que ainda há muito o que se debater e trabalhar para que ocorra a inclusão escolar de crianças com TEA. Apesar das muitas tentativas, erros e acertos, o tema ainda é pouco trabalhado e divulgado, visto que há poucos profissionais capacitados na área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691
10.34115/basrv6n4-012
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691
identifier_str_mv 10.34115/basrv6n4-012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/50691/40262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 4 (2022); 1382-1394
Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 4 (2022); 1382-1394
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240009051340800