Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cid, Maria Fernanda Barboza; Universidade Federal de São Carlos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gasparini, Danieli Amanda; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/968
Resumo: Objetivo: realizar uma revisão bibliográfica nacional e internacional sobre ações de promoção e prevenção em saúde mental ocorridas no ambiente escolar. Método: os dados foram coletados a partir da busca nas bases Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e banco de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os seguintes unitermos: mental health promotion, teacher – student relationship, school-families relatonship, school, intervenção, saúde mental; problemas de comportamento, intervenção de saúde e escola, focalizando publicações do período de 2003 a junho de 2013. Os resultados encontrados foram analisados a partir de um protocolo de registro adaptado para este estudo. Resultados: foram selecionados um artigo nacional; uma dissertação de mestrado nacional e 17 artigos internacionais.Verificou-se que há uma escassez de estudos na literatura nacional e internacional, podendo isto estar relacionado ao fato de que políticas e pesquisas no campo da saúde mental infantojuvenil ainda são recentes, ou, ainda ao fato de a área da saúde ser o principal setor em que ações de promoção de saúde são realizadas. Conclusão: observou-se que as ações relatadas parecem pontuais e desarticuladas de outros equipamentos de atenção à saúde de crianças e adolescentes e, além disso, não consideram as realidades e demandas das populações-alvo no planejamento das ações. Por outro lado, nos trabalhos internacionais, foi possível verificar alguns que focalizaram diferentes autores, o que vai ao encontro da literatura que trata de intervenções em saúde mental infantil. Palavras-Chaves: Promoção. Saúde Mental. Contexto Escolar. Infantojuvenil. ABSTRACT Objective: To that purpose, the objective was then to conduct a national and international literature review of mental health promotion and prevention actions which had taken place in school environments. Methods: The data was collected from scielo databases, the CAPES Journal Portal and bank Theses and Dissertations CAPES, by using the following key words while focusing on publications from 2003 to June 2013: mental health promotion, teacher-student relationship, school-families relationship, school, intervention, mental health, behavior problems, and health and school intervention. The results were analyzed through an appropriate registration protocol. Results: found to be a particular national article; a national master's thesis and 17 international articles. It was found that there is a lack of studies in national and international literature, which may be related to the fact that policy and research in the field of infant-juvenile mental health are still fresh or even the fact that the health sector is the foremost one in which health promotion actions are performed. Conclusion: It was observed that the reported actions appear to be limited and disconnected from other equipment which attends to the health of children and adolescents and also it does not consider the realities and demands of the targeted market when planning its actions. On the other hand, it was found in the international articles some works that focused on different actors, which coincides to the literature that deals with interventions in children’s mental health. Keywords: Promotion. Mental Health. School Context. 
id FSA-3_4287cc281903d258ed56b63029510c12
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/968
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature ReviewSaúde mental infantil; promoção da saúdeObjetivo: realizar uma revisão bibliográfica nacional e internacional sobre ações de promoção e prevenção em saúde mental ocorridas no ambiente escolar. Método: os dados foram coletados a partir da busca nas bases Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e banco de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os seguintes unitermos: mental health promotion, teacher – student relationship, school-families relatonship, school, intervenção, saúde mental; problemas de comportamento, intervenção de saúde e escola, focalizando publicações do período de 2003 a junho de 2013. Os resultados encontrados foram analisados a partir de um protocolo de registro adaptado para este estudo. Resultados: foram selecionados um artigo nacional; uma dissertação de mestrado nacional e 17 artigos internacionais.Verificou-se que há uma escassez de estudos na literatura nacional e internacional, podendo isto estar relacionado ao fato de que políticas e pesquisas no campo da saúde mental infantojuvenil ainda são recentes, ou, ainda ao fato de a área da saúde ser o principal setor em que ações de promoção de saúde são realizadas. Conclusão: observou-se que as ações relatadas parecem pontuais e desarticuladas de outros equipamentos de atenção à saúde de crianças e adolescentes e, além disso, não consideram as realidades e demandas das populações-alvo no planejamento das ações. Por outro lado, nos trabalhos internacionais, foi possível verificar alguns que focalizaram diferentes autores, o que vai ao encontro da literatura que trata de intervenções em saúde mental infantil. Palavras-Chaves: Promoção. Saúde Mental. Contexto Escolar. Infantojuvenil. ABSTRACT Objective: To that purpose, the objective was then to conduct a national and international literature review of mental health promotion and prevention actions which had taken place in school environments. Methods: The data was collected from scielo databases, the CAPES Journal Portal and bank Theses and Dissertations CAPES, by using the following key words while focusing on publications from 2003 to June 2013: mental health promotion, teacher-student relationship, school-families relationship, school, intervention, mental health, behavior problems, and health and school intervention. The results were analyzed through an appropriate registration protocol. Results: found to be a particular national article; a national master's thesis and 17 international articles. It was found that there is a lack of studies in national and international literature, which may be related to the fact that policy and research in the field of infant-juvenile mental health are still fresh or even the fact that the health sector is the foremost one in which health promotion actions are performed. Conclusion: It was observed that the reported actions appear to be limited and disconnected from other equipment which attends to the health of children and adolescents and also it does not consider the realities and demands of the targeted market when planning its actions. On the other hand, it was found in the international articles some works that focused on different actors, which coincides to the literature that deals with interventions in children’s mental health. Keywords: Promotion. Mental Health. School Context. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Cid, Maria Fernanda Barboza; Universidade Federal de São CarlosGasparini, Danieli Amanda; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/96810.12819/2016.13.1.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 97-114Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 97-1142317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/968/747http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/968/749http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/968/750http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/968/185Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-23T12:22:30Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/968Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-12-23T12:22:30Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review
title Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review
spellingShingle Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review
Cid, Maria Fernanda Barboza; Universidade Federal de São Carlos
Saúde mental infantil; promoção da saúde
title_short Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review
title_full Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review
title_fullStr Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review
title_full_unstemmed Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review
title_sort Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review
author Cid, Maria Fernanda Barboza; Universidade Federal de São Carlos
author_facet Cid, Maria Fernanda Barboza; Universidade Federal de São Carlos
Gasparini, Danieli Amanda; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
author_role author
author2 Gasparini, Danieli Amanda; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cid, Maria Fernanda Barboza; Universidade Federal de São Carlos
Gasparini, Danieli Amanda; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental infantil; promoção da saúde
topic Saúde mental infantil; promoção da saúde
description Objetivo: realizar uma revisão bibliográfica nacional e internacional sobre ações de promoção e prevenção em saúde mental ocorridas no ambiente escolar. Método: os dados foram coletados a partir da busca nas bases Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e banco de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os seguintes unitermos: mental health promotion, teacher – student relationship, school-families relatonship, school, intervenção, saúde mental; problemas de comportamento, intervenção de saúde e escola, focalizando publicações do período de 2003 a junho de 2013. Os resultados encontrados foram analisados a partir de um protocolo de registro adaptado para este estudo. Resultados: foram selecionados um artigo nacional; uma dissertação de mestrado nacional e 17 artigos internacionais.Verificou-se que há uma escassez de estudos na literatura nacional e internacional, podendo isto estar relacionado ao fato de que políticas e pesquisas no campo da saúde mental infantojuvenil ainda são recentes, ou, ainda ao fato de a área da saúde ser o principal setor em que ações de promoção de saúde são realizadas. Conclusão: observou-se que as ações relatadas parecem pontuais e desarticuladas de outros equipamentos de atenção à saúde de crianças e adolescentes e, além disso, não consideram as realidades e demandas das populações-alvo no planejamento das ações. Por outro lado, nos trabalhos internacionais, foi possível verificar alguns que focalizaram diferentes autores, o que vai ao encontro da literatura que trata de intervenções em saúde mental infantil. Palavras-Chaves: Promoção. Saúde Mental. Contexto Escolar. Infantojuvenil. ABSTRACT Objective: To that purpose, the objective was then to conduct a national and international literature review of mental health promotion and prevention actions which had taken place in school environments. Methods: The data was collected from scielo databases, the CAPES Journal Portal and bank Theses and Dissertations CAPES, by using the following key words while focusing on publications from 2003 to June 2013: mental health promotion, teacher-student relationship, school-families relationship, school, intervention, mental health, behavior problems, and health and school intervention. The results were analyzed through an appropriate registration protocol. Results: found to be a particular national article; a national master's thesis and 17 international articles. It was found that there is a lack of studies in national and international literature, which may be related to the fact that policy and research in the field of infant-juvenile mental health are still fresh or even the fact that the health sector is the foremost one in which health promotion actions are performed. Conclusion: It was observed that the reported actions appear to be limited and disconnected from other equipment which attends to the health of children and adolescents and also it does not consider the realities and demands of the targeted market when planning its actions. On the other hand, it was found in the international articles some works that focused on different actors, which coincides to the literature that deals with interventions in children’s mental health. Keywords: Promotion. Mental Health. School Context. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/968
10.12819/2016.13.1.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/968
identifier_str_mv 10.12819/2016.13.1.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/968/747
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/968/749
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/968/750
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/968/185
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 97-114
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 97-114
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905445244928