A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Humberto Dias; Professor Bilíngue - SEB Portugal
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro; Universidade de Ribeirão Preto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2238
Resumo: Neste trabalho buscamos explicitar questões que possam comprometer o bom relacionamento profissional entre docentes com formação em pedagogia e os docentes de disciplinas específicas, com ênfase no professor de música, debater como estas relações pessoais e profissionais podem interferir diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa bibliográfica, procuramos entender os aspectos que podem levar a uma aproximação ou distanciamento de profissionais com mesmo propósito/objetivos de trabalho, assim como entender os elementos culturais e históricos que podem afastar estes profissionais, levando em conta a carga horária, a burocracia, as normas regimentais e o entendimento do papel do professor de música dentro da organização. Assim, percebemos que refletir sobre a identidade do profissional docente pode contribuir para a redução dos ruídos de comunicação, favorecendo a execução de projetos interdisciplinares. Além disso, neste processo de aproximação das práticas docentes, de disciplinas diferentes, dentro da organização/escola, a inteligência emocional pode ser uma importante ferramenta, inclusive para o desenvolvimento pessoal do docente, como também pode ser considerada como um importante conteúdo do currículo oculto. É preciso perceber que o principal beneficiário do bom relacionamento entre os docentes de disciplinas diferentes e seus projetos é o aluno que aprende também através do exemplo. Palavras-chaves: Identidade Docente. Inteligência Emocional. Comunicação. Interdisciplinaridade. Processo de Ensino e Aprendizagem. ABSTRACT In this work we seek to explain issues that may compromise the good professional relationship between teachers with training in pedagogy and teachers of specific disciplines, with an emphasis on the music teacher, to discuss how these personal and professional relationships can directly interfere in the teaching and learning process. Through bibliographic research, we seek to understand the aspects that can lead to an approximation or distancing of professionals with the same purpose / work objectives, as well as to understand the cultural and historical elements that can distance these professionals, taking into account the workload, the bureaucracy, rules of procedure and understanding of the role of the music teacher within the organization. Thus, we realize that reflecting on the identity of the teaching professional, can contribute to the reduction of communication noise, favoring the execution of interdisciplinary projects. Furthermore, in this process of approximation of teaching practices, from different disciplines, within the organization / school, emotional intelligence can be an important tool, including for the personal development of the teacher, as it can also be considered as an important content of the hidden curriculum. It is necessary to realize that the main beneficiary of the good relationship between teachers from different disciplines and their projects is the student who also learns by example. Keywords: Teaching Identity. Emotional Intelligence. Communication. Interdisciplinarity. Teaching and Learning Process.
id FSA-3_4d99b7887a1d160bdf6fbd3cbe36441d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2238
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student EducationEducação; Música;Neste trabalho buscamos explicitar questões que possam comprometer o bom relacionamento profissional entre docentes com formação em pedagogia e os docentes de disciplinas específicas, com ênfase no professor de música, debater como estas relações pessoais e profissionais podem interferir diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa bibliográfica, procuramos entender os aspectos que podem levar a uma aproximação ou distanciamento de profissionais com mesmo propósito/objetivos de trabalho, assim como entender os elementos culturais e históricos que podem afastar estes profissionais, levando em conta a carga horária, a burocracia, as normas regimentais e o entendimento do papel do professor de música dentro da organização. Assim, percebemos que refletir sobre a identidade do profissional docente pode contribuir para a redução dos ruídos de comunicação, favorecendo a execução de projetos interdisciplinares. Além disso, neste processo de aproximação das práticas docentes, de disciplinas diferentes, dentro da organização/escola, a inteligência emocional pode ser uma importante ferramenta, inclusive para o desenvolvimento pessoal do docente, como também pode ser considerada como um importante conteúdo do currículo oculto. É preciso perceber que o principal beneficiário do bom relacionamento entre os docentes de disciplinas diferentes e seus projetos é o aluno que aprende também através do exemplo. Palavras-chaves: Identidade Docente. Inteligência Emocional. Comunicação. Interdisciplinaridade. Processo de Ensino e Aprendizagem. ABSTRACT In this work we seek to explain issues that may compromise the good professional relationship between teachers with training in pedagogy and teachers of specific disciplines, with an emphasis on the music teacher, to discuss how these personal and professional relationships can directly interfere in the teaching and learning process. Through bibliographic research, we seek to understand the aspects that can lead to an approximation or distancing of professionals with the same purpose / work objectives, as well as to understand the cultural and historical elements that can distance these professionals, taking into account the workload, the bureaucracy, rules of procedure and understanding of the role of the music teacher within the organization. Thus, we realize that reflecting on the identity of the teaching professional, can contribute to the reduction of communication noise, favoring the execution of interdisciplinary projects. Furthermore, in this process of approximation of teaching practices, from different disciplines, within the organization / school, emotional intelligence can be an important tool, including for the personal development of the teacher, as it can also be considered as an important content of the hidden curriculum. It is necessary to realize that the main beneficiary of the good relationship between teachers from different disciplines and their projects is the student who also learns by example. Keywords: Teaching Identity. Emotional Intelligence. Communication. Interdisciplinarity. Teaching and Learning Process.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Correia, Humberto Dias; Professor Bilíngue - SEB PortugalPrandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro; Universidade de Ribeirão Preto2021-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/223810.12819/2021.18.03.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 3, mar. 2021; 171-186Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 3, mar. 2021; 171-1862317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2238/491492714http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2238/491492715http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2238/491492716http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2238/1573http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2238/1574Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-11T17:58:02Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2238Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-11T17:58:02Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education
title A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education
spellingShingle A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education
Correia, Humberto Dias; Professor Bilíngue - SEB Portugal
Educação; Música;
title_short A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education
title_full A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education
title_fullStr A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education
title_full_unstemmed A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education
title_sort A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education
author Correia, Humberto Dias; Professor Bilíngue - SEB Portugal
author_facet Correia, Humberto Dias; Professor Bilíngue - SEB Portugal
Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro; Universidade de Ribeirão Preto
author_role author
author2 Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro; Universidade de Ribeirão Preto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Humberto Dias; Professor Bilíngue - SEB Portugal
Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro; Universidade de Ribeirão Preto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Música;
topic Educação; Música;
description Neste trabalho buscamos explicitar questões que possam comprometer o bom relacionamento profissional entre docentes com formação em pedagogia e os docentes de disciplinas específicas, com ênfase no professor de música, debater como estas relações pessoais e profissionais podem interferir diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa bibliográfica, procuramos entender os aspectos que podem levar a uma aproximação ou distanciamento de profissionais com mesmo propósito/objetivos de trabalho, assim como entender os elementos culturais e históricos que podem afastar estes profissionais, levando em conta a carga horária, a burocracia, as normas regimentais e o entendimento do papel do professor de música dentro da organização. Assim, percebemos que refletir sobre a identidade do profissional docente pode contribuir para a redução dos ruídos de comunicação, favorecendo a execução de projetos interdisciplinares. Além disso, neste processo de aproximação das práticas docentes, de disciplinas diferentes, dentro da organização/escola, a inteligência emocional pode ser uma importante ferramenta, inclusive para o desenvolvimento pessoal do docente, como também pode ser considerada como um importante conteúdo do currículo oculto. É preciso perceber que o principal beneficiário do bom relacionamento entre os docentes de disciplinas diferentes e seus projetos é o aluno que aprende também através do exemplo. Palavras-chaves: Identidade Docente. Inteligência Emocional. Comunicação. Interdisciplinaridade. Processo de Ensino e Aprendizagem. ABSTRACT In this work we seek to explain issues that may compromise the good professional relationship between teachers with training in pedagogy and teachers of specific disciplines, with an emphasis on the music teacher, to discuss how these personal and professional relationships can directly interfere in the teaching and learning process. Through bibliographic research, we seek to understand the aspects that can lead to an approximation or distancing of professionals with the same purpose / work objectives, as well as to understand the cultural and historical elements that can distance these professionals, taking into account the workload, the bureaucracy, rules of procedure and understanding of the role of the music teacher within the organization. Thus, we realize that reflecting on the identity of the teaching professional, can contribute to the reduction of communication noise, favoring the execution of interdisciplinary projects. Furthermore, in this process of approximation of teaching practices, from different disciplines, within the organization / school, emotional intelligence can be an important tool, including for the personal development of the teacher, as it can also be considered as an important content of the hidden curriculum. It is necessary to realize that the main beneficiary of the good relationship between teachers from different disciplines and their projects is the student who also learns by example. Keywords: Teaching Identity. Emotional Intelligence. Communication. Interdisciplinarity. Teaching and Learning Process.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2238
10.12819/2021.18.03.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2238
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.03.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2238/491492714
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2238/491492715
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2238/491492716
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2238/1573
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2238/1574
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 3, mar. 2021; 171-186
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 3, mar. 2021; 171-186
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910693367808