Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leandro Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24898
Resumo: Apresenta a experiência de um trabalho de construção performática onde o regente atua na qualidade de mediador no processo interpretativo utilizando, como ferramenta, as técnicas estendidas de duas obras: As Quatro Estações Portenhas de Astor Piazzolla (1921-1992) e Itinerário da Passagem: Verônica Nadir de Sílvio Ferraz (1959-). Utiliza a metodologia da pesquisa ação considerando que a abordagem interpretativa é desenvolvida pelo autor desta Pesquisa enquanto regente e diretor artístico da Orquestra Funffec de Cordas (OFC). O contexto social da OFC inclui um trabalho desenvolvido a partir do ano de 2013 e conta com a participação de jovens com idade entre 10 e 22 anos. Este Projeto possui uma base técnica norteada pelos métodos tradicionais no ensino de cordas friccionadas escritos, em sua maioria, no século XIX. O objetivo da pesquisa é apontar as principais dificuldades encontradas no trabalho deste repertório em relação às técnicas estendidas. Deste ponto, busca-se explorar as possibilidades e variáveis oferecidas e, através do diálogo e pesquisa, estabelecer um critério para a interpretação. Após o trabalho de articulação teórica e analítica das Obras, estabelece-se o processo de construção interpretativa, principalmente, no que tange as técnicas estendidas utilizadas pelos compositores, anteriormente, mencionados. Assim, elementos das técnicas estendidas foram abordados, bem como seus conceitos e aplicações e os possíveis resultados sonoros. A comunicação nos ensaios abriu espaços para a opinião dos jovens músicos na tentativa de estabelecer um processo em que suas experimentações e concepções de sonoridades pudessem ser aplicadas no processo de interpretação do repertório proposto.
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Utiliza a metodologia da pesquisa ação considerando que a abordagem interpretativa é desenvolvida pelo autor desta Pesquisa enquanto regente e diretor artístico da Orquestra Funffec de Cordas (OFC). O contexto social da OFC inclui um trabalho desenvolvido a partir do ano de 2013 e conta com a participação de jovens com idade entre 10 e 22 anos. Este Projeto possui uma base técnica norteada pelos métodos tradicionais no ensino de cordas friccionadas escritos, em sua maioria, no século XIX. O objetivo da pesquisa é apontar as principais dificuldades encontradas no trabalho deste repertório em relação às técnicas estendidas. Deste ponto, busca-se explorar as possibilidades e variáveis oferecidas e, através do diálogo e pesquisa, estabelecer um critério para a interpretação. Após o trabalho de articulação teórica e analítica das Obras, estabelece-se o processo de construção interpretativa, principalmente, no que tange as técnicas estendidas utilizadas pelos compositores, anteriormente, mencionados. Assim, elementos das técnicas estendidas foram abordados, bem como seus conceitos e aplicações e os possíveis resultados sonoros. A comunicação nos ensaios abriu espaços para a opinião dos jovens músicos na tentativa de estabelecer um processo em que suas experimentações e concepções de sonoridades pudessem ser aplicadas no processo de interpretação do repertório proposto.Presents a experience of work of the performance construction where the conductor acts as mediator in the interpretative process, using as tool the extended techniques of two works: The Four Seasons of Buenos Aires by Astor Piazzolla (1921-1992) and Intinerário de Passagem: Verônica Nadir by Silvio Ferraz (1959-). We used the action research methodology, considering that the interpretative approach is developed by the author of this research as a conductor and artistic director of the Orquestra Funffec de Cordas (OFC). The social context of the OFC includes a work which was developed since 2013 and it counts on the participation of young people with ages between 10 and 22 years old. This project has a technical base guided by the traditional methods on the teaching of written friction strings, mostly, in the 19th century. The purpose of this research is to identify the main difficulties encountered in the work of this repertoire in relation of the extended techniques, in the point of view seeks to explore the possibilities and available variables and trough this dialog and research, stablish a criterion to the interpretation. After the work of theoretical work and analytical articulation of the work, we established the process of the interpretative construction especially in what concerns the extended technique used by the compositors mentioned above. In this way, elements of the extended techniques were mentioned, such as its concepts and applications and the possible sound result. The communication on the rehearsal opened up space to the opinion of the young musicians on the attempt of stablish a process which its experimentations and conceptions of sonority could be applied on the process of interpretation and suggested repertoire.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsica contemporâneaTécnicas estendidasPráticas interpretativasRegênciaTécnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain147114https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24898/2/LeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtd6315d351885f597429606d2e523d7adMD52TEXTLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain147114https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24898/2/LeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtd6315d351885f597429606d2e523d7adMD52THUMBNAILLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2270https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24898/3/LeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg29bb69ea98afef0afe5bc36c0e728689MD53THUMBNAILLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2270https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24898/3/LeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg29bb69ea98afef0afe5bc36c0e728689MD53ORIGINALLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdfLeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf5952091https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24898/1/LeandroFernandesDeOliveira_DISSERT.pdfae875e635904c07a1763dba9e9b5285aMD51123456789/248982019-01-30 16:30:06.17oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24898Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:30:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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