A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequinel Neto, Angelo Versi; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Bacharel em Administração
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Gilmar Lorenceti da; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Professor e Coordenador de Cursos de Tecnólogos, Santos, Ruan Carlos dos; UDESC-ESAG- Doutorando em Administração
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2861
Resumo: Objetivo do estudo: apresentar os impactos econômicos dos esportes eletrônicos em um país. A justificativa e relevância para este estudo está na necessidade de compreender que a regulamentação futura da indústria de e-Sports é inevitável se os jogos derem o próximo passo no sentido de serem reconhecidos ao lado de outros esportes mais tradicionais.Metodologia/abordagem: A pesquisa é uma revisão bibliográfica  que se constitui pela busca nas plataformas digitais, as quais contêm as obras e artigos já existentes, compartilhados em plataformas SCOPUS, SPELL e WOS.Originalidade/Relevância: Hipoteticamente, uma vez que vários países demonstrem uma capacidade sustentada de produzir talentos de alto nível, a viabilidade da governança internacional das atividades se torna mais estável; mas, no momento, o setor ainda está em seus estágios iniciais para ver onde ele se encaixa nos modelos existentes.Principais resultados: Os videogames não são uma distração escapista. Eles são o esporte de espectador mais participativo do mundo. Os esportes eletrônicos estão ajudando as comunidades a adotarem as tecnologias mais avançadas e proporcionando um caminho para a educação e os melhores empregos de amanhã.Contribuições teóricas/metodológicas: O fenômeno global conhecido como e-Sports tem a capacidade de revolucionar a indústria do turismo local, especialmente se as cidades puderem desenvolver estratégias proprietárias em torno das oportunidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Também estimula as economias locais, atraindo empresas. Palavras-chave: E-Sports. Gestão. Economia. Jogar.  ABSTRACT Objetive of study: to present the economic impacts of e-Sports on a country. The justification and relevance for this study lies in the need to understand that future regulation of the e-Sports industry is inevitable if the games take the next step towards being recognized alongside other more traditional sportsMethodology/approach: The research is a literature review, which consists of searching digital platforms, which contain existing works and articles, shared on SCOPUS, SPELL and WOS platforms.Originality/Relevance: Hypothetically, once several countries demonstrate a sustained capacity to produce top talent, the viability of international governance of the activities becomes more stable; but at the moment, the sector is still in its early stages to see where it fits into existing models.Findings: Video games are not an escapist distraction. They are the world's most participatory spectator sport. E-sports are helping communities adopt the most advanced technologies and providing a pathway to the education and better jobs of tomorrow.Theoretical/methodological contributions: The global phenomenon known as e-Sports has the capacity to revolutionize the local tourism industry, especially if cities can develop proprietary strategies around local, regional, national and international opportunities. It also stimulates local economies by attracting businesses. Keywords: E-Sports. Management. Economy. To play.
id FSA-3_4dc1b0e7de645bed27e9239c2c1716c6
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2861
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International ScenariosAdministração; Marketing;Objetivo do estudo: apresentar os impactos econômicos dos esportes eletrônicos em um país. A justificativa e relevância para este estudo está na necessidade de compreender que a regulamentação futura da indústria de e-Sports é inevitável se os jogos derem o próximo passo no sentido de serem reconhecidos ao lado de outros esportes mais tradicionais.Metodologia/abordagem: A pesquisa é uma revisão bibliográfica  que se constitui pela busca nas plataformas digitais, as quais contêm as obras e artigos já existentes, compartilhados em plataformas SCOPUS, SPELL e WOS.Originalidade/Relevância: Hipoteticamente, uma vez que vários países demonstrem uma capacidade sustentada de produzir talentos de alto nível, a viabilidade da governança internacional das atividades se torna mais estável; mas, no momento, o setor ainda está em seus estágios iniciais para ver onde ele se encaixa nos modelos existentes.Principais resultados: Os videogames não são uma distração escapista. Eles são o esporte de espectador mais participativo do mundo. Os esportes eletrônicos estão ajudando as comunidades a adotarem as tecnologias mais avançadas e proporcionando um caminho para a educação e os melhores empregos de amanhã.Contribuições teóricas/metodológicas: O fenômeno global conhecido como e-Sports tem a capacidade de revolucionar a indústria do turismo local, especialmente se as cidades puderem desenvolver estratégias proprietárias em torno das oportunidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Também estimula as economias locais, atraindo empresas. Palavras-chave: E-Sports. Gestão. Economia. Jogar.  ABSTRACT Objetive of study: to present the economic impacts of e-Sports on a country. The justification and relevance for this study lies in the need to understand that future regulation of the e-Sports industry is inevitable if the games take the next step towards being recognized alongside other more traditional sportsMethodology/approach: The research is a literature review, which consists of searching digital platforms, which contain existing works and articles, shared on SCOPUS, SPELL and WOS platforms.Originality/Relevance: Hypothetically, once several countries demonstrate a sustained capacity to produce top talent, the viability of international governance of the activities becomes more stable; but at the moment, the sector is still in its early stages to see where it fits into existing models.Findings: Video games are not an escapist distraction. They are the world's most participatory spectator sport. E-sports are helping communities adopt the most advanced technologies and providing a pathway to the education and better jobs of tomorrow.Theoretical/methodological contributions: The global phenomenon known as e-Sports has the capacity to revolutionize the local tourism industry, especially if cities can develop proprietary strategies around local, regional, national and international opportunities. It also stimulates local economies by attracting businesses. Keywords: E-Sports. Management. Economy. To play.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Sequinel Neto, Angelo Versi; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Bacharel em AdministraçãoSilva, Gilmar Lorenceti da; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Professor e Coordenador de Cursos de TecnólogosSantos, Ruan Carlos dos; UDESC-ESAG- Doutorando em Administração2024-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/286110.12819/2024.21.4.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, abr. 2024; 20-52Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, abr. 2024; 20-522317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2861/491494282http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2861/491494283http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2861/491494284http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2861/2356Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T14:15:03Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2861Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2024-05-03T14:15:03Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios
title A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios
spellingShingle A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios
Sequinel Neto, Angelo Versi; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Bacharel em Administração
Administração; Marketing;
title_short A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios
title_full A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios
title_fullStr A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios
title_full_unstemmed A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios
title_sort A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios
author Sequinel Neto, Angelo Versi; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Bacharel em Administração
author_facet Sequinel Neto, Angelo Versi; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Bacharel em Administração
Silva, Gilmar Lorenceti da; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Professor e Coordenador de Cursos de Tecnólogos
Santos, Ruan Carlos dos; UDESC-ESAG- Doutorando em Administração
author_role author
author2 Silva, Gilmar Lorenceti da; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Professor e Coordenador de Cursos de Tecnólogos
Santos, Ruan Carlos dos; UDESC-ESAG- Doutorando em Administração
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sequinel Neto, Angelo Versi; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Bacharel em Administração
Silva, Gilmar Lorenceti da; Centro Universitário Avantis (UNIAVAN)/Professor e Coordenador de Cursos de Tecnólogos
Santos, Ruan Carlos dos; UDESC-ESAG- Doutorando em Administração
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Marketing;
topic Administração; Marketing;
description Objetivo do estudo: apresentar os impactos econômicos dos esportes eletrônicos em um país. A justificativa e relevância para este estudo está na necessidade de compreender que a regulamentação futura da indústria de e-Sports é inevitável se os jogos derem o próximo passo no sentido de serem reconhecidos ao lado de outros esportes mais tradicionais.Metodologia/abordagem: A pesquisa é uma revisão bibliográfica  que se constitui pela busca nas plataformas digitais, as quais contêm as obras e artigos já existentes, compartilhados em plataformas SCOPUS, SPELL e WOS.Originalidade/Relevância: Hipoteticamente, uma vez que vários países demonstrem uma capacidade sustentada de produzir talentos de alto nível, a viabilidade da governança internacional das atividades se torna mais estável; mas, no momento, o setor ainda está em seus estágios iniciais para ver onde ele se encaixa nos modelos existentes.Principais resultados: Os videogames não são uma distração escapista. Eles são o esporte de espectador mais participativo do mundo. Os esportes eletrônicos estão ajudando as comunidades a adotarem as tecnologias mais avançadas e proporcionando um caminho para a educação e os melhores empregos de amanhã.Contribuições teóricas/metodológicas: O fenômeno global conhecido como e-Sports tem a capacidade de revolucionar a indústria do turismo local, especialmente se as cidades puderem desenvolver estratégias proprietárias em torno das oportunidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Também estimula as economias locais, atraindo empresas. Palavras-chave: E-Sports. Gestão. Economia. Jogar.  ABSTRACT Objetive of study: to present the economic impacts of e-Sports on a country. The justification and relevance for this study lies in the need to understand that future regulation of the e-Sports industry is inevitable if the games take the next step towards being recognized alongside other more traditional sportsMethodology/approach: The research is a literature review, which consists of searching digital platforms, which contain existing works and articles, shared on SCOPUS, SPELL and WOS platforms.Originality/Relevance: Hypothetically, once several countries demonstrate a sustained capacity to produce top talent, the viability of international governance of the activities becomes more stable; but at the moment, the sector is still in its early stages to see where it fits into existing models.Findings: Video games are not an escapist distraction. They are the world's most participatory spectator sport. E-sports are helping communities adopt the most advanced technologies and providing a pathway to the education and better jobs of tomorrow.Theoretical/methodological contributions: The global phenomenon known as e-Sports has the capacity to revolutionize the local tourism industry, especially if cities can develop proprietary strategies around local, regional, national and international opportunities. It also stimulates local economies by attracting businesses. Keywords: E-Sports. Management. Economy. To play.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2861
10.12819/2024.21.4.2
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2861
identifier_str_mv 10.12819/2024.21.4.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2861/491494282
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2861/491494283
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2861/491494284
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2861/2356
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, abr. 2024; 20-52
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, abr. 2024; 20-52
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944904741650432