Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mattos, Max Cirino de; Centro Universitário UNA, Mestrado em Administração.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622
Resumo: A educação está passando por discussões que envolvem o modelo tradicional de ensino, as novas tecnologias do mundo contemporâneo e as gerações usuárias destas tecnologias. Neste processo surgem questões sobre as novas formas de ensinar, novos formatos das salas de aula, novos espaços destinados à educação, o novo papel da escola, do professor e do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de alunos da geração Y sobre o uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem em uma IES privada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter quali-quantitativo, com 255 alunos. Verificou-se que 86% deles utilizam a internet para o estudo, o lazer e o trabalho. No uso da disciplina Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI), 35% dos alunos consideraram positivo o uso dessa metodologia em seu processo de aprendizagem, 34% confirmaram que o uso da plataforma contribuiu para o estudo e aprendizagem e 27% confirmaram que a plataforma colaborou para o aumento do tempo de estudo. Considerando os problemas relatados sobre o processo de implantação da plataforma, concluiu-se que a estratégia é válida para melhorar a aprendizagem e ampliar o tempo de estudo, segundo os alunos da geração Y. Palavras chaves: Ambiente de Aprendizagem. Geração Y. Ensino Superior. Educação e Multimídia. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. ABSTRACTEducation is going through discussions that involves the traditional teaching model, thenew technologies of the contemporary world and the generations that use them. In thisprocess questions arise about the new ways of teaching, new formats for classrooms, new spaces for education, the new role of the school, the teacher and the student. The objective of this study was to evaluate the perception of generation Y students about the use of new technologies in learning environments in a Higher Education Institution. A descriptive, qualitative-quantitative research was made with 255 students. It wasrevealed that 86% of the students use internet to study, work and in their free time.According to the use of the discipline name LAI – “Integrated Learning Lab” 35% of the students considered positive the learning outcome, 34% confirm that the use of the platform contributed to the study and learning of the subject studied and 27% confirm that the platform collaborated to increase the study time. Considering the problems reported to the process of platform deployment, it is concluded that the strategy is valid to improve the learning and to extend the study time, according to the students of the generation Y. Keywords: Learning Environment. Generation Y. Higher Education. Education and Multimedia. Digital Information Technology And Communication.
id FSA-3_55e78b9738737cc74d896899309468e6
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1622
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning EnvironmentsEducaçãoA educação está passando por discussões que envolvem o modelo tradicional de ensino, as novas tecnologias do mundo contemporâneo e as gerações usuárias destas tecnologias. Neste processo surgem questões sobre as novas formas de ensinar, novos formatos das salas de aula, novos espaços destinados à educação, o novo papel da escola, do professor e do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de alunos da geração Y sobre o uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem em uma IES privada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter quali-quantitativo, com 255 alunos. Verificou-se que 86% deles utilizam a internet para o estudo, o lazer e o trabalho. No uso da disciplina Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI), 35% dos alunos consideraram positivo o uso dessa metodologia em seu processo de aprendizagem, 34% confirmaram que o uso da plataforma contribuiu para o estudo e aprendizagem e 27% confirmaram que a plataforma colaborou para o aumento do tempo de estudo. Considerando os problemas relatados sobre o processo de implantação da plataforma, concluiu-se que a estratégia é válida para melhorar a aprendizagem e ampliar o tempo de estudo, segundo os alunos da geração Y. Palavras chaves: Ambiente de Aprendizagem. Geração Y. Ensino Superior. Educação e Multimídia. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. ABSTRACTEducation is going through discussions that involves the traditional teaching model, thenew technologies of the contemporary world and the generations that use them. In thisprocess questions arise about the new ways of teaching, new formats for classrooms, new spaces for education, the new role of the school, the teacher and the student. The objective of this study was to evaluate the perception of generation Y students about the use of new technologies in learning environments in a Higher Education Institution. A descriptive, qualitative-quantitative research was made with 255 students. It wasrevealed that 86% of the students use internet to study, work and in their free time.According to the use of the discipline name LAI – “Integrated Learning Lab” 35% of the students considered positive the learning outcome, 34% confirm that the use of the platform contributed to the study and learning of the subject studied and 27% confirm that the platform collaborated to increase the study time. Considering the problems reported to the process of platform deployment, it is concluded that the strategy is valid to improve the learning and to extend the study time, according to the students of the generation Y. Keywords: Learning Environment. Generation Y. Higher Education. Education and Multimedia. Digital Information Technology And Communication.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNAMattos, Max Cirino de; Centro Universitário UNA, Mestrado em Administração.2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/162210.12819/2018.15.6.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 132-150Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 132-1502317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491683http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491684http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491686http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1622/792http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1622/793Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T16:22:18Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1622Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-10-30T16:22:18Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
title Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
spellingShingle Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNA
Educação
title_short Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
title_full Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
title_fullStr Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
title_full_unstemmed Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
title_sort Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
author Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNA
author_facet Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNA
Mattos, Max Cirino de; Centro Universitário UNA, Mestrado em Administração.
author_role author
author2 Mattos, Max Cirino de; Centro Universitário UNA, Mestrado em Administração.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNA
Mattos, Max Cirino de; Centro Universitário UNA, Mestrado em Administração.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description A educação está passando por discussões que envolvem o modelo tradicional de ensino, as novas tecnologias do mundo contemporâneo e as gerações usuárias destas tecnologias. Neste processo surgem questões sobre as novas formas de ensinar, novos formatos das salas de aula, novos espaços destinados à educação, o novo papel da escola, do professor e do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de alunos da geração Y sobre o uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem em uma IES privada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter quali-quantitativo, com 255 alunos. Verificou-se que 86% deles utilizam a internet para o estudo, o lazer e o trabalho. No uso da disciplina Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI), 35% dos alunos consideraram positivo o uso dessa metodologia em seu processo de aprendizagem, 34% confirmaram que o uso da plataforma contribuiu para o estudo e aprendizagem e 27% confirmaram que a plataforma colaborou para o aumento do tempo de estudo. Considerando os problemas relatados sobre o processo de implantação da plataforma, concluiu-se que a estratégia é válida para melhorar a aprendizagem e ampliar o tempo de estudo, segundo os alunos da geração Y. Palavras chaves: Ambiente de Aprendizagem. Geração Y. Ensino Superior. Educação e Multimídia. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. ABSTRACTEducation is going through discussions that involves the traditional teaching model, thenew technologies of the contemporary world and the generations that use them. In thisprocess questions arise about the new ways of teaching, new formats for classrooms, new spaces for education, the new role of the school, the teacher and the student. The objective of this study was to evaluate the perception of generation Y students about the use of new technologies in learning environments in a Higher Education Institution. A descriptive, qualitative-quantitative research was made with 255 students. It wasrevealed that 86% of the students use internet to study, work and in their free time.According to the use of the discipline name LAI – “Integrated Learning Lab” 35% of the students considered positive the learning outcome, 34% confirm that the use of the platform contributed to the study and learning of the subject studied and 27% confirm that the platform collaborated to increase the study time. Considering the problems reported to the process of platform deployment, it is concluded that the strategy is valid to improve the learning and to extend the study time, according to the students of the generation Y. Keywords: Learning Environment. Generation Y. Higher Education. Education and Multimedia. Digital Information Technology And Communication.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622
10.12819/2018.15.6.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.6.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491683
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491684
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491686
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1622/792
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1622/793
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 132-150
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 132-150
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944904864333824