Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622 |
Resumo: | A educação está passando por discussões que envolvem o modelo tradicional de ensino, as novas tecnologias do mundo contemporâneo e as gerações usuárias destas tecnologias. Neste processo surgem questões sobre as novas formas de ensinar, novos formatos das salas de aula, novos espaços destinados à educação, o novo papel da escola, do professor e do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de alunos da geração Y sobre o uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem em uma IES privada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter quali-quantitativo, com 255 alunos. Verificou-se que 86% deles utilizam a internet para o estudo, o lazer e o trabalho. No uso da disciplina Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI), 35% dos alunos consideraram positivo o uso dessa metodologia em seu processo de aprendizagem, 34% confirmaram que o uso da plataforma contribuiu para o estudo e aprendizagem e 27% confirmaram que a plataforma colaborou para o aumento do tempo de estudo. Considerando os problemas relatados sobre o processo de implantação da plataforma, concluiu-se que a estratégia é válida para melhorar a aprendizagem e ampliar o tempo de estudo, segundo os alunos da geração Y. Palavras chaves: Ambiente de Aprendizagem. Geração Y. Ensino Superior. Educação e Multimídia. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. ABSTRACTEducation is going through discussions that involves the traditional teaching model, thenew technologies of the contemporary world and the generations that use them. In thisprocess questions arise about the new ways of teaching, new formats for classrooms, new spaces for education, the new role of the school, the teacher and the student. The objective of this study was to evaluate the perception of generation Y students about the use of new technologies in learning environments in a Higher Education Institution. A descriptive, qualitative-quantitative research was made with 255 students. It wasrevealed that 86% of the students use internet to study, work and in their free time.According to the use of the discipline name LAI – “Integrated Learning Lab” 35% of the students considered positive the learning outcome, 34% confirm that the use of the platform contributed to the study and learning of the subject studied and 27% confirm that the platform collaborated to increase the study time. Considering the problems reported to the process of platform deployment, it is concluded that the strategy is valid to improve the learning and to extend the study time, according to the students of the generation Y. Keywords: Learning Environment. Generation Y. Higher Education. Education and Multimedia. Digital Information Technology And Communication. |
id |
FSA-3_55e78b9738737cc74d896899309468e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1622 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning EnvironmentsEducaçãoA educação está passando por discussões que envolvem o modelo tradicional de ensino, as novas tecnologias do mundo contemporâneo e as gerações usuárias destas tecnologias. Neste processo surgem questões sobre as novas formas de ensinar, novos formatos das salas de aula, novos espaços destinados à educação, o novo papel da escola, do professor e do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de alunos da geração Y sobre o uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem em uma IES privada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter quali-quantitativo, com 255 alunos. Verificou-se que 86% deles utilizam a internet para o estudo, o lazer e o trabalho. No uso da disciplina Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI), 35% dos alunos consideraram positivo o uso dessa metodologia em seu processo de aprendizagem, 34% confirmaram que o uso da plataforma contribuiu para o estudo e aprendizagem e 27% confirmaram que a plataforma colaborou para o aumento do tempo de estudo. Considerando os problemas relatados sobre o processo de implantação da plataforma, concluiu-se que a estratégia é válida para melhorar a aprendizagem e ampliar o tempo de estudo, segundo os alunos da geração Y. Palavras chaves: Ambiente de Aprendizagem. Geração Y. Ensino Superior. Educação e Multimídia. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. ABSTRACTEducation is going through discussions that involves the traditional teaching model, thenew technologies of the contemporary world and the generations that use them. In thisprocess questions arise about the new ways of teaching, new formats for classrooms, new spaces for education, the new role of the school, the teacher and the student. The objective of this study was to evaluate the perception of generation Y students about the use of new technologies in learning environments in a Higher Education Institution. A descriptive, qualitative-quantitative research was made with 255 students. It wasrevealed that 86% of the students use internet to study, work and in their free time.According to the use of the discipline name LAI – “Integrated Learning Lab” 35% of the students considered positive the learning outcome, 34% confirm that the use of the platform contributed to the study and learning of the subject studied and 27% confirm that the platform collaborated to increase the study time. Considering the problems reported to the process of platform deployment, it is concluded that the strategy is valid to improve the learning and to extend the study time, according to the students of the generation Y. Keywords: Learning Environment. Generation Y. Higher Education. Education and Multimedia. Digital Information Technology And Communication.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNAMattos, Max Cirino de; Centro Universitário UNA, Mestrado em Administração.2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/162210.12819/2018.15.6.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 132-150Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 132-1502317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491683http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491684http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491686http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1622/792http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1622/793Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T16:22:18Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1622Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-10-30T16:22:18Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments |
title |
Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments |
spellingShingle |
Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNA Educação |
title_short |
Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments |
title_full |
Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments |
title_fullStr |
Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments |
title_full_unstemmed |
Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments |
title_sort |
Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments |
author |
Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNA |
author_facet |
Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNA Mattos, Max Cirino de; Centro Universitário UNA, Mestrado em Administração. |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Max Cirino de; Centro Universitário UNA, Mestrado em Administração. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Wellerson Carlos; Centro Universitário UNA Mattos, Max Cirino de; Centro Universitário UNA, Mestrado em Administração. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
A educação está passando por discussões que envolvem o modelo tradicional de ensino, as novas tecnologias do mundo contemporâneo e as gerações usuárias destas tecnologias. Neste processo surgem questões sobre as novas formas de ensinar, novos formatos das salas de aula, novos espaços destinados à educação, o novo papel da escola, do professor e do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de alunos da geração Y sobre o uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem em uma IES privada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter quali-quantitativo, com 255 alunos. Verificou-se que 86% deles utilizam a internet para o estudo, o lazer e o trabalho. No uso da disciplina Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI), 35% dos alunos consideraram positivo o uso dessa metodologia em seu processo de aprendizagem, 34% confirmaram que o uso da plataforma contribuiu para o estudo e aprendizagem e 27% confirmaram que a plataforma colaborou para o aumento do tempo de estudo. Considerando os problemas relatados sobre o processo de implantação da plataforma, concluiu-se que a estratégia é válida para melhorar a aprendizagem e ampliar o tempo de estudo, segundo os alunos da geração Y. Palavras chaves: Ambiente de Aprendizagem. Geração Y. Ensino Superior. Educação e Multimídia. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. ABSTRACTEducation is going through discussions that involves the traditional teaching model, thenew technologies of the contemporary world and the generations that use them. In thisprocess questions arise about the new ways of teaching, new formats for classrooms, new spaces for education, the new role of the school, the teacher and the student. The objective of this study was to evaluate the perception of generation Y students about the use of new technologies in learning environments in a Higher Education Institution. A descriptive, qualitative-quantitative research was made with 255 students. It wasrevealed that 86% of the students use internet to study, work and in their free time.According to the use of the discipline name LAI – “Integrated Learning Lab” 35% of the students considered positive the learning outcome, 34% confirm that the use of the platform contributed to the study and learning of the subject studied and 27% confirm that the platform collaborated to increase the study time. Considering the problems reported to the process of platform deployment, it is concluded that the strategy is valid to improve the learning and to extend the study time, according to the students of the generation Y. Keywords: Learning Environment. Generation Y. Higher Education. Education and Multimedia. Digital Information Technology And Communication. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622 10.12819/2018.15.6.7 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622 |
identifier_str_mv |
10.12819/2018.15.6.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491683 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491684 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491686 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1622/792 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1622/793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 132-150 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 132-150 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944904864333824 |