Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958 |
Resumo: | O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. No que se refere à relação professor-aluno, o elemento afetividade, tem sido tema constantemente abordado. Novas investigações sobre a afetividade até então pouco estudada, na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta foi utilizada a técnica da entrevista, sendo os dados submetidos, posteriormente, a análise qualitativa. Mediante os apontamentos dos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central de suas percepções sobre a afetividade. As atitudes afetivas positivas de professores para com seus alunos foram apontadas como um dos pontos primordiais para o aprendizado e a permanência no curso Os resultados confirmam a importância da afetividade na educação à distância. Palavras-chave: Afetividade. Educação à distância. Relação Professor e aluno. ABSTRACT The number of higher education institutions offering courses of postgraduate distance has grown significantly today. With regard to the teacher the student affective element has been constantly discussed topic. New research on affectivity hitherto little studied, in the form of distance learning, can be of significant importance. Thus the present study aimed to investigate the perceptions of students about the affectivity in the relationship between teachers and students. Participants were ten students in a course of specialization in education in the distance mode. For data collection the interview technique was used and adopted a qualitative methodological research. Through the notes of the participants, the words love, caring, understanding, respect, friendship, affection, solidarity, care and companionship can form the core of their perceptions of affection. The positive affective attitudes of teachers towards their students have been identified as one of the key points about learning and staying on course The results confirm the importance of affectivity in distance education. Keywords: Affectivity. Distance education. Relationship between teacher and student. |
id |
FSA-3_5dce225404433d6d4ef9dc23d447bc4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/958 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students PostgraduateEducaçãoO número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. No que se refere à relação professor-aluno, o elemento afetividade, tem sido tema constantemente abordado. Novas investigações sobre a afetividade até então pouco estudada, na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta foi utilizada a técnica da entrevista, sendo os dados submetidos, posteriormente, a análise qualitativa. Mediante os apontamentos dos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central de suas percepções sobre a afetividade. As atitudes afetivas positivas de professores para com seus alunos foram apontadas como um dos pontos primordiais para o aprendizado e a permanência no curso Os resultados confirmam a importância da afetividade na educação à distância. Palavras-chave: Afetividade. Educação à distância. Relação Professor e aluno. ABSTRACT The number of higher education institutions offering courses of postgraduate distance has grown significantly today. With regard to the teacher the student affective element has been constantly discussed topic. New research on affectivity hitherto little studied, in the form of distance learning, can be of significant importance. Thus the present study aimed to investigate the perceptions of students about the affectivity in the relationship between teachers and students. Participants were ten students in a course of specialization in education in the distance mode. For data collection the interview technique was used and adopted a qualitative methodological research. Through the notes of the participants, the words love, caring, understanding, respect, friendship, affection, solidarity, care and companionship can form the core of their perceptions of affection. The positive affective attitudes of teachers towards their students have been identified as one of the key points about learning and staying on course The results confirm the importance of affectivity in distance education. Keywords: Affectivity. Distance education. Relationship between teacher and student.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)UTFPRSimonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPRMurgo, Camelia Santina; UNOESTERuiz, Adriano Rodrigues; UNOESTE2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/95810.12819/2016.13.1.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 83-96Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 83-962317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/741http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/743http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/745Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-19T12:49:41Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/958Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-12-19T12:49:41Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate |
title |
Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate |
spellingShingle |
Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate Simonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPR Educação |
title_short |
Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate |
title_full |
Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate |
title_fullStr |
Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate |
title_full_unstemmed |
Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate |
title_sort |
Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate |
author |
Simonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPR |
author_facet |
Simonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPR Murgo, Camelia Santina; UNOESTE Ruiz, Adriano Rodrigues; UNOESTE |
author_role |
author |
author2 |
Murgo, Camelia Santina; UNOESTE Ruiz, Adriano Rodrigues; UNOESTE |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPR Murgo, Camelia Santina; UNOESTE Ruiz, Adriano Rodrigues; UNOESTE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. No que se refere à relação professor-aluno, o elemento afetividade, tem sido tema constantemente abordado. Novas investigações sobre a afetividade até então pouco estudada, na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta foi utilizada a técnica da entrevista, sendo os dados submetidos, posteriormente, a análise qualitativa. Mediante os apontamentos dos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central de suas percepções sobre a afetividade. As atitudes afetivas positivas de professores para com seus alunos foram apontadas como um dos pontos primordiais para o aprendizado e a permanência no curso Os resultados confirmam a importância da afetividade na educação à distância. Palavras-chave: Afetividade. Educação à distância. Relação Professor e aluno. ABSTRACT The number of higher education institutions offering courses of postgraduate distance has grown significantly today. With regard to the teacher the student affective element has been constantly discussed topic. New research on affectivity hitherto little studied, in the form of distance learning, can be of significant importance. Thus the present study aimed to investigate the perceptions of students about the affectivity in the relationship between teachers and students. Participants were ten students in a course of specialization in education in the distance mode. For data collection the interview technique was used and adopted a qualitative methodological research. Through the notes of the participants, the words love, caring, understanding, respect, friendship, affection, solidarity, care and companionship can form the core of their perceptions of affection. The positive affective attitudes of teachers towards their students have been identified as one of the key points about learning and staying on course The results confirm the importance of affectivity in distance education. Keywords: Affectivity. Distance education. Relationship between teacher and student. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958 10.12819/2016.13.1.5 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958 |
identifier_str_mv |
10.12819/2016.13.1.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/741 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/743 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 83-96 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 83-96 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909937344512 |