Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPR
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Murgo, Camelia Santina; UNOESTE, Ruiz, Adriano Rodrigues; UNOESTE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958
Resumo: O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. No que se refere à relação professor-aluno, o elemento afetividade, tem sido tema constantemente abordado. Novas investigações sobre a afetividade até então pouco estudada, na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta foi utilizada a técnica da entrevista, sendo os dados submetidos, posteriormente, a análise qualitativa. Mediante os apontamentos dos  participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central de suas percepções sobre a afetividade. As atitudes afetivas positivas de professores para com seus alunos foram apontadas como um dos pontos primordiais para o aprendizado e a permanência no curso Os resultados confirmam a importância da afetividade na educação à distância. Palavras-chave: Afetividade. Educação à distância.  Relação Professor  e aluno.  ABSTRACT The number of higher education institutions offering courses of postgraduate distance has grown significantly today. With regard to the teacher the student affective element has been constantly discussed topic. New research on affectivity hitherto little studied, in the form of distance learning, can be of significant importance. Thus the present study aimed to investigate the perceptions of students about the affectivity in the relationship between teachers and students. Participants were ten students in a course of specialization in education in the distance mode. For data collection the interview technique was used and adopted a qualitative methodological research. Through the notes of the participants, the words love, caring, understanding, respect, friendship, affection, solidarity, care and companionship can form the core of their perceptions of affection. The positive affective attitudes of teachers towards their students have been identified as one of the key points about learning and staying on course The results confirm the importance of affectivity in distance education.  Keywords:  Affectivity. Distance education. Relationship between teacher and student.
id FSA-3_5dce225404433d6d4ef9dc23d447bc4e
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/958
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students PostgraduateEducaçãoO número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. No que se refere à relação professor-aluno, o elemento afetividade, tem sido tema constantemente abordado. Novas investigações sobre a afetividade até então pouco estudada, na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta foi utilizada a técnica da entrevista, sendo os dados submetidos, posteriormente, a análise qualitativa. Mediante os apontamentos dos  participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central de suas percepções sobre a afetividade. As atitudes afetivas positivas de professores para com seus alunos foram apontadas como um dos pontos primordiais para o aprendizado e a permanência no curso Os resultados confirmam a importância da afetividade na educação à distância. Palavras-chave: Afetividade. Educação à distância.  Relação Professor  e aluno.  ABSTRACT The number of higher education institutions offering courses of postgraduate distance has grown significantly today. With regard to the teacher the student affective element has been constantly discussed topic. New research on affectivity hitherto little studied, in the form of distance learning, can be of significant importance. Thus the present study aimed to investigate the perceptions of students about the affectivity in the relationship between teachers and students. Participants were ten students in a course of specialization in education in the distance mode. For data collection the interview technique was used and adopted a qualitative methodological research. Through the notes of the participants, the words love, caring, understanding, respect, friendship, affection, solidarity, care and companionship can form the core of their perceptions of affection. The positive affective attitudes of teachers towards their students have been identified as one of the key points about learning and staying on course The results confirm the importance of affectivity in distance education.  Keywords:  Affectivity. Distance education. Relationship between teacher and student.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)UTFPRSimonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPRMurgo, Camelia Santina; UNOESTERuiz, Adriano Rodrigues; UNOESTE2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/95810.12819/2016.13.1.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 83-96Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 83-962317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/741http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/743http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/745Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-19T12:49:41Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/958Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-12-19T12:49:41Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
title Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
spellingShingle Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
Simonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPR
Educação
title_short Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
title_full Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
title_fullStr Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
title_full_unstemmed Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
title_sort Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
author Simonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPR
author_facet Simonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPR
Murgo, Camelia Santina; UNOESTE
Ruiz, Adriano Rodrigues; UNOESTE
author_role author
author2 Murgo, Camelia Santina; UNOESTE
Ruiz, Adriano Rodrigues; UNOESTE
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UTFPR
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonetto, Katia Cardoso Campos; UTFPR
Murgo, Camelia Santina; UNOESTE
Ruiz, Adriano Rodrigues; UNOESTE
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. No que se refere à relação professor-aluno, o elemento afetividade, tem sido tema constantemente abordado. Novas investigações sobre a afetividade até então pouco estudada, na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta foi utilizada a técnica da entrevista, sendo os dados submetidos, posteriormente, a análise qualitativa. Mediante os apontamentos dos  participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central de suas percepções sobre a afetividade. As atitudes afetivas positivas de professores para com seus alunos foram apontadas como um dos pontos primordiais para o aprendizado e a permanência no curso Os resultados confirmam a importância da afetividade na educação à distância. Palavras-chave: Afetividade. Educação à distância.  Relação Professor  e aluno.  ABSTRACT The number of higher education institutions offering courses of postgraduate distance has grown significantly today. With regard to the teacher the student affective element has been constantly discussed topic. New research on affectivity hitherto little studied, in the form of distance learning, can be of significant importance. Thus the present study aimed to investigate the perceptions of students about the affectivity in the relationship between teachers and students. Participants were ten students in a course of specialization in education in the distance mode. For data collection the interview technique was used and adopted a qualitative methodological research. Through the notes of the participants, the words love, caring, understanding, respect, friendship, affection, solidarity, care and companionship can form the core of their perceptions of affection. The positive affective attitudes of teachers towards their students have been identified as one of the key points about learning and staying on course The results confirm the importance of affectivity in distance education.  Keywords:  Affectivity. Distance education. Relationship between teacher and student.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958
10.12819/2016.13.1.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958
identifier_str_mv 10.12819/2016.13.1.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/741
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/743
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/958/745
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 83-96
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 83-96
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909937344512