Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/893
Resumo: Esta pesquisa pertence ao programa de pós-graduação de mestrado em educação da UNOESTE onde a linha de pesquisa é a formação e prática pedagógica do profissional docente. O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. Diversas questões podem ser estudadas em relação a essa modalidade de ensino, a saber, relação professor aluno, relação aluno e aluno, tecnologias de informação, processos de ensino e aprendizagem. No que se refere à relação professor aluno o elemento afetividade tem sido tema constantemente abordado. Na educação a distância, este elemento pode ser essencial, pois a interação entre professor e aluno não se dá de forma presencial. Novas investigações sobre a afetividade, até então pouco estudada na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta de dados foi utilizada a técnica da entrevista sendo adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados indicam que a afetividade na educação a distância interfere no processo do aprendizado. Mediante os elementos apontados pelos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central dessas percepções.
id UOES_41ed4c95b62f19f78ba6532790f6e2cc
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/893
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduaçãoAffectivity in distance education under the look of students graduateAfetividadeEducação a distânciaRelação professor e aluno.AffectivityDistance educationRelacion teacher studentsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa pertence ao programa de pós-graduação de mestrado em educação da UNOESTE onde a linha de pesquisa é a formação e prática pedagógica do profissional docente. O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. Diversas questões podem ser estudadas em relação a essa modalidade de ensino, a saber, relação professor aluno, relação aluno e aluno, tecnologias de informação, processos de ensino e aprendizagem. No que se refere à relação professor aluno o elemento afetividade tem sido tema constantemente abordado. Na educação a distância, este elemento pode ser essencial, pois a interação entre professor e aluno não se dá de forma presencial. Novas investigações sobre a afetividade, até então pouco estudada na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta de dados foi utilizada a técnica da entrevista sendo adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados indicam que a afetividade na educação a distância interfere no processo do aprendizado. Mediante os elementos apontados pelos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central dessas percepções.The number of higher education institutions that offer post- graduate distance has grown significantly today. Several issues can be studied in relation to this type of education, namely, the teacher pupil ratio student and student, information technology, teaching and learning processes . With regard to the teacher student element affection has been constantly subject addressed. Ä distance education, this element may be essential because the interaction between teacher and student is not given in person. New research on affectivity hitherto little studied, in the form of distance learning, can be of significant importance. Thus the present study aimed to investigate the perceptions of students about the affectivity in the relationship between teachers and students. Participants were ten students a specialization course in distance education. For data collection we used the interview technique being adopted qualitative research methodology. The results indicate that the emotion in distance education interfere in the learning process. By the elements indicated by the participants, the words love, caring, understanding, respect, friendship, affection, solidarity, care and companionship can be the core of these perceptions.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Mansão, Camélia Santina MurgoCPF:19085852854http://lattes.cnpq.br/1873165740888778Gitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Aragão, Ana Maria Falção deCPF:02506402870http://lattes.cnpq.br/0078129824340671Simonetto, Kátia Cardoso Campos2016-07-18T17:54:21Z2014-03-062013-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSIMONETTO, Kátia Cardoso Campos. Affectivity in distance education under the look of students graduate. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:07Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/893Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação
Affectivity in distance education under the look of students graduate
title Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação
spellingShingle Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Afetividade
Educação a distância
Relação professor e aluno.
Affectivity
Distance education
Relacion teacher students
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação
title_full Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação
title_fullStr Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação
title_full_unstemmed Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação
title_sort Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação
author Simonetto, Kátia Cardoso Campos
author_facet Simonetto, Kátia Cardoso Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Mansão, Camélia Santina Murgo
CPF:19085852854
http://lattes.cnpq.br/1873165740888778
Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Aragão, Ana Maria Falção de
CPF:02506402870
http://lattes.cnpq.br/0078129824340671
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonetto, Kátia Cardoso Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Educação a distância
Relação professor e aluno.
Affectivity
Distance education
Relacion teacher students
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Afetividade
Educação a distância
Relação professor e aluno.
Affectivity
Distance education
Relacion teacher students
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa pertence ao programa de pós-graduação de mestrado em educação da UNOESTE onde a linha de pesquisa é a formação e prática pedagógica do profissional docente. O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. Diversas questões podem ser estudadas em relação a essa modalidade de ensino, a saber, relação professor aluno, relação aluno e aluno, tecnologias de informação, processos de ensino e aprendizagem. No que se refere à relação professor aluno o elemento afetividade tem sido tema constantemente abordado. Na educação a distância, este elemento pode ser essencial, pois a interação entre professor e aluno não se dá de forma presencial. Novas investigações sobre a afetividade, até então pouco estudada na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta de dados foi utilizada a técnica da entrevista sendo adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados indicam que a afetividade na educação a distância interfere no processo do aprendizado. Mediante os elementos apontados pelos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central dessas percepções.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-02
2014-03-06
2016-07-18T17:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos. Affectivity in distance education under the look of students graduate. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/893
identifier_str_mv SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos. Affectivity in distance education under the look of students graduate. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159372689408