Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB), Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB), Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
DOI: 10.12819/2023.20.6.5
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756
Resumo: pesquisa teórica, interpretativa, bibliográfica com perfil interdisciplinar por trazer para a área de Comunicação abordagem inédita de um tema de pesquisa muito explorado na Administração: o processo sucessório em empresas familiares. A abordagem traz a noção central da comunicação como processo (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), pois a realidade é construída pela interação (Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann). Assimc, superamos a Comunicação Organizacional de forma instrumental e gerencial (funcionalismo clássico), assumindo-a de modo pleno e autônomo: a partir da interação entre os atores sociais na Cultura Organizacional. E interpretamos aspectos comunicacionais na dimensão física e material (1), emocional (2), mental (3), afetiva (4), expressiva (5), visionária (6) e integradora, (7) do processo sucessório em empresa familiar. Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Empresas Familiares. Processo Sucessório em Empresa Familiar. Cultura Organizacional.Abstract: theoretical, interpretive, bibliographic interdisciplinary research works an unprecedented approach Communications research area topic (so explored in Administration knowledge): family succession process. The approach brings the communication as a process core (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), according to reality construction made by social interactions (Systems Thinking in Niklas Luhmann). We overcome the Organizational Communication instrumental (classic functionalism) assuming the full and autonomous phenomenon way (systemic): interaction in Organizational Culture. And we interpret communicational aspects in the physical (1), emotional (2), mental (3), affective (4), significant (5), visionary (6) and integrator (7) dimensions in family succession process. Keywords: Organizational Communication. Family Businesses. Family Succession Process.Organizational Culture.  
id FSA-3_61afa5fae6cead87178735521d21195c
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2756
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
spelling Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational DimensionsComunicação Organizacionalpesquisa teórica, interpretativa, bibliográfica com perfil interdisciplinar por trazer para a área de Comunicação abordagem inédita de um tema de pesquisa muito explorado na Administração: o processo sucessório em empresas familiares. A abordagem traz a noção central da comunicação como processo (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), pois a realidade é construída pela interação (Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann). Assimc, superamos a Comunicação Organizacional de forma instrumental e gerencial (funcionalismo clássico), assumindo-a de modo pleno e autônomo: a partir da interação entre os atores sociais na Cultura Organizacional. E interpretamos aspectos comunicacionais na dimensão física e material (1), emocional (2), mental (3), afetiva (4), expressiva (5), visionária (6) e integradora, (7) do processo sucessório em empresa familiar. Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Empresas Familiares. Processo Sucessório em Empresa Familiar. Cultura Organizacional.Abstract: theoretical, interpretive, bibliographic interdisciplinary research works an unprecedented approach Communications research area topic (so explored in Administration knowledge): family succession process. The approach brings the communication as a process core (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), according to reality construction made by social interactions (Systems Thinking in Niklas Luhmann). We overcome the Organizational Communication instrumental (classic functionalism) assuming the full and autonomous phenomenon way (systemic): interaction in Organizational Culture. And we interpret communicational aspects in the physical (1), emotional (2), mental (3), affective (4), significant (5), visionary (6) and integrator (7) dimensions in family succession process. Keywords: Organizational Communication. Family Businesses. Family Succession Process.Organizational Culture.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB)Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB)Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/275610.12819/2023.20.6.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 101-124Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 101-1242317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493935http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493936http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493937Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-30T15:25:39Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2756Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-05-30T15:25:39Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
title Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
spellingShingle Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Comunicação Organizacional
Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Comunicação Organizacional
title_short Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
title_full Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
title_fullStr Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
title_full_unstemmed Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
title_sort Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
author Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB)
author_facet Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)
Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)
author_role author
author2 Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Organizacional
topic Comunicação Organizacional
description pesquisa teórica, interpretativa, bibliográfica com perfil interdisciplinar por trazer para a área de Comunicação abordagem inédita de um tema de pesquisa muito explorado na Administração: o processo sucessório em empresas familiares. A abordagem traz a noção central da comunicação como processo (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), pois a realidade é construída pela interação (Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann). Assimc, superamos a Comunicação Organizacional de forma instrumental e gerencial (funcionalismo clássico), assumindo-a de modo pleno e autônomo: a partir da interação entre os atores sociais na Cultura Organizacional. E interpretamos aspectos comunicacionais na dimensão física e material (1), emocional (2), mental (3), afetiva (4), expressiva (5), visionária (6) e integradora, (7) do processo sucessório em empresa familiar. Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Empresas Familiares. Processo Sucessório em Empresa Familiar. Cultura Organizacional.Abstract: theoretical, interpretive, bibliographic interdisciplinary research works an unprecedented approach Communications research area topic (so explored in Administration knowledge): family succession process. The approach brings the communication as a process core (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), according to reality construction made by social interactions (Systems Thinking in Niklas Luhmann). We overcome the Organizational Communication instrumental (classic functionalism) assuming the full and autonomous phenomenon way (systemic): interaction in Organizational Culture. And we interpret communicational aspects in the physical (1), emotional (2), mental (3), affective (4), significant (5), visionary (6) and integrator (7) dimensions in family succession process. Keywords: Organizational Communication. Family Businesses. Family Succession Process.Organizational Culture.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756
10.12819/2023.20.6.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.6.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493935
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493936
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493937
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 101-124
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 101-124
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1822181228589088768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.12819/2023.20.6.5