Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
DOI: | 10.12819/2023.20.6.5 |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756 |
Resumo: | pesquisa teórica, interpretativa, bibliográfica com perfil interdisciplinar por trazer para a área de Comunicação abordagem inédita de um tema de pesquisa muito explorado na Administração: o processo sucessório em empresas familiares. A abordagem traz a noção central da comunicação como processo (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), pois a realidade é construída pela interação (Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann). Assimc, superamos a Comunicação Organizacional de forma instrumental e gerencial (funcionalismo clássico), assumindo-a de modo pleno e autônomo: a partir da interação entre os atores sociais na Cultura Organizacional. E interpretamos aspectos comunicacionais na dimensão física e material (1), emocional (2), mental (3), afetiva (4), expressiva (5), visionária (6) e integradora, (7) do processo sucessório em empresa familiar. Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Empresas Familiares. Processo Sucessório em Empresa Familiar. Cultura Organizacional.Abstract: theoretical, interpretive, bibliographic interdisciplinary research works an unprecedented approach Communications research area topic (so explored in Administration knowledge): family succession process. The approach brings the communication as a process core (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), according to reality construction made by social interactions (Systems Thinking in Niklas Luhmann). We overcome the Organizational Communication instrumental (classic functionalism) assuming the full and autonomous phenomenon way (systemic): interaction in Organizational Culture. And we interpret communicational aspects in the physical (1), emotional (2), mental (3), affective (4), significant (5), visionary (6) and integrator (7) dimensions in family succession process. Keywords: Organizational Communication. Family Businesses. Family Succession Process.Organizational Culture. |
id |
FSA-3_61afa5fae6cead87178735521d21195c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2756 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
spelling |
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational DimensionsComunicação Organizacionalpesquisa teórica, interpretativa, bibliográfica com perfil interdisciplinar por trazer para a área de Comunicação abordagem inédita de um tema de pesquisa muito explorado na Administração: o processo sucessório em empresas familiares. A abordagem traz a noção central da comunicação como processo (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), pois a realidade é construída pela interação (Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann). Assimc, superamos a Comunicação Organizacional de forma instrumental e gerencial (funcionalismo clássico), assumindo-a de modo pleno e autônomo: a partir da interação entre os atores sociais na Cultura Organizacional. E interpretamos aspectos comunicacionais na dimensão física e material (1), emocional (2), mental (3), afetiva (4), expressiva (5), visionária (6) e integradora, (7) do processo sucessório em empresa familiar. Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Empresas Familiares. Processo Sucessório em Empresa Familiar. Cultura Organizacional.Abstract: theoretical, interpretive, bibliographic interdisciplinary research works an unprecedented approach Communications research area topic (so explored in Administration knowledge): family succession process. The approach brings the communication as a process core (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), according to reality construction made by social interactions (Systems Thinking in Niklas Luhmann). We overcome the Organizational Communication instrumental (classic functionalism) assuming the full and autonomous phenomenon way (systemic): interaction in Organizational Culture. And we interpret communicational aspects in the physical (1), emotional (2), mental (3), affective (4), significant (5), visionary (6) and integrator (7) dimensions in family succession process. Keywords: Organizational Communication. Family Businesses. Family Succession Process.Organizational Culture. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB)Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB)Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/275610.12819/2023.20.6.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 101-124Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 101-1242317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493935http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493936http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493937Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-30T15:25:39Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2756Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-05-30T15:25:39Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions |
title |
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions |
spellingShingle |
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB) Comunicação Organizacional Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB) Comunicação Organizacional |
title_short |
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions |
title_full |
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions |
title_fullStr |
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions |
title_full_unstemmed |
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions |
title_sort |
Processo Sucessório em Empresas Familiares: Um Estudo de suas Dimensões Comunicacionais / Succession Process in Family Businesses: A Study of its Communicational Dimensions |
author |
Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB) |
author_facet |
Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB) Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB) Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB) Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB) Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB) Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB) Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB) Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB) |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB) Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB) Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB) |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do; Universidade Católica de Brasília (UCB) Dias, Robson; Universidade Católica de Brasília (UCB) Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB) Curvello, João José de Avevedo; Universidade de Brasília (UnB) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional |
topic |
Comunicação Organizacional |
description |
pesquisa teórica, interpretativa, bibliográfica com perfil interdisciplinar por trazer para a área de Comunicação abordagem inédita de um tema de pesquisa muito explorado na Administração: o processo sucessório em empresas familiares. A abordagem traz a noção central da comunicação como processo (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), pois a realidade é construída pela interação (Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann). Assimc, superamos a Comunicação Organizacional de forma instrumental e gerencial (funcionalismo clássico), assumindo-a de modo pleno e autônomo: a partir da interação entre os atores sociais na Cultura Organizacional. E interpretamos aspectos comunicacionais na dimensão física e material (1), emocional (2), mental (3), afetiva (4), expressiva (5), visionária (6) e integradora, (7) do processo sucessório em empresa familiar. Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Empresas Familiares. Processo Sucessório em Empresa Familiar. Cultura Organizacional.Abstract: theoretical, interpretive, bibliographic interdisciplinary research works an unprecedented approach Communications research area topic (so explored in Administration knowledge): family succession process. The approach brings the communication as a process core (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), according to reality construction made by social interactions (Systems Thinking in Niklas Luhmann). We overcome the Organizational Communication instrumental (classic functionalism) assuming the full and autonomous phenomenon way (systemic): interaction in Organizational Culture. And we interpret communicational aspects in the physical (1), emotional (2), mental (3), affective (4), significant (5), visionary (6) and integrator (7) dimensions in family succession process. Keywords: Organizational Communication. Family Businesses. Family Succession Process.Organizational Culture. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756 10.12819/2023.20.6.5 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.6.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493935 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493936 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2756/491493937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 101-124 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 101-124 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1822181228589088768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12819/2023.20.6.5 |